Concurso PF: veja os recursos para Agente Administrativo
Quer interpor recursos contra os gabaritos preliminares do concurso PF para o cargo de Agente Administrativo? Confira as possibilidades neste artigo!
O concurso público da Polícia Federal teve suas provas aplicadas neste último domingo, 29 de junho. Com isso, os gabaritos preliminares da etapa já foram divulgados.
Se você pretende interpor recurso contra o gabarito de Agente Administrativo do concurso PF, muita atenção: todo o processo deve ser realizado nos dias 2 e 3 de julho, através da área do candidato no site do Cebraspe.
E para te ajudar, nossos professores analisaram o resultado e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo!
Concurso PF: recursos para Agente Administrativo
Questão 18 – O verbo “induzir” (terceiro período do terceiro parágrafo), na acepção em que está empregado no texto, comporta-se como transitivo direto, não admitindo, portanto, que seu complemento seja introduzido pela preposição a.
Conforme orienta o professor Celso Pedro Luft em seu Dicionário de Regência Verbal (p.332), o verbo “induzir” aceita as duas construções (no sentido de “levar” ou “instigar”), exatamente como foi empregado no texto.
‘1. fazer (alguém) cair ou incorrer em; compelir, impulsionar. Ex.: induzir o homem ao pecado, à devassidão;’
- Transitivo direto: induzir algo (em alguém).
- Transitivo indireto (com preposição “a”): induzir a algo / induzir (alguém) a algo.
O verbo “induzir”, no terceiro período do terceiro parágrafo, pode ser usado como transitivo direto (induzir fraudes) ou como transitivo indireto, com a preposição “a” (induzir a fraudes), dependendo do enfoque sintático e estilístico.
Portanto, como o enunciado fala apenas de correção gramatical, cabe ressaltar que é possível (gramaticalmente correto) que seu complemento seja introduzido pela preposição “a”, caso em que passaria a ter acepção de transitivo indireto.
“Induzir a fraudes”.
A leitura mais rígida que restringe o verbo a apenas uma regência direta não se sustenta diante da riqueza semântica e sintática documentada na tradição gramatical séria, como a de Luft.
Olá, pessoal? Tudo bem com vocês?
Sou Antonio Pequeno, professor de Direito Penal e Legislação Penal Especial do Estratégia Concursos, e nessa oportunidade vou tecer comentários e apresentar fundamento para a questão abaixo aplicada no certame, qual seja:
A questão de nº 108 sobre a Lei Nº 10.357/2001, na prova para o cargo de Agente Administrativo, trouxe a seguinte redação:

O gabarito pela banca traz a questão como errada.
Todavia, verifica-se que a questão deverá ser considerada como certa, tendo em vista que a afirmação é trazida expressamente no art.1º, §1º, da Lei nº 10.357/2001, conforme abaixo:
Art. 1o Estão sujeitos a controle e fiscalização, na forma prevista nesta Lei, em sua fabricação, produção, armazenamento, transformação, embalagem, compra, venda, comercialização, aquisição, posse, doação, empréstimo, permuta, remessa, transporte, distribuição, importação, exportação, reexportação, cessão, reaproveitamento, reciclagem, transferência e utilização, todos os produtos químicos que possam ser utilizados como insumo na elaboração de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica.
§ 1o Aplica-se o disposto neste artigo às substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica que não estejam sob controle do órgão competente do Ministério da Saúde.
Por isso, em sede de recurso à questão, tendo em vista que a questão está correta, requer o candidato seja a questão alterada de errada para CERTA.