Concurso Petrobras 2026: haverá vagas de nível médio?
É certo que um novo edital de concurso da Petrobras será realizado em 2026, mas este ofertará vagas para nível superior ou médio?
De imediato, é preciso reconhecer que a maior expectativa é de que a nova seleção traga oportunidades para nível superior.
Isso porque o Cadastro Reserva (CR) da última seleção para esta formação foi zerado rapidamente em 2021 e a sua validade já está vencida há mais de 4 anos.
Enquanto isso, um concurso da Petrobras, realizado em 2023 e voltado para nível médio/técnico, ainda continua vigente, o que diminui as chances de um retorno à praça tão rapidamente.
Ainda assim, a seleção é, sem dúvidas, uma das mais atrativas e surpreendentes do mundo dos concursos, uma vez que garante salários iniciais interessantes e uma jornada de trabalho diferente das demais.
Lembrando que o presidente da Fundação Cesgranrio, Jairo Henrique Pereira, empresa responsável pelo concurso da Petrobras.
“Temos um contrato em vigor com a Petrobras até 2028 e estamos preparados para realizar o concurso ainda este ano”, afirmou Jairo.
Segundo Jairo, a banca já conta com a estrutura e o planejamento necessário para a concretização do novo concurso Petrobras em 2026. “Se a Petrobras nos acionar hoje e disser ‘vamos fazer mês que vem’, estamos prontos. Essa seleção faz parte do nosso portfólio para 2026”
Apesar da fala do presidente, não houve, até o momento, um anúncio oficial da Petrobras sobre a realização de um novo edital.
Confira pontos que sinalizam a necessidade de novos concursos na Petrobras
- CR zerado: o último certame para nível superior, realizado em 2021, teve o cadastro reserva (CR) completamente zerado através de convocações e respectivas nomeações.
- PDV: o novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV), que deve desligar cerca de 1.100 empregados neste ano de 2026, havendo a necessidade de preenchimento destas vagas.
- Política econômica do governo: a atual gestão prevê uma Petrobras mais robusta, com investimentos superiores a US$ 73 bilhões no setor.
- Redução do quadro de funcionários: atualmente, a força de trabalho da estatal é 50% menor em comparação a anos anteriores, o que pode demandar novas contratações.
- Transição energética: a necessidade de inovação e adaptação às novas demandas do setor pode impulsionar a busca por novos profissionais.
- Expansão para novas fronteiras: o avanço da exploração na Margem Equatorial abre espaço para a ampliação das operações, aumentando a necessidade de mão de obra qualificada.
Para acompanhar esses e outros detalhes do novo edital Petrobras, último concurso, dentre outros assuntos, além de um certame em 2026 com vagas de nível médio, acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você!
Saiba mais: Concurso Petrobras