Notícia

Concurso PCDF: projeto de lei sofre vetos do Governo Federal

Governo Federal realiza veto na unificação de cargos e concurso automático para a PCDF; entenda os detalhes

Resumo da notícia
  • Concurso PCDF teve o projeto de unificação das carreiras vetado pelo Governo Federal por inconstitucionalidade.
  • Veto presidencial também barrou a regra de autorização automática para certames quando a vacância atingisse 30%.
  • Novas gratificações foram rejeitadas por serem incompatíveis com o regime salarial de subsídio em parcela única.

O cenário para os concurseiros da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) sofreu uma reviravolta importante nesta terça-feira, 28 de abril.

O Diário Oficial da União trouxe o despacho do Presidente da República com uma série de vetos estratégicos ao Projeto de Lei de Conversão nº 2 de 2026.

Embora o reajuste salarial das forças de segurança do DF tenha sido mantido, pontos que alterariam profundamente a estrutura das carreiras e a periodicidade dos editais foram barrados pelo Planalto.

Veto à Carreira Única da PCDF: fim do Oficial Investigador?

Um dos pontos mais aguardados pela categoria era a transformação dos cargos de Agente, Escrivão e Agente de Custódia em Oficial Investigador de Polícia.

  • A decisão: O governo vetou a unificação por considerá-la inconstitucional.
  • A justificativa: Segundo o veto, a medida aglutinaria cargos com atribuições e requisitos de ingresso distintos, o que fere o princípio do concurso público e a Súmula Vinculante 43 do STF. Além disso, a falta de um cálculo de impacto financeiro inviabilizou a proposta.

Concurso Automático Barrado

O texto previa uma regra que facilitaria a vida de quem aguarda novos editais: a autorização automática para concurso PCF sempre que a vacância de um cargo atingisse 30%.

  • Por que foi vetado? O Planalto entendeu que essa regra retira a “discricionariedade administrativa” do Executivo. Ou seja, o governo quer manter o poder de decidir quando e como realizar novos certames de acordo com seu próprio planejamento e orçamento.

Gratificações e Subsídio em Parcela Única

Havia a expectativa da criação de uma Gratificação de Desempenho e de uma Indenização por Desgastes Orgânicos.

  • O entrave: O governo barrou as vantagens por serem incompatíveis com o regime de subsídio. Como os policiais civis do DF recebem em parcela única, a criação de novos “penduricalhos” permanentes foi considerada ilegal e sem amparo orçamentário prévio.

Projeto de Lei PCDF – Vetos do Governo Federal


Resumo dos vetos para o concurso PCDF

Ponto PropostoStatus FinalJustificativa do Veto
Oficial InvestigadorVetadoInconstitucionalidade e violação à regra do concurso público
Concurso com 30% de vacânciaVetadoViolação da autonomia do Poder Executivo em planejar sua força de trabalho
Novas GratificaçõesVetadoIncompatível com o regime de subsídio (parcela única)
Paridade com ex-TerritóriosVetadoVedação constitucional de equiparação salarial automática

Quer saber mais detalhes e as informações completas do concurso PCDF? Então, acesse nosso artigo na íntegra:

Saiba mais: Concurso Polícia Civil DF


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos