Artigo

Concurso PCDF Escrivão: Tema de Redação 36

Oi, oi, oi! A violência sempre é tema para redação! Para o Concurso PCDF Escrivão não seri diferente, mas vamos tratar sobre a perspectiva dos custos dessa violência.

Proposta de Redação 36

Segundo os dados oficiais do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde (SIM/MS), em 2017 houve 65.602 homicídios2 no Brasil, o que equivale a uma taxa de aproximadamente 31,6 mortes para cada cem mil habitantes. Trata-se do maior nível histórico de letalidade violenta intencional no país. Tal problema ganha contornos ainda mais dramáticos quando levamos em conta que a violência letal acomete principalmente a população jovem. Para se ter uma ideia, 59,1% do total de óbitos de homens entre 15 a 19 anos de idade são ocasionados por homicídio.

No atual cenário, enquanto está em curso a mais profunda transição demográfica de nossa história, rumo ao envelhecimento da população, a alta letalidade de jovens gera fortes implicações, inclusive sobre o desenvolvimento econômico e social. De fato, a falta de oportunidades, que levava 23% dos jovens no país a não estarem estudando nem trabalhando em 2017, aliada à mortalidade precoce da juventude em consequência da violência, impõem severas consequências sobre o futuro da nação.

Fonte: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/190605_atlas_da_violencia_2019.pdf

Tendo o texto acima apenas como motivador, desenvolva uma dissertação sobre o tema:

A violência letal no Brasil e os seus custos econômicos

Para o seu texto, aborde, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:

  1. Discorra sobre alguns fatores que podem ser observados como causadores dos inúmeros casos letais de violência no Brasil [10,00]
  2. Comente acerca dos custos econômicos da violência para o Estado e a sociedade [10,00]
  3. Apresente algumas ações que possam contribuir para o arrefecimento da violência no país [9,00]

Conheça o curso das discursivas para o Concurso PCDF Escrivão em https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/correcao-analitica-de-discursivas-p-pc-df-escrivao-3-correcoes-por-aluno-pos-edital/

Abraços,

Janaina Arruda (@profa.janaina.arruda)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.