Notícia

Concurso PCDF: aprovados expõem déficit e pedem convocações

Através do Instagram, a comissão de aprovados do concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) expôs o elevado déficit no quadro de servidores, reforçando que a corporação precisa aumentar o seu efetivo e realizar novas convocações.

O Relatório Integrado de Gestão (RIG) de 2020 da PCDF informa que o ano passado foi encerrado com uma vacância de 54,06% no efetivo. Isso por conta de desligamentos sem reposição de pessoal, além de um quantitativo de demissões e aposentadorias maior que das admissões.

Veja a íntegra da nota da comissão de aprovados do concurso PCDF:

“A PCDF passa por uma real crise de efetivo. Segundo dados do Relatório Integrado de Gestão (RIG) 2020 do órgão, “a PCDF encerrou o ano de 2020 com déficit de 54,06% no efetivo.” No fim desse ano, 4.849 policiais já faziam falta à população do DF.

Esse é o resultado de sucessivos desligamentos sem reposição de pessoal. Dentre esses números, é possível mencionar que na última década os desligamentos e aposentadorias foram maiores que as admissões. Como exemplo disso, somente nesse período a PCDF perdeu quase 1.300 policiais.

Entre os Agentes de Polícia, a defasagem é altíssima. Faltam mais de 3.300 cargos serem preenchidos e, por óbvio, uma grande quantidade de policiais que não estão nas ruas. Em paralelo a isso, as delegacias não contam com 64,70% dos cargos autorizados para Escrivães de Polícia.

A defasagem de pessoal tende a aumentar. Segundo dados do RIG 2020, quase 300 servidores recebem abono permanência, aproximadamente 380 servidores já preenchem os requisitos para aposentadoria e no próximo quinquênio quase 750 policiais estarão aptos à aposentadoria.

Não obstante ao desligamento por aposentadoria, no final de 2020 havia quase 160 servidores cedidos a outros órgãos.

Além disso, segundo estudos do IBGE, nos últimos 20 anos a população do DF cresceu cerca de 50%. Todavia, conquanto a eficiência dos serviços da PCDF seja exemplar, a perda de servidores acarretará prejuízos. Nesse sentido, em 2017 a proporção de policiais civis para a população do DF era de 1/657. Se a proporção de aumento da população e a redução de efetivo da PCDF se mantiverem na média atual, estima-se que em 2022 a proporção de policiais civis para a população do DF será de 1/810.

Por outro lado, embora constem como servidores ativos, mais de 100 servidores possuíam, em 2020, restrições médicas. No mesmo ano, quase 1.600 servidores foram afastados com sintomas de COVID-19.

Diante desse cenário preocupante de crise de efetivo, a única solução é esta: recomposição dos quadros de pessoal o mais rápido possível.”

Vale lembrar que, atualmente, o concurso PCDF está em fase de divulgação dos resultados de aprovados das provas objetivas e discursivas. Acesse nosso artigo completo e confira todos os detalhes:

Concurso Polícia Civil DF

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.