Concurso PC TO: secretário confirma edital em 2026!
Na última quinta-feira (22), o secretário de Segurança Pública do Tocantins, Bruno Azevedo, falou novamente sobre o edital de concurso público da Polícia Civil do Estado (PC TO) em 2026.
Segundo Bruno, em um contexto marcado por déficit de efetivo, o concurso é a principal medida para enfrentar a carência de profissionais e contextualizou o atraso no andamento do certame.
Conforme o secretário, o concurso “ficou parado na gestão interina” e “agora voltou novamente”, sinalizando que o processo só voltou a avançar depois da reorganização administrativa que incluiu sua exoneração e recondução ao cargo.
Esse movimento ocorreu no período de transição envolvendo a condução temporária de Laurez Moreira (PSD) e o retorno de Wanderlei Barbosa ao comando do Executivo.
Além disso, o governador Wanderlei Barbosa confirmou que o concurso é uma das prioridades do Executivo. Ele ainda disse que a seleção é “desejo” do governo.
Lembrando que os trâmites para viabilização do certame já estão autorizados.
Segundo anúncio do governador Wanderlei Barbosa, serão ofertadas 381 vagas imediatas e 71 em cadastro de reserva.
Inclusive, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), para o exercício de 2026, e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 também preveem a realização do certame.
Tabelas remuneratórias da PC TO
Oficial Investigador (antigo Agente e Investigador), Agente de Segurança Socioeducativo, Papiloscopista e Agente de Necrotomia

Perito Oficial:

Delegado:

Remuneração real da PC TO no Portal da Transparência
Oficial Investigador

Perito Oficial

Agente de Segurança Socioeducativo e Agente de Necrotomia

Papiloscopista:

Delegado:

Para saber de todos os detalhes do próximo concurso PC TO, além do edital em 2026 basta acessar o link abaixo e ficar sempre bem informado:
Saiba mais: concurso PC Tocantins