Notícia

Concurso PC SP: confira os recursos para Escrivão e Investigador

Quer interpor recursos contra o gabarito do concurso PC SP? Confira as possibilidades neste artigo!

O concurso PC SP teve suas provas aplicadas neste último domingo, 22 de maio. E, recentemente, foram divulgados os gabaritos preliminares

Pretende interpor recurso para o concurso PC SP? Todo o processo deve ser realizado no prazo de dois dias úteis, ou seja, de 24 a 26 de maio, através do site da Fundação Vunesp.

E para te ajudar, nossos professores analisaram os gabaritos provisórios e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo!

Webinário: Concurso PC SP – possibilidade de recursos

Concurso PC SP: recursos para Escrivão

  • Criminologia

CRIMINOLOGIA – QUESTÃO 58 DE ESCRIVÃO

58. Assinale a alternativa correta.

  • (A) A Penologia é um segmento da medicina legal que estuda as doenças e os acidentes do trabalho.
  • (B) A Criminalística é o conjunto sistemático de princípios e estratégias utilizados pelo Estado na prevenção do delito.
  • (C) A Infortunística é a ciência que estuda o sistema penitenciário.
  • (D) A Vitimologia é o estudo do ofendido, de sua personalidade e de seu grau de vulnerabilidade no evento criminoso.
  • (E) A Etiologia Criminal é a ciência que estuda o comportamento da vítima perante o seu agressor, sob o ponto de vista do controle social.

Comentários:

Gabarito: D.

O examinador considerou a letra “D” como resposta. Realmente está correta, entretanto, para resolver a questão era preciso conhecimento de Medicina Legal (matéria não cobrada no edital), já que o aluno teria que conhecer os conceitos de Infortunística e Criminalística. Vejamos:

Segundo o professor Genival Veloso de França, em sua obra: Medicina Legal, 17ª edição, na página 53:

“A Medicina Legal Especial disciplina-se nos seguintes capítulos:

  • A) Antropologia médico-legal. Estuda a identidade e a identificação médico-legal e judiciária.
  • B) Traumatologia médico-legal. Trata das lesões corporais sob o ponto de vista jurídico e das energias causadoras do dano.
  • C) Sexologia médico-legal. Vê a sexualidade do ponto de vista normal, anormal e criminoso.
  • D) Tanatologia médico-legal. Cuida da morte e do morto. Analisa os mais diferentes conceitos de morte, os direitos sobre o cadáver, o destino dos mortos, o diagnóstico de morte, o tempo aproximado da morte, a morte súbita, a morte agônica e a sobrevivência; a necropsia médico-legal, a exumação e o embalsamamento. E, entre outros assuntos, ainda analisa a causa jurídica de morte e as lesões in vita e post-mortem.
  • E) Toxicologia médico-legal. Estuda os cáusticos e os venenos, e os procedimentos periciais nos casos de envenenamento.
  • F) Asfixiologia médico-legal. Detalha os aspectos das asfixias de origem violenta, como esganadura, enforcamento, afogamento, estrangulamento, soterramento, sufocação direta e indireta, e as asfixias produzidas por gases irrespiráveis.
  • G) Psicologia médico-legal. Analisa o psiquismo normal e as causas que podem deformar a capacidade de entendimento da testemunha, da confissão, do delinquente e da própria vítima.
  • H) Psiquiatria médico-legal. Estuda os transtornos mentais e da conduta, os problemas da capacidade civil e da responsabilidade penal sob o ponto de vista médico-forense.
  • I) Medicina Legal Desportiva. Justificada, não só pela importância econômica, social e cultural, mas também pelo que os esportes de competição apresentam nos dias atuais, com ênfase para o sigilo profissional, prontuários, dopings consentidos ou tolerados, quantificação e qualificação do dano com repercussão no rendimento esportivo.
  • J) Criminalística. Investiga tecnicamente os indícios materiais do crime, seu valor e sua interpretação nos elementos constitutivos do corpo de delito. Estuda a criminodinâmica.
  • L) Criminologia. Preocupa-se com os mais diversos aspectos da natureza do crime, do criminoso, da vítima e do ambiente. Estuda a criminogênese.
  • M) Infortunística. Estuda os acidentes e as doenças do trabalho e as doenças profissionais, não apenas no que se refere à perícia, mas também à higiene e à insalubridade laborativas.
  • N) Genética médico-legal. Especifica as questões voltadas ao vínculo genético da paternidade e maternidade, assim como outros assuntos ligados à herança.
  • O) Vitimologia. Trata da vítima como elemento inseparável na eclosão e justificação dos delitos.”
  • Informática

Professor Renato da Costa: Questão 79 da prova de Escrivão do concurso PC SP.

Recursos de Escrivão do concurso PC SP
Recursos de Escrivão do concurso PC SP

Gabarito preliminar da banca fornecido dia 24 de maio de 2022 aponta como resposta a letra A, com a suposta afirmativa correta:

A DARKWEB NÃO TEM SEUS SITES INDEXADOS POR NAVEGADORES CONVENCIONAIS COMO O GOOGLE CHROME OU FIREFOX .

O item apresentado está errado pois o MÉRITO correto seria afirmar que a característica da Darkweb  é não ter conteúdo indexado por motores de busca ou ferramentas de busca como Google, Bing ou Yahoo.

Navegadores jamais seriam capazes de indexar conteúdos quaisquer, seja da Surface web da Deep web ou da Dark web, não sendo esta portanto uma característica que pudesse apontar alternativa a ser considerada como correta.

2 FUNDAMENTAÇÃO

Para BERGMAN[1] (2001), primeiro a mencionar o conceito de deep web, os MOTORES DE BUSCAS convencionais se limitam a apresentar aos usuários os resultados de buscas apenas daquilo que está na superfície.

Segundo o perito criminal do estado de São Paulo BARRETO, H.S.  em sua obra Deep Web: Investigação no sub mundo da Internet, publicado em 2019 pela editora Brasport, página 21:

“A deep web é, portanto, composta por redes de computadores que tem como característica o anonimato, a criptografia, a descentralização e a codificação aberta, e cujo conteúdo não é ‘visível’ pelas ferramentas de busca convencionais.”

Em relação a letra B, embora haja questionamento acerca do item é importante considerar que existem diferentes redes na deep web, podemos lembrar por exemplo as rede TOR, a rede Freenet, a rede Torrente dentre tantas outras, não sendo correto portanto, afirmar, que os domínios da Deepnet são genericamente .onion pois este seria o domínio específico da rede TOR.

Pode se concluir portanto que NÃO HÁ ALTERNATIVA VÁLIDA E A QUESTÃO DEVE SER ANULADA.

Na certeza de apreço e deferimento agradeço.

RECURSOS IDENTICOS SÃO IGNORADOS, ESCREVA COM AS SUAS PALAVRAS E AS MINHAS CITAÇÕES ????

[1] Artigo publicado em 2001 por Michael K. Bergman intitulado de The Deep web: Surfacing Hidden Value


Concurso PC SP: recursos para Investigador

  • Noções de Lógica

PEDIDO: Anulação

JUSTIFICATIVA: 4 alternativas corretas

PROVA TIPO 2

61. Em certo dia, Estela afirmou para sua mãe, Marília:

– Eu não estou doente ou eu fiz a lição de casa.

Marília sabe que essa afirmação é falsa, logo conclui-se que Estela

  • (A) está doente se e somente se fez a lição de casa.
  • (B) se não está doente, então fez a lição de casa.
  • (C) está doente ou não fez a lição de casa.
  • (D) está doente e não fez a lição de casa.
  • (E) está doente se e somente se não fez a lição de casa.

RECURSO:

De acordo com o enunciado a afirmação “Eu não estou doente ou eu fiz a lição de casa” é falsa. Sabemos que proposições compostas com conectivo “ou” são falsas quando suas partes simples integrantes assumem valor lógico F (falso).

Dessa maneira, podemos concluir que a proposição “Eu não estou doente” assume valor lógico F (falso) e, assim, a proposição “Eu estou doente” assume valor lógico V (verdadeiro).

De maneira análoga, concluímos que a proposição “Eu fiz a lição de casa” possui valor lógico F e, consequentemente, a proposição “Eu não fiz a lição de casa” assume valor lógico V. Agora, analisemos as alternativas “B”, “C”, “D” e “E”:

  • (B) se não está doente, então fez a lição de casa.
  • Teríamos, se F, então F = V
  • (C) está doente ou não fez a lição de casa.
  • Teríamos, V ou V = V.
  • (D) está doente e não fez a lição de casa.
  • Teríamos, V e V = V.
  • (E) está doente se e somente se não fez a lição de casa.

Teríamos, V se e somente se V = V.

Dessa maneira, a partir da afirmação falsa apresentada no enunciado pudemos extrair quatro conclusões verdadeiras dentre as apresentadas nas alternativas sendo impossível determinar apenas uma alternativa correta. Logo, por estar em desacordo com as condições estabelecidas no edital do presente concurso, solicito a compreensão da banca organizadora e a, consequente, anulação da questão.

PEDIDO: Anulação

JUSTIFICATIVA: 3 alternativas corretas

PROVA TIPO 2

69. Se há previsão de chuva, então Aline vai ao teatro. Se Aline está de guarda-chuva, então não há previsão de chuva. No dia de hoje, houve previsão de chuva, portanto,

  • (A) se Aline estava de guarda-chuva, então ela foi ao teatro.
  • (B) se Aline estava de guarda-chuva, então ela não foi ao teatro.
  • (C) Aline foi ao teatro sem guarda-chuva.
  • (D) Aline foi ao teatro de guarda-chuva.
  • (E) se Aline foi ao teatro, então ela estava de guarda--chuva.

RECURSO:

De acordo com o enunciado “no dia de hoje, houve previsão de chuva”. Dessa maneira, podemos garantir que a proposição “não há previsão de chuva” assume valor lógico F (falso).

Assim, na condicional “Se Aline está de guarda-chuva, então não há previsão de chuva”, a proposição “Aline está de guarda-chuva” assume valor lógico F (falso) afinal, de acordo com a tabela-verdade da operação lógica condicional, “Se F, então F = V”.

Já na proposição “Se há previsão de chuva, então Aline vai ao teatro”, a proposição “Aline vai ao teatro” assume valor lógico V (verdadeiro), pois de acordo com a tabela-verdade da operação lógica condicional, “Se V, então V = V”.

Concluímos, portanto, que: há previsão de chuva, Aline vai ao teatro e Aline não está de guarda-chuva.

Ao analisar as alternativas, porém, encontramos mais de uma com valor lógico verdadeiro:

  • (A) Se F, então V = V
  • (B) Se F, então F = V
  • (C) V e V = V

Diante do exposto e não sendo justa apenas a apresentação da alternativa “C” como verdadeira, solicito a compreensão da banca examinadora quanto ao pedido de anulação da referida questão.

Saiba mais: Concurso Polícia Civil SP


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.