Notícia

Concurso PC SP: déficit no cargo de Perito; edital em 2021!

Sem concurso há 7 anos, governo autoriza novo certame

Olá, corujas! A Polícia Civil do estado de São Paulo não realiza um concurso público desde 2014 e, com isso, o Sindicato dos Peritos Criminais do estado (SINPCRESP), em entrevista a rádio local, alertou sobre o alto índice de defasagem do cargo de Perito Criminal.

PC SP Perito
SINCRESP alerta sobre déficit no cargo de Perito Criminal da Polícia Civil de SP | Imagem: reprodução

Para Eduardo Becker, Presidente do Sindicato, há cerca de 15% de déficit para a carreira de perito criminal, ou seja, em torno de 200 cargos vagos, dados esses apontados no Diário Oficial no começo do ano:

“Faltam recursos e faltam servidores. Há uma publicação no Diário Oficial de fevereiro de 2021 na qual aponta que o déficit para carreira de perito criminal é na ordem de 15%. Na capital esse déficit é maior. O SINDCRESP vem pleiteando junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública a abertura de concursos”.

A justificativa do governo para a falta de recursos é de que a Lei Federal nº 173/2020 tem o cunho de impedir novas contratações enquanto a pandemia da Covid-19 persistir.

“O governo alega que essa lei impede a abertura de concurso, mas ela impede para fins de criação de cargos e não para reposição de cargos vagos. Então, o governo de São Paulo pode sim fazer os concursos imediatamente”, afirmou Becker.

Além disso, é válido ressaltar que, recentemente, o diretor da Academia de Polícia, Júlio Gustavo Vieira Guebert, confirmou que os editais do concurso PC SP estão prontos! A previsão, conforme Guebert, é que a publicação dos documentos bem como a realização das provas ocorram em 2021.

A Polícia Civil de São Paulo perde, em média, 2 mil policiais por ano (por aposentadorias, mortes, exonerações e nomeações sem efeito). Por isso, o novo concurso PC SP, que ofertará 2.939 vagas, poderá convocar muito mais do que as vagas dispostas no edital.

São previstas 2.939 vagas para Delegado, Investigador, Escrivão e Médico Legista, de nível superior, com salários que variam de R$ 3 mil a R$ 10 mil. Segundo o delegado-geral da instituição, Ruy Ferraz Fontes, o objetivo da Polícia Civil de São Paulo é contar com 8 mil novos policiais até 2023.

Para mais informações sobre o concurso da PC SP, bem como do alerta feito pelo SINPCRESP acerca do déficit no cargo de Perito, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você!

Saiba mais: Concurso PCSP

Quer estudar para o concurso Polícia Civil de SP?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.