Notícia

Concurso PC RJ: o que fazem os Peritos da PCERJ?

Preparados para o concurso público da Polícia Civil do Rio de Janeiro? Até o mês de agosto o edital deixará de ser uma ilusão e estará publicado na praça. E se você pensa em se candidatar em algum dos cargos de Peritos da PC RJ, chegou ao lugar certo!

Isso porque, neste artigo, trataremos informações a respeito das atribuições da carreira de Perito Legista e Perito Criminal. Você sabe a diferença e particularidades dessas duas funções da PCERJ? Então, confira os detalhes abaixo!

Afinal, o que fazem os Peritos da PC RJ?

Perito Legista: exercer atividades de nível superior e envolvendo supervisão, planejamento, coordenação, controle, orientação e execução de perícias médico-legais, no vivo e no morto e exames decorrentes, bem como estabelecimento de novos métodos, técnicas e procedimentos de trabalho, em qualquer órgão da Polícia Civil, compatível com as suas atribuições.

Perito Criminal: exercer atividades de nível superior, envolvendo supervisão, planejamento, estudos, coordenação, controle, orientação e execução de perícias criminais em geral, observadas as respectivas especialidades, bem como o estabelecimento de novas técnicas e procedimentos de trabalho, em qualquer órgão da Polícia Civil, compatível com suas atribuições.

Outras curiosidades sobre os cargos de Peritos da PC RJ

Apesar de possuírem algumas atividades semelhantes, os candidatos nos cargos de Peritos da PC RJ devem se atentar aos requisitos.

Perito Legista exige nível superior em Medicina, Odontologia, Farmácia ou Bioquímica, Já para ingressar no cargo de Perito Criminal é necessário o nível superior em Engenharia, Informática, Farmácia, Veterinária, Biologia, Física, Química, Economia, Ciências Contábeis ou Agronomia, dependendo da área específica.

O salário é o mesmo para ambos, conforme tabela abaixo. Serão, no total, 30 vagas no novo concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro, distribuídas entre diferentes especialidades.

CargoVagasSalário
Perito Criminal*5R$ 10.149,55
Perito Legista**25R$ 10.149,55

*As vagas para Perito Criminal serão distribuídas entre as áreas de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Química.
**As vagas para Perito Legista serão todas para Médicos.

Para conferir mais informações a respeito dos cargos de Peritos e das demais funções do concurso PC RJ, acesse nosso artigo completo e exclusivo e fique sempre bem informado com o Estratégia!

Saiba mais: Concurso PC RJ

2ª Semana Nacional dos Concursos Públicos, de 12 a 19/07! Clique no banner para participar!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.