Notícia

Concurso INSS: veja os comentários das questões de Português!

As provas do concurso INSS foram aplicadas no último domingo, 27 de novembro. Como você sabe, logo após a prova, realizamos a correção extraoficial por meio da resolução das questões de prova.

Além disso, elaboramos este artigo para você, concurseiro, conferir os comentários sobre as questões de Português da prova do concurso INSS.

Confira os comentários sobre as questões de Português da prova do concurso INSS!

Em relação a aspectos estruturais do texto CBIAI é às informações por ele veiculadas, julgue os itens subsequentes.

Questão 1: Os serviços de cuidados fenecidos na América Latina diferenciam-se dos providos em países do hemisfério norte.

Comentário: Sim. Na América Latina, esses serviços são prestados essencialmente pela família. Nos países do hemisfério norte, são prestados pelo mercado e pelo estado. 

Resposta: CERTO

Questão 2: A profissionalização do trabalho de cuidados nos últimos anos remodelou a essência do conceito de cuidado.

Comentário: Há uma inversão de causa e efeito. Foi a discussão desse conceito, as pesquisas, a ampliação do conceito que levou a uma maior mercantilização. Passou-se para um conceito de “cuidado” como preocupação com o bem-estar de todos, consequentemente surgiu a necessidade de Mercantilização. 

Se a banca encarar essa questão de forma mais simplista, é possível que dê o gabarito como “certo”, daí vamos propor o recurso adequado. 

Resposta: ERRADO

Questão 3: Ao confirmarem a forte dimensão emocional do trabalho de cuidados, os estudos relatados no texto recomendam que esse setor da economia não seja assumido pelo Estado nem seja objeto de mercantilização.

Comentário: Não há essa recomendação. O texto é predominantemente expositivo e menciona, inclusive, que esse setor é prestado parte pelo estado, parte pelo mercado. 


Resposta: ERRADO

Questão 4: Por mencionar dados, articular depoimentos e expor argumentos, o texto configura-se como predominantemente descritivo.

Comentário: Por apresentar ideias, com finalidade informativa, o texto deve ser classificado como expositivo. Não há intenção de convencer o leitor de um ponto de vista. 


Resposta: ERRADO

Questão 5: O envelhecimento da população mundial é um dos fatores que explicam a ampliação da presença de mulheres no mercado de trabalho.

Comentário: O envelhecimento da população mundial é um dos fatores que explicam a mercantilização dos serviços de cuidado. A  ampliação da presença de mulheres no mercado de trabalho é um segundo fator que também contribui para isso. 


Resposta: ERRADO

Acerca de aspectos semânticos e sintáticos do texto CBIAI, julgue os itens que se seguem.

Questão 6: No último parágrafo, a expressão “nas quais” poderia, sem prejuízo sintático para o texto, ser substituída por cujas.

Comentário: Existe um problema de elaboração no item. Vejamos a substituição proposta: 

…famílias, nas quais mulheres desempenham gratuitamente papel central… (as mulheres desempenham o papel NAS FAMÍLIAS – sentido de lugar/posição: oração adjetiva com função de adjunto adverbial)

X

…famílias, cujas  mulheres desempenham gratuitamente papel central… (as mulheres DAS FAMÍLIAS desempenham o papel – sentido de posse: oração adjetiva com função de adjunto adnominal)

A substituição é possível, não causaria erro, nem problemas “estruturais”. Olhando de forma simplista, poderíamos até pensar que o item está certo. Provavelmente, a banca vai seguir por esse caminho. 

No entanto, a reescritura ALTERA AS RELAÇÕES SINTÁTICAS ORIGINAIS. Ao mudar de adjunto adverbial para adnominal, não podemos dizer que não houve “prejuízo sintático”. Não fica claro o que a banca quer dizer com “prejuízo sintático”. Se for mera “correção gramatical”, a substituição não causa “prejuízo”; contudo, sendo rigoroso e técnico, há mudança na análise sintática e isso pode ser sim considerado “prejuízo sintático”. 

Por essas razões, acreditamos que a questão deve ser anulada, pois o termo “prejuízo sintático” prejudica o julgamento objetivo do item. 

Resposta: CERTO (cabe recurso)

Questão 7: No terceiro parágrafo, o segmento “a ideia” (segundo período) retoma, por coesão, a “noção” descrita no primeiro período.

Comentário: Sim. A ideia é a “noção arraigada de que o trabalho de cuidado seria uma manifestação de amor”. 


Resposta: CERTO

Questão 8: Seria preservada a coerência das ideias do texto se, no segundo parágrafo, a expressão “na medida em que” fosse substituída pelo vocábulo pois.

Comentário: Sim. A locução “na medida em que” equivale a “porque/pois”; não haveria qualquer prejuízo na troca. Nem mesmo o sentido seria alterado, embora a banca não tenha perguntado sobre o sentido, apenas sobre a coerência. 


Resposta: CERTO

Julgue os itens a seguir, relativos a aspectos estruturais e gramaticais do texto CBIA!

Questão 9: Seria mantida a correção gramatical do texto caso o termo “analisado’ (quarto parágrafo) fosse flexionado no feminino — analisada —, dada a possibilidade de sua concordância com o termo subsequente “crise”, com o qual estabelece relação sintático-semântica.

Comentário: O pronome demonstrativo “o” equivale a “aquilo” e está sendo retomado pelo relativo “que”. Só poderia haver concordância no masculino: 

“… o que tem sido analisado como uma crise…”


Resposta: ERRADO

Questão 10: No terceiro período do segundo parágrafo, o termo “sua” refere-se à expressão “conceito de cuidado”.

Comentário: Sim. O conceito de cuidado surgiu como categoria relevante… e tem sido crescente “sua” presença (presença do conceito de cuidado) em linhas de investigação…


Resposta: CERTO

Questão 11: No início do quarto parágrafo, a expressão “Por outro lado” desempenha papel de reforço da coesão textual e poderia ser substituída, sem prejuízo semântico ao texto original, por Inversamente.

Comentário: “Inversamente” significa “ao contrário” e, por tanto, não seria cabível como sinônimo adequado de “por outro lado”. 


Resposta: ERRADO

Questão 12:  O emprego das vírgulas após os trechos “De acordo com o último relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT)” (no segundo período do primeiro parágrafo) e “Conforme definição da OIT” (no início do segundo parágrafo) justifica-se pelo mesmo motivo.

Comentário: Temos dois adjuntos adverbiais de conformidade, que estão deslocados. 


Resposta: CERTO

Questão 13: Por constituir um substantivo, o termo “bem-estar”, empregado no segundo parágrafo, poderia ser grafado, em conformidade com a ortografia oficial, sem o hifen: bem estar.

Comentário: Justamente por ser substantivo, deve ser grafado com o hífen.
Resposta: ERRADO

Questão 14: No início do último parágrafo, o emprego da conjunção “entretanto” objetiva evidenciar uma contraposição com o que se afirma no parágrafo anterior; por isso, essa conjunção poderia ser substituída, sem prejuízo dos sentidos e da coerência do texto, por conquanto.

Comentário: “conquanto” equivale a “embora”, é conjunção concessiva; “entretanto” é conjunção adversativa. Haveria sim prejuízo ao sentido original. 

Resposta: ERRADO

Para mais detalhes do concurso INSS, cujo artigo especifica as questões de Português, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo, separado por tópicos, para facilitar a sua compreensão:

Saiba mais: INSS


Assinaturas e cursos para o concurso INSS 2022

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.