Artigo

Concurso INSS: comentários e recursos de Raciocínio Lógico

As provas do concurso INSS foram aplicadas no último domingo, 27 de novembro e, como você sabe, o Estratégia Concursos esteve presente durante toda a sua preparação.

Logo após a prova, realizamos a correção extraoficial por meio da resolução das questões de prova. Confira o Gabarito Extraoficial!

Neste momento, também não poderia ser diferente. Mesmo após a prova, continuaremos apoiando nossos alunos rumo à aprovação!

Pensando nisso, eu, professor Brunno Lima, preparei este artigo para você conferir os comentários sobre as questões de Raciocínio Lógico da prova do concurso INSS.

@profbrunnolima

Principais comentários e sugestões de recursos sobre as questões de Raciocínio Lógico

(CEBRASPE / TÉCNICO DO INSS / 2022)

Ao realizar um levantamento de informações solicitado por seu chefe, um técnico do seguro social verificou que, entre os segurados que apresentaram suas demandas ao longo da semana anterior, 75% receberam algum atendimento remoto (por telefone, aplicativo ou Internet) e 35% receberam atendimento presencial. Houve casos em que os atendimentos foram iniciados no modo remoto, mas, devido às suas complexidades, precisaram ser concluídos presencialmente. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

46) Se 20% dos segurados que buscaram atendimento presencial o fizeram para solicitar a reativação do benefício de prestação continuada (BPC), então 10% do total de beneficiários que buscaram atendimento pleiteavam a reativação do BPC.

Considere que o total de segurados que buscaram atendimento é ????.

De acordo com o enunciado, 35% dos segurados receberam atendimento presencial. Logo, o total de segurados que receberam atendimento presencial é:

De acordo com o item, 20% daqueles que buscaram atendimento presencial o fizeram para solicitar reativação do BPC. Logo, o total de beneficiários que pleiteavam a reativação do BPC é:

Portanto, conclui-se que apenas 7% do total de beneficiários que buscaram atendimento (de ????) pleiteavam a reativação do BPC. O gabarito, portanto, é ERRADO.


47) Se havia somente as duas modalidades de atendimento descritas, é correto concluir que 10% dos segurados passaram pelas duas modalidades de atendimento em suas demandas.

Devemos considerar que há somente duas modalidades de atendimento: atendimento remoto (75%) ou atendimento presencial (35%).

Note que a soma das duas modalidades corresponde a 75% + 35% = 110%. Como a soma supera 100%, isso significa que alguns segurados estão sendo contados em duplicidade. Trata-se dos segurados que foram atendidos tanto pela modalidade remota quanto pela modalidade presencial. Note, portanto, que o total de segurados que foram atendidas pelas duas modalidades corresponde a:

110% – 100% = 10%

O gabarito, portanto, é CERTO.

Para fins didáticos, veja que o total de segurados que foram atendidos somente pelo atendimento remoto é:

75% − 10% = 65%

Além disso, o total de segurados que foram atendidos somente pelo atendimento presencial é:

35% − 10% = 25%

Representando essas quantidades em um Diagrama de Venn, temos:


(CEBRASPE / TÉCNICO DO INSS / 2022)

P: Nos processos de justificações administrativas, quando o segurado apresentar testemunhas com valor de prova, a agência fornecerá um servidor exclusivo para o atendimento. A partir da proposição precedente, julgue os itens a seguir.

Antes de julgar os itens, é importante perceber que P é uma proposição composta que faz uso do conectivo condicional na forma “Quando p, q“.

Além disso, cumpre destacar que a expressão “Nos processos de justificações administrativas” não é uma proposição, mas sim uma circunstância que pode ser descartada. Devemos, portanto, trabalhar somente com a seguinte proposição:

P: “Quando [o segurado apresentar testemunhas com valor de prova], [a agência fornecerá um servidor exclusivo para o atendimento].”

Considere as seguintes proposições simples:

p: “O segurado apresenta testemunhas com valor de prova.”
q: “A agência fornece um servidor exclusivo para o atendimento.”

Nesse caso, perceba que a proposição composta P pode ser descrita por p→q. Feitas essas observações, vamos aos itens.

Item 48 – A tabela-verdade associada à proposição P possui oito linhas.

O número de linhas da tabela-verdade de uma proposição composta é 2
????, sendo ???? o número de proposições simples.

Como acabamos de ver, a proposição composta P é formada por duas proposições simples. Logo, o número de linhas da tabela-verdade associada à proposição P possui:

2² = 4 linhas

Portanto, o item está ERRADO


49) A proposição “o segurado apresentar testemunhas com ou sem valor de prova” é uma tautologia.

A apresentação da frase com o verbo no infinitivo (apresentar) prejudica a questão, de modo que se sugere a ANULAÇÃO do item.

Considerando a proposição “o segurado apresenta testemunhas com ou sem valor de prova” poderíamos tratar o item como ERRADO. Isso porque, nesse caso, estaríamos diante de uma proposição simples. Note que “com ou sem valor de prova” é um complemento que poderia ser removido da proposição, de modo que a proposição simples poderia ser entendida do seguinte modo:

p: “O segurado apresenta testemunhas (com ou sem valor de prova).”

A negação dessa proposição simples corresponde a:

~p: “O segurado não apresenta testemunhas (com ou sem valor de prova).”

Alguns concurseiros poderiam cair na seguinte pegadinha: considerar que temos a proposição “o segurado apresenta testemunhas com valor de prova” e que a sua negação é dada por “o segurado apresenta testemunhas sem valor de prova.” Segundo esse entendimento equivocado, teríamos uma proposição da forma p∨~p, que seria uma tautologia.

Esse entendimento é equivocado porque, para negar uma proposição simples, devemos negar o verbo da oração principal. A negação da suposta proposição “o segurado apresenta testemunhas com valor de prova” seria “o segurado não apresenta testemunhas com valor de prova”.

Sugestão de recurso:

“O uso do verbo no futuro do subjuntivo “apresentar” (ao invés de “apresenta”) faz com que a sentença não tenha sentido completo e, consequentemente, não possa ser classificada como proposição. Uma vez que a sentença não é proposição, não faz sentido tentarmos julgar como “certo” ou “errado” se ela é ou não é uma tautologia. Portanto, a redação do item prejudicou seu julgamento objetivo, uma vez que se garantiu ao leitor que tal sentença seria uma proposição. Sob a ótica da língua portuguesa, nossa língua materna e instrumento de comunicação, a oração apresentada como “proposição” é uma oração subordinada. Nessa ótica, segundo Bechara, a subordinação se caracteriza por não ser uma estrutura independente: “Em princípio, para subordinar orações ou cláusulas de estrutura oracional, temos necessidade de dois instrumentos: um para marcar a subordinação, isto é, para indicar que uma estrutura oracional de verbo flexionado funciona como membro de uma oração, e não como oração independente, e outro instrumento para indicar a função que esta estrutura exerce na oração complexa.” (Moderna Gramática brasileira, 2009) Reforça-se ainda que, apesar de aparentar ser um pequeno descuido, é desejável que ele não seja admitido, visto que não se trata de uma opção seguirmos a norma culta de nosso idioma. Diante do exposto, solicito respeitosamente a anulação do referido item como forma de justiça a todos os candidatos do presente certame.”


50) Há apenas uma possibilidade de combinação de valores lógicos para as proposições simples que compõem P que a tornam falsa.

Conforme acabamos de ver, a proposição composta P é uma condicional da forma p→q.

Temos quatro combinações de valores lógicos para as proposições simples que compõem P: VV, VF, FV e FF, conforme descrito na tabela-verdade a seguir:

Note que a condicional é falsa somente quando o antecedente p é verdadeiro e o consequente q é falso (caso V→F). Logo, é CORRETO afirmar que há apenas uma possibilidade de combinação de valores lógicos para as proposições simples que compõem P que a tornam falsa.


Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso do INSS, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Mais informações: Concurso INSS

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.