Notícia

Concurso FUMEP SP: inscrições encerradas! Prova em 03/06

Estão encerradas as inscrições para o concurso FUMEP SP. De acordo com o órgão, as provas vão acontecer no dia 03 de junho de 2021. O edital oferta de 7 vagas para professores com formação em nível superior.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Concurso FUMEP SP: situação atual

Inscrições: até 31/05/2021
Taxa: R$ 64,00 para os cargos de contratação por prazo determinado e R$ 128,00 para os cargos de contratação por prazo indeterminado
Prova: 03/06/2021

Concurso FUMEP SP: carreira

Cargos e Vagas

As 07 vagas oferecidas no Concurso FUMEP SP são para professores das seguintes disciplinas:

Contratação por prazo determinado

DISCIPLINAVAGASREQUISITOS
DISPOSITIVOS MÓVEIS 1Graduação em Engenharia da Computação / Ciência da Computação / Sistemas da Informação e afins (Graduação relativa a área de Tecnologia da Informação / Informática).
APLICAÇÕES MULTIMÍDIAS E VÍDEO E DESENVOLVIMENTO MÓBILE1Graduação em Engenharia da Computação / Ciência da Computação / Sistemas da Informação e afins (Graduação relativa a área de Tecnologia da Informação / Informática).
DISPOSITIVOS MÓVEIS1Graduação em Engenharia da Computação / Ciência da Computação / Sistemas da Informação e afins (Graduação relativa a área de Tecnologia da Informação / Informática).
APLICAÇÕES MULTIMÍDIAS E VÍDEO E DESENVOLVIMENTO MÓBILE1Graduação em Engenharia da Computação / Ciência da Computação / Sistemas da Informação e afins (Graduação relativa a área de Tecnologia da Informação / Informática).

Contratação por prazo indeterminado

DISCIPLINAVAGASREQUISITOS
MATEMÁTICA2Licenciatura em Matemática.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS1Graduação em Engenharia de Telecomunicações / Engenharia da Computação / Ciência da Computação / Sistemas da Informação e afins (Graduação relativa a área de Tecnologia da Informação/Informática).
 REDES CABEADAS E SEM FIO E PROJETOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO1Graduação em Engenharia da Computação / Sistemas da Informação e afins (Graduação relativa a área de Tecnologia da Informação/Informática).

Etapas do concurso FUMEP SP

Prova Escrita

A Prova Escrita será no dia 3 de junho de 2021, com início às 13h e término às 16h, e será constituída do tipo teste, com 30 questões de múltipla escolha, cujas respostas serão apresentadas na forma de 05 (cinco) alternativas (a, b, c, d, e), com apenas 01 (uma) alternativa correta.

Veja abaixo os conteúdos programáticos das disciplinas oferecidas neste processo de seleção:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO REFERENTE A DISCIPLINA DISPOSITIVOS MÓVEIS: Dispositivos Móveis de forma geral (hardware, software e recursos) abrangendo os seguintes tópicos: Atualização do sistema, antivírus e proteção de dados, aplicativos básicos e e-mail, mapas, anotações, etc., backup e gestão básica de dados, funcionalidades gerais e similares.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO REFERENTE A DISCIPLINA APLICAÇÕES MULTIMÍDIAS E VÍDEO E DESENVOLVIMENTO MÓBILE: Visa a criação de ambientes com alto nível de interatividade, para diversos fins. Esta disciplina usa os conceitos vistos em programação e design para criar tais ambientes e para isso são utilizadas ferramentas atuais com grande uso no mercado. Adicionalmente é introduzido o universo de vídeos com foco para uso na internet. E uma integração dos conhecimentos prévios sobre programação no mundo de dispositivos móveis. Será realizada a prática no desenvolvimento de aplicativos para celular e tablet, possibilitando ampliar as opções de aplicações.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO REFERENTE A DISCIPLINA SUÍTES DE ESCRITÓRIO E ROTINAS ADMINISTRATIVAS: Ambientes operacionais. Pacotes de Aplicativos de Escritório. Processadores de textos e seus principais recursos. Planilhas eletrônicas e seus principais recursos. Geradores de apresentações e seus principais recursos. Entendendo a função administrativa. Programação e personalização de aplicações em processador de texto, planilha eletrônica e geradores de apresentação aplicadas às rotinas administrativas, como exemplo formatação de documentos comerciais,
correspondências, planilhas de cotações de preços, apresentações de resultados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO REFERENTE A DISCIPLINA MATEMÁTICA: Conjuntos; Conjuntos numéricos; Produtos notáveis e fatoração; Potenciação; Radiciação; Equação do 1º grau; Equação do 2º grau; Introdução ao estudo das funções e função afim; Função quadrática; Inequações e domínio de funções reais; Função composta, classificação das funções e função inversa; Funções, equações e inequações modulares; Funções, equações e inequações exponenciais; Logaritmos: definição, propriedades e mudança de base; Funções, equações e inequações logarítmicas; Progressões
aritméticas; Progressões geométricas; Matrizes; Determinantes e matriz inversa; Sistemas lineares; Introdução à análise combinatória: fatorial e princípios fundamentais de contagem; Permutações, arranjos e combinações; Números binomiais e binômio de Newton; Probabilidades; Números proporcionais; Regra de três e porcentagem; Estatística básica; Geometria Plana: ângulos e triângulos, semelhança de triângulos e teorema de Tales, relações métricas no triângulo retângulo, circunferência, quadriláteros e pontos notáveis, polígonos, áreas de triângulos e quadriláteros, áreas de figuras circulares e semelhança entre áreas; Geometria de posição; Poliedros; Prismas; Pirâmides; Cilindros e cones; Troncos e semelhança entre sólidos; Esferas e sólidos inscritos e circunscritos; Trigonometria no triângulo retângulo; Trigonometria na circunferência; Seno, cosseno, tangente e redução ao primeiro quadrante; Relações trigonométricas e operações com arcos; Funções e equações trigonométricas; Lei dos senos e lei dos cossenos; Números complexos; Polinômios; Equações algébricas; Geometria Analítica: estudo do ponto, estudo da reta, estudo da circunferência, cônicas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO REFERENTE A DISCIPLINA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO E 4 DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS: Introdução à programação orientada a objetos – JAVA; Classes e métodos; Encapsulamento e sobrecarga; Sobreposição de métodos; Construtores e destrutores; Herança; Polimorfismo e ligação dinâmica; Introdução ao diagrama de classes da UML; Introdução a linguagem Java. Serialização de Objetos. Programação com threads; Tratamento de exceções; A tecnologia Java; Ambientes de desenvolvimento de aplicações Java; Componentes visuais (Swing); Conectividade JDBC; Conexão com banco de dados; Manipulação dos dados; Datasource; Aplicação para Internet e Servlets. Conceitos de gerenciamento de projetos; Tipos de metodologias e fases do gerenciamento de projetos; Elaboração de plano de gerenciamento de projetos; Metodologias Ágeis.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO REFERENTE A DISCIPLINA REDES CABEADAS E SEM FIO E PROJETOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Histórico da evolução das redes de computadores; Arquitetura e classificação; Modelo de referência OSI e arquitetura TCP/IP; Protocolos de comunicação; Interconexão; Endereçamento; Noções de administração, gerenciamento, segurança e monitoração de redes; Conceitos sobre redes sem fio; Radiofrequência; Métodos de acesso e meio de transmissão/alcance; Padrão 802.11 e Equipamentos de rede sem fio e configuração de ponto de acesso; Roteador Wireless. Fornece conceitos para que seja possível criar e interpretar projetos de T.I., com foco voltado tanto ao desenvolvimento de software assim como na área de redes e políticas de T.I

Prova Prática

A Prova Prática será realizada no dia 16 de junho de 2021, a partir das 8h, e, se necessário, dias 17 e 18 de junho de 2021, com duração de, no máximo, 30 minutos. O exame será no formato de uma Aula Expositiva, cujo tema será informado previamente ao candidato, que usará os conhecimentos específicos de acordo com a formação escolar e
a experiência exigida para o ocupante do emprego público e terá como objetivo avaliar o desempenho
do candidato em sala de aula.

Quer estudar para o concurso FUMEP SP?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para FUMEP SP:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos*

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

Confira as oportunidades previstas

Concursos 2022

Oportunidades previstas para o próximo ano

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!

Telegram Estratégia News

Informações do concurso FUMEP SP

Data: 03/06/2021
Banca: FUMEP
Vagas: 7
Escolaridade: nível superior
Edital: Prazo determinado / Prazo indeterminado

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.