Artigo

Concurso do DEPEN: como garantir 80% em 80 dias – Cupom de Desconto

Se inscreveu no concurso do DEPEN? Quer garantir 80% de acertos na prova? Então fique ligado no planejamento e programação que iremos passar neste artigo.

Concurso DEPEN
DEPEN – 80% em 80 dias

Olá, Estrategista. Tudo joia?

Hoje iremos discutir sobre o concurso do DEPEN em um contexto pós-edital, com provas marcadas para daqui a cerca de 80 dias.

O Luís Eduardo, em seu webinário sobre como garantir 80% em 80 dias para o concurso DEPEN, no canal do Estratégia Concursos no YouTube, explicou como o aluno deverá se portar nesta reta final, e em quais assuntos focar para conquistar, em média, 80% de desempenho neste certame.

Primeiramente, o webinarista chama a atenção para aqueles alunos que estudam sem um planejamento prévio e bem definido, uma vez que uma programação é imprescindível para otimização do tempo e intensificação dos resultados.

Pensando nisso, o webinário desta segunda (15/06) explicou Como será o projeto Concurso DEPEN: 80% em 80 dias e em como se planejar. Já a transmissão de terça (16/06), às 19h, terá foco no Plano de Ação – montagem do cronograma de estudos.

As transmissões de quarta (17/06), quinta (18/06) e sexta (19/06), todas às 19h, terão como temas: Revisões e Discursivas, 1.000 questões mais importantes para ser aprovado e como superar as dificuldades da reta final, respectivamente. Portanto, clique nos links e defina lembrete para não perder nenhum detalhe.

Além disso, será disponibilizada planilhas de estudo e orientações para cada disciplina em nosso grupo do Telegram, em que você pode se inscrever e participar gratuitamente.

Quer desconto para iniciar sua preparação com o cursinho que mais aprova no Brasil? Neste post iremos lhe presentear com 30%. Basta acompanhá-lo até o final.

Estratégia de Estudo – Concurso DEPEN

Antes de mais nada, o edital do DEPEN trouxe a seguinte divisão de etapas:

edital DEPEN
Etapas Edital DEPEN

Além disso, o CEBRASPE atribuiu peso em dobro para Conhecimentos Complementares com apenas 2 disciplinas: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional. Caso queira saber todos os detalhes do edital, veja nossa análise do edital gratuita com o prof. e delegado Paulo Bilynskyj.

Dando continuidade, o primeiro passo da montagem de nosso planejamento é, além de elencar os assuntos mais cobrados, verificar a interdependência destes assuntos com outros temas prévios.

Em outras palavras, muitas vezes temos um tópico que é bastante cobrado pela banca que, contudo, requer um conhecimento prévio de outro tema. Portanto, antes de priorizarmos este assunto com alto grau de cobrança, será necessário, primeiramente, dominar aquilo que é pré-requisito.

1)      Conhecimentos Básicos

O Bloco I, conhecimentos básicos, para o cargo de Agente Federal de Execução Penal compreende as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática; e
  • Atualidades (Somente para a prova discursiva).

O webinarista Luís Eduardo ressalta sobre a dificuldade de se poupar tempo em Português e Raciocínio Lógico, tendo em vista que os conteúdos das aulas não são independentes, isto é, normalmente para que seja possível compreender aquilo que é ensinado em determinada aula, deve-se, inicialmente, ter a bagagem das aulas prévias.

Sugestão: Se o aluno tiver muita dificuldade com matemática e raciocínio lógico, e estiver com pouco tempo para estudar, não estude esta disciplina, e foque nas outras, ou apenas estude as 3 primeiras aulas de RLM, em que possuem maior grau de cobrança. Cumpre salientar que, para o concurso do DEPEN, o candidato não será desclassificado do certame caso zere alguma disciplina.

 Ética, por outro lado, vale muito a pena ser estudada. Apesar de que normalmente poucas questões são cobradas, o conteúdo a ser estudado também é pequeno, fazendo com que o custo-benefício seja alto.

Informática, outrossim, merece dedicação, pois cada assunto é independente de outros, fazendo com que cada aula possa ser estudada isoladamente. Todavia, como exige bastante memorização dos candidatos, iremos traçar um plano de estudos focados nos temas mais cobrados.

2)      Conhecimentos Específicos e Complementares

As disciplinas cobradas em conhecimentos específicos e complementares exigem a leitura de muitas leis.

Portanto, sugerimos mais uma vez a participação em nosso grupo do Telegram, pois todas as orientações e planilhas serão postadas no grupo gratuitamente, juntamente com quais artigos de cada lei deverão ser priorizados, baseado em estatísticas de cobrança do CEBRASPE/CESPE.

Mister se faz focar nas 2 disciplinas abordadas em Conhecimentos Complementares. Uma vez que possuem peso em dobro, apenas esta prova com 40 questões atribuirá a mesma pontuação que Conhecimentos Básicos e Específicos juntos.

Dessa forma, o foco no terceiro grupo de disciplinas deve ser total, em cima de todos os assuntos, buscando gabaritar Conhecimentos Complementares.

Notas de Corte

Veja a evolução das notas de corte dos últimos concursos.

notas de corte concursos
Evolução das notas de corte

Como a nota de corte do concurso da PRF 2019 foi de 80%, aproximadamente, e com um edital semelhante ao do DEPEN, é com essa meta que iremos trabalhar para tentarmos garantir a aprovação.

Reta Final dos 80 dias

Existem determinados assuntos que não exigem muita compreensão, mas apenas memorização de certos artigos/incisos. Dessa forma, se faz importante estudá-los e revisá-los na reta final – últimos 10-15 dias até a prova.

Sendo assim, iremos elencar quais temais serão deixados para serem estudados na reta final.

Exemplo do Planejamento de Estudo

Como ficaria muito extenso colocar todo o planejamento aqui, iremos exemplificar de que forma abordaremos o estudo otimizado para cada disciplina. Para ter acesso gratuito e completo, basta participar de nosso grupo do Telegram.

1.      Direito Constitucional

Veja a estatística de cobrança de Direito Constitucional.

AulasAssuntos%
0,1Direitos e deveres individuais e coletivos42,7%
2Direitos sociais; nacionalidade10,98%
3Cidadania e direitos políticos; partidos políticos17,07%
4Poder Executivo11,59
5Defesa do Estado e das instituições democráticas18,29
Exemplo de estatística de cobrança

Apesar de que o nível de cobrança das aulas 0 e 1 seja o dobro da aula 5, o conteúdo a ser estudado é infinitamente maior. Portanto, em uma análise de custo-benefício, a aula 5 sairia à frente.

Contudo, não se deve menosprezar o conteúdo das aulas 0 e 1, mas sim priorizar quais artigos destas aulas merecem maior atenção. Sendo assim, faremos análise estatística, no grupo do Telegram, de artigo por artigo, e quais merecem destaque.

Veja um exemplo de como será disponibilizado no grupo a estatística de cobrança por artigo e por inciso:

análise direito constitucional
Cobrança Direito Constitucional por artigos.

Abaixo segue um exemplo de orientações de cada disciplina que serão disponibilizadas também no grupo do Telegram.

orientações direito constitucional
Orientações de estudo para Direito Constitucional DEPEN

2.      Demais Exemplos

Seguem mais alguns exemplos de análises a serem detalhadas e quais aulas, leis e artigos deverão ser priorizados.

Direito Administrativo

estatística cobrança direito administrativo
Estatística de cobrança Direito Administrativo

Português

Estatística de cobrança Português
Estatística de cobrança Português

Raciocínio Lógico

Estatística cobrança Raciocínio Lógico
Estatística cobrança Raciocínio Lógico

Orientações

Mais uma vez, todas as orientações e análises detalhadas das estatísticas acima serão repassadas em nosso grupo do Telegram, com quais aulas deverão ser priorizadas e, dentro de cada aula, quais temas merecem mais atenção, de forma totalmente gratuita.

Além disso, as orientações serão passadas para cada nível de candidato. Ou seja, os alunos iniciantes terão diretrizes distintas dos alunos avançados.

Cupom de Desconto

Quer ser aluno do Estratégia Concursos e precisa de um incentivo extra? Temos um cupom com 30% de desconto, válido até 22/06/2020.

cupom desconto estratégia

Aproveite esse superdesconto e intensifique seus estudos.

Somos o curso on-line com maior aprovação no ramo de concursos. Só pra se ter ideia, no concurso de Agente da Polícia Federal, dos 180 aprovados, 113 foram nossos alunos.

Venha também fazer parte desse time.

Um forte abraço

Leandro Ricardo M. Silveira

Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/

SISTEMA DE QUESTÕES – Experimente Grátis por 7 dias

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.