Notícia

Concurso DER PE: edital é CONFIRMADO para 2022!

Atenção, corujas! Há mais de 10 anos sem realizar uma seleção, o Departamento de Estradas e Rodagens confirmou, através da secretária de infraestrutura do estado, Fernandha Batista, que pretende abrir um novo concurso DER PE em 2022.

De acordo com a secretária, a previsão é que o edital possa ser divulgado ainda no início do primeiro semestre do ano que vem. Agora, o órgão está na fase de estudos acerca do quantitativo de vagas e cargos que serão ofertados.

  • Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER PE)
  • Status: anunciado
  • Banca: a definir
  • Vagas: a definir
  • Cargos: a definir

A fim de te deixar sempre bem informado, elaboramos este artigo com as principais informações e novidades sobre o concurso DER PE. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

Situação atual do concurso DER PE

Foi confirmada pela secretária de infraestrutura do estado de Pernambuco, Fernandha Batista, a realização de um novo concurso DER PE para o ano de 2022. A ideia é repor o atual quadro de servidores do órgão.

Importante lembrar que, atualmente, a autarquia possui 811 funcionários, sendo que 400 servidores já podem se aposentar. Diante desse cenário, a abertura do concurso DER PE se torna cada vez mais necessária.

A equipe de jornalismo do Estratégia segue em contato com a DER PE, a fim de obter maiores detalhes e atualizações a respeito do novo concurso. Por isso, fique sempre atento ao nosso site!

Como foi o último concurso DER PE para temporários?

O último edital DER PER foi publicado no ano de 2011, quando foram oferecidas 25 oportunidades para contratações temporárias. As oportunidades foram para o cargo de Engenheiro, em diversas áreas de atuação.

Vale frisar que nos últimos governos, não houve concurso para autarquia, que hoje depende de consultorias e profissionais da Secretaria de Infraestrutura para elaborar os editais das estradas que o Estado de Pernambuco licita.

Cargos e vagas do concurso DER PER (temporários)

Conforme mencionado, o concurso DER PER (temporários) divulgado em 2011 ofertou 25 vagas para Engenheiros. Confira a distribuição das oportunidades no quadro abaixo:

Para todas as especialidades do cargo em questão, o valor do salário inicial oferecido foi de R$ 4.590,00, com jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Etapas do último concurso DER PER (temporários)

O concurso DER PER (temporários) foi organizado pelo próprio órgão, através duas etapas sucessivas, sendo a primeira composta por uma Avaliação Curricular e a segunda de Entrevista Técnica. Confira abaixo:

  • 1ª Etapa – Avaliação Curricular, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª Etapa – Entrevista Técnica, de caráter classificatório e eliminatório.

Avaliação Curricular

A Avaliação Curricular foi aplicada para todos os cargos do concurso DER PE, com valor máximo de 10 pontos, observando os seguintes itens:

Avaliação Curricular do concurso DER PE

Foi eliminado na Avaliação Curricular o candidato que não comprovou a escolaridade exigida e a experiência profissional de, no mínimo, seis meses, para a função na qual se inscreveu.

Lembrando que a experiência profissional teve que ser comprovada da seguinte forma:

  • a) mediante cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • b) através Certidão/Declaração de tempo de serviço público ou privado, emitida pela unidade de recursos humanos da instituição em que trabalha ou trabalhou, na qual conste expressamente o cargo/função desempenhada e as atividades desenvolvidas;
  • c) no caso de experiência profissional como autônomo, mediante contratos ou Recibos de Pagamentos de Autônomo (RPA) ou notas fiscais de serviço ou declaração de imposto de renda, tudo por cópia autenticada em cartório, devendo constar expressamente o cargo/função desempenhados e as atividades desenvolvidas;
  • d) no caso de experiência profissional no exterior, mediante certidão da instituição para a qual trabalhou acompanhada de tradução para a língua portuguesa, feita por tradutor juramentado, na qual conste expressamente o cargo/função desempenhado e as atividades desenvolvidas;
  • e) no caso de experiência como cooperativado, mediante declaração assinada pelo dirigente máximo da entidade à qual se vincula ou vinculou formalmente, na qual conste expressamente o cargo/função desempenhado e as atividades desenvolvidas.

Da Entrevista Técnica

Tiveram que participar da Entrevista Técnica os candidatos aprovados na Avaliação Curricular, em número correspondente a três vezes o total de vagas ofertadas no concurso DER PER.

A Entrevista Técnica consistiu na realização de, no mínimo, cinco perguntas, formuladas pela banca do certame, devendo ser respondidas, oralmente, pelo candidato. O valor total desta etapa foi de 10 pontos.

Saiba mais: Concursos PE.


Quer estudar para o concurso DER PE?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Ficha técnica do Concurso Sefaz CE

Informações do último concurso DER PE (temporários)

  • Ano: 2011
  • Vagas: 25
  • Cargos: Engenheiro (diversas especialidades)
  • Banca: próprio órgão
  • Edital: Edital DER PE 2011

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.