Notícia

Concurso DEPEN: saiba qual foi a nota de corte do último certame!

As provas do concurso do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) serão aplicadas no próximo domingo, 27 de junho. O edital da seleção oferece 309 vagas imediatas, sendo 294 para Agente Federal de Execução Penal e 15 para Especialista Federal em Assistência à Execução Penal.

Os locais de provas serão disponibilizados nesta segunda-feira, 21 de junho, no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, o Cebraspe.

Para ter uma ideia da pontuação que precisam alcançar para alcançarem a aprovação, os candidatos podem se basear na nota de corte do último concurso. Para fins de comparação, é possível analisar o atual cargo de Agente Federal de Execução Penal, que se equivale ao de Agente Penitenciário Federal oferecido no último certame do DEPEN, que foi realizado em 2015.

A nota de corte é a pontuação alcançada pelo último candidato na classificação geral do certame e que foi aprovado e chamado. O índice de corte pode servir como referência para os candidatos que irão concorrer às oportunidades do certame.

A nota de corte não é um número permanente, ela sofre alterações ao longo do tempo por depender de algumas variáveis, como, empresa que organizará a seleção, quais são os conhecimentos cobrados nos exames e também a demanda por vagas no certame.

O concurso realizado em 2015 também foi organizado pelo Cebraspe. A Prova Objetiva valia até 160 pontos, enquanto a Prova Discursiva tinha pontuação máxima de 80 pontos.

Na ocasião, a nota de corte do concurso para Agente Penitenciário Federal foi 177,70. O candidato que obteve a pontuação atingiu 74% de aproveitamento, sendo 62% de aproveitamento na Prova Objetiva e 98% na Prova Discursiva.

É importante destacar que o concurso de 2015 também destinou parte do quantitativo de vagas ofertadas para candidatos que se autodeclaram negros.

A nota de corte para candidatos negros foi 176,71, o que corresponde a 74% de aproveitamento. O candidato que atingiu a pontuação fez 97 pontos na Prova Objetiva e 79,71 na Discursiva.

Etapas do concurso DEPEN

O concurso Depen será constituído pelas seguintes etapas:

  • provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe, com o apoio do DEPEN;
  • prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe, com o apoio do DEPEN;
  • exame de aptidão física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe, com o apoio do DEPEN;
  • avaliação de saúde, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe, com o apoio do DEPEN;
  • avaliação psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe, com o apoio do DEPEN;
  • investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade do DEPEN, com apoio do Cebraspe; e
  • curso de formação profissional (CFP), de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do DEPEN, com apoio do Cebraspe.

Para saber todos os detalhes sobre concurso DEPEN acesse o artigo abaixo:

Saiba mais: concurso DEPEN

Quer estudar para concurso Depen?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.