Artigo

Concurso Caixa Econômica Federal – Saiba Como se Preparar antes do Edital!

Olá pessoal, tudo bem?

Para aqueles que não me conhecem, me chamo Vicente Camillo, sou economista, atualmente analista da Comissão de Valores Mobiliários, Professor do Estratégia Concursos nas matérias de Conhecimentos Bancários e Economia, além de ministrar aulas em outras instituições de ensino e cursos preparatórios.

Escrevo este artigo por um motivo nobre: o concurso Caixa Econômica Federal (CEF).

Como muitos sabem, a Caixa Econômica Federal, criada em 1.861, desempenha atividades que vão além das atividades bancárias. Afinal, ela é o agente responsável pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS), pelo Seguro-Desemprego, entre outros programa sociais,  como o Bolsa Família, o FIES e Programa Minha Casa Minha Vida.

Ou seja, falar de Caixa Econômica Federal e, mais especificamente, falar de TRABALHAR na Caixa Econômica Federal envolve muito mais do que trabalhar em um banco, apesar de sabermos que as atividades bancárias são as principais.

Próximo Concurso

Em geral, o cargo com mais vagas disponíveis no concurso Caixa Econômica Federal é o técnico bancário, cujas vagas disponibilizadas geralmente estão distribuídas em todo o Brasil. Apenas salientando que a remuneração inicial ao cargo era de R$ 2.025,00 + muitos benefícios (evolução salarial ao longo da trajetória profissional, possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros e resultados, possibilidade de participação em plano de saúde de previdência complementar, auxílio refeição-alimentação, auxílio cesta-alimentação, possibilidade de participação em programa de elevação da escolaridade e desenvolvimento e programas de preservação da saúde, qualidade de finda e prevenção de acidentes). Em resumo, estamos falando de mais de R$ 3 mil por mês, o que não é nada ruim se considerarmos a renda média do brasileiro.

E, como também deve ser de conhecimento geral, trabalhar como técnico bancário exige a aprovação no concurso Caixa Econômica Federal, que a instituição realiza periodicamente. Sendo objetivo, a CEF possui um histórico regular de concursos, que são realizados, em média, a cada 2 anos.

Considerando que o último certame foi realizado em 2104, podemos esperar um próximo concurso Caixa Econômica Federal em 2016. É difícil estimar uma data precisa, mas saiba que o atual concurso vence em meados de 2016. Como a CEF NÃO arrisca ficar sem a possibilidade de chamar novos funcionários (os aprovados no concurso), o próximo certame deve se situar por voltar desta data.

Preparando-se para a Prova: 

O último concurso Caixa Econômica Federal, organizado pelo CESPE/UNB, contou com provas objetiva e discursiva, contendo 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos mais redação. Em conhecimentos básicos foram 14 de língua portuguesa, com peso dois, e 36 sobre matemática, raciocínio lógico, atualidades, ética e legislação específica, com peso um.

Mas, o grande diferencial para a aprovação está na prova de conhecimentos específicos: pois, são 70 questões com peso 2, que representam mais de 50% do total de pontos da prova.

E na prova de Conhecimentos Específicos são cobrados dois assuntos: Atendimento e Conhecimentos Bancários.

Só para se ter uma ideia, a prova de conhecimentos bancários possui 10 grandes assuntos, que lotam duas páginas só com os títulos dos assuntos (consulte a página 23 do edital aqui para todos os detalhes).

A matéria é estritamente técnica. Envolve conhecimentos sobre (i) o sistema financeiro nacional, desde as funções do CMN, BACEN, CVM, CRSFN até as atividades desempenhadas, por exemplo, pelas instituições custodiantes de ativos e valores mobiliários, (ii) aspectos de política monetária e dos mercados de valores mobiliários, (iii) o funcionamento do sistema de pagamentos brasileiro, conceitos de direito comercial e civil, (iv) produtos bancários e diversos outros.

Bom, nem preciso dizer que aqui se situam os principais erros para quem se prepara para a CEF. O tema é espinhoso, são diversas questões cobradas, o peso delas é maior e, se não acertou, “dançou”……Mais simples, impossível.

A solução: estudar, estudar, estudar e estudar!!!

E, melhor do que estudar, é estudar com antecedência. Há tempo para entender os assuntos, aprender de forma mais refinada, treinar com muitos exercícios, assistir videoaulas, ler o conteúdo em PDF, pegar o jeito dos macetes das provas anteriores etc.

Estudar com antecedência é a mesma coisa que comprar um seguro. Você estará praticamente garantido. Mesmo que a prova apresente surpresas ou cobre os temas em um nível mais complicado, você estará garantido.

Curso de Conhecimentos Bancários 

A fim de prepará-lo, já disponibilizamos nosso Curso de Conhecimentos Bancários aqui! O curso é compostos de aulas em pdf + videoaulas, abordando TODOS os conteúdos do último edital com MUITOS exercidos resolvidos e aulas em vídeo referentes. Evidente que, assim que o novo edital for publicado, o material será atualizado com os ajustes necessários.

É importante salientar que o conteúdo está totalmente atualizado com os normativos em vigência do Sistema Financeiro Nacional. Este detalhe é muito importante e poucos materiais didáticos o cumprem.

Os interessados também podem adquirir o pacote completo para o concurso Caixa Econômica Federal, que possui as demais matérias. Confira em: Curso Concurso Caixa!

Bom, o recado está dado. Termino por aqui te desejando bons estudos e sucesso na empreitada.

Caso tenha dúvidas, sugestões ou questionamentos não hesite em me procurar:

E-mail: [email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/vicente.camillo1

Sucesso!! Quero vê-lo aprovado no concurso Caixa Econômica Federal 2016!

Vicente Camillo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Quero fazer esse concurso...
    andreia em 25/09/15 às 22:15
  • Tenho vontade de trabalhar na caixa economica. Quero fazer esse concurso......
    andreia em 25/09/15 às 22:13
  • Boa tarde, Professor Vicente!! Como sugestão,gostaria de saber o por quê de não haver uma preparação com antecedência, haja vista,que todo ano temos concursos na área bancária.quando fosse publicado o edital,você abriria uma turma só para exercícios,junto com as outras disciplinas do programa,e aí o que achas?
    JOAB DA SILVA em 15/07/15 às 16:08
  • Olá,é uma pena que a previsão seja para meados de 2016 pelo o lado bom é que vamos ter muito mais tempo para estudar,estudar e estudar.
    Max em 15/07/15 às 15:46