Policial (PM/BM - Praças)

Concurso Bombeiro PE: veja a sugestão de recursos

Após a aplicação das provas do concurso Bombeiro PE (Corpo de Bombeiros do Pernambuco) no último domingo (21), foram divulgados os gabaritos da etapa.

Com isso, uma nova fase surge para os candidatos: interposição de recursos contra os gabaritos provisórios do concurso Bombeiro PE.

O Estratégia Concursos esteve presente durante todos os momentos da sua preparação rumo à aprovação. Inclusive, fizemos os eventos de gabarito extraoficial de Soldado e Oficial.

Vale lembrar que os recursos contra o gabarito poderão ser interpostos nos dias 22 a 24 de janeiro, por meio do site do Instituto AOCP.

Confira a sugestão de recursos do concurso Bombeiro PE

Recursos contra o gabarito de Soldado

Português

Solicita-se alteração de gabarito da questão 8

Tal solicitação se dá pelo fato de que a opção A, que tem a seguinte redação “Não há, no texto, indicação do tempo médio de atenção do ser humano ou do peixe-dourado.”. Após leitura atenta do texto, observa-se explicitamente no texto a indicação do tempo médio de atenção, tanto do ser humano, quanto do peixe dourado.

Isso está presente no 3º parágrafo, em que se atribui ao ser humano o tempo médio de atenção de oito segundos – um a menos que o peixe dourado. Ou seja: no texto, há referência ao tempo médio de atenção humana (oito segundos) e ao tempo médio do peixe-dourado (nove segundos), o que torna incompatível com o correto a letra A.

A opção coerente com o que está presente no texto é a letra C, em que se diz: “Os autores do texto atribuem o fato de que há mais pessoas com smartphone que com saneamento básico à massificação da tecnologia.”. É exatamente isso que o texto traz: a massificação da tecnologia tem como consequência o fato de que as pessoas têm mais acesso a smartphones do que a saneamento básico.

Pelo que foi acima exposto, solicita-se alteração de gabarito de “letra A” para “letra C” na referido questão.

Gabarito Oficial: E
Gabarito Proposto: Anulação
Fundamentos:
Quando a questão fala em dados críticos, leva a crer no armazenamento de backup. Além
disso fala no armazenamento de longo tempo. Dessa forma, vale salientar, que essa mídia,
pelo custo benefício, não é a mais indicada para backup e nem pode ser o único tipo de
armazenamento de longo prazo de dados críticos porque possui limitação de ciclos de acesso.
Dessa forma, pela pouca clareza do desejado na questão, solicitamos a anulação da mesma.

Informática

Questão 11

Gabarito Oficial: E
Gabarito Proposto: Anulação
Fundamentos:
Quando a questão fala em dados críticos, leva a crer no armazenamento de backup. Além disso fala no armazenamento de longo tempo. Dessa forma, vale salientar, que essa mídia, pelo custo benefício, não é a mais indicada para backup e nem pode ser o único tipo de armazenamento de longo prazo de dados críticos porque possui limitação de ciclos de acesso. Dessa forma, pela pouca clareza do desejado na questão, solicitamos a anulação da mesma.

História

Assinale a alternativa que apresenta aspectos relacionados aos anos da presença holandesa em Pernambuco no século XVII.

A) Em suma, foram anos de mais conflitos do que paz, pois, em um primeiro momento, houve a guerra para a tomada por parte dos holandeses e, depois, a retomada por parte dos portugueses.

B) Foi um período caracterizado por anos de poucos conflitos e grande pujança econômica para a região, principalmente pelo cultivo de arroz.

C) Teve como principal característica o convívio harmonioso entre holandeses e portugueses, o que levou ao crescimento económico de Pernambuco.

D) A presença holandesa em Pernambuco foi marcada pela instituição de diversas igrejas católicas e combate ao protestantismo.

E) Os anos da presença holandesa em Pernambuco teve como uma das características a prática agrícola da policultura.

Comentários:

Passível de recurso de anulação, pois a alternativa [A] e [E] estão corretas.

O professor da UFPE Marcos Galindo chama de tempos da boa paz os anos entre 1637 e 1644, então foram mais anos de conflitos do que de paz. A produção era concentrada na produção da cana de açúcar, mas Nassau impôs a produção de alimentos, como a mandioca, que alimentava os escravizados, para a subsistência, e o plantio de alimentos é policultura, então há duas alternativas corretas, portanto, solicito a anulação da questão.

A alternativa A está correta. Se contabilizarmos o tempo de duração dos combates e tensões ocorreu mais conflitos que paz.

A alternativa E está correta. De acordo com Gilberto Freyre,

“Maurício de Nassau foi “o primeiro que cuidou sistematicamente de libertar a economia brasileira produtora de açúcar, da monocultura, para desenvolver entre nós a policultura”. 

Mello, José Antônio Gonsalves de. Tempo dos Flamengos: Influência da ocupação holandesa na vida e na cultura do Norte do Brasil. Prefácio Gilberto Freyre. São Paulo: José Olympio.1947 

Na Revista Angelus, da Universidade de São Paulo, podemos consultar o trabalho de Milena Fernandes Maranhos, que cita José Antônio Gonsalves, diz:

“Maurício de Nassau enfrentou os mesmos problemas relativos ao parco abastecimento de víveres em Pernambuco, situação que o levou a adotar certas medidas para “obrigar os senhores de engenho a produzir farinha e hortaliças”41. Em 1637, a Câmara de Olinda informou ao governo holandês que os moradores plantariam pouca mandioca, “uma vez que todos os seus negros estavam empregados ou alugados para a plantação de canaviais”. A sugestão oferecida e acolhida foi a da obrigatoriedade da plantação de 200 covas de mandioca por cada negro existente nos engenhos, mais tarde aumentada para 500 covas. A resistência dos senhores de engenho em aderir a uma atividade que não estava diretamente relacionada com o açúcar foi constatada a partir do momento em que Maurício de Nassau mandava buscar a farinha “à força”42.
Ainda segundo José Antônio Gonçalves de Mello, “uma das maiores oposições que Nassau teve de enfrentar no seu programa de impor a policultura, surgiu da parte dos senhores de engenho, justamente os que se sentiam mais atingidos pela inovação”. No ano de 1639, estes em conjunto com os lavradores “alegaram que não poderiam plantar, ao todo, 500 covas de mandioca por escravo” porque nos meses em que o plantio da raiz estava estipulado “os negros estavam ocupados com o corte da cana, o seu transporte, a moagem, etc”. Após a partida de Nassau, “e sobrevindo a insurreição, o problema criado pela falta de farinha tornou-se agudo”, e cada vez mais difícil de solucionar.

Milena Fernandes Maranhos. Duas partes do Império – São Paulo e Pernambuco na dinâmica do abastecimento interno da América Portuguesa entre os anos de 1580 e 1720. Revista Angelus Novus n°1, agosto de 2010.

Incorretas:

B) Principalmente pelo cultivo de cana de açúcar.

C) O convívio foi tenso por todo o período, mesmo fora das guerras de conquista e expulsão, era grande a violência da colonização batava, com vários episódios de massacres.

D) Nassau instituiu a liberdade religiosa.

Física

Colenda banca examinadora,

O recorrente vem, através dessa instância recursal administrativa insurgir-se em face do gabarito oficial preliminar da questão (XX), a qual possui como resposta apontada o item C, no entanto, demonstrar-se-á que o item B também se trata de uma resposta correta.

A supracitada questão requer a análise dos itens e solicitou para que o candidato assinalasse a que contém afirmação correta acerca das unidades do Sistema Internacional – SI.

Com efeito, o item B informa se tratar de unidade Si o m², o que, de fato está correto, pois a unidade correta de comprimento dentro do SI é o metro “m”, ou seja, em relação à área, conceituada como a medida a medida da superfície, estamos diante de uma medida quadrada, ou seja, ao multiplicarmos “m” por “m”, dimensionalmente, obtemos o resultado como m².

Assim, ante o exposto, requer a anulação da questão por possuir, conforme demonstrado acima, duas respostas corretas, quais sejam, T (tesla), unidade de campo magnético e o m² (metro quadrado), unidade de área.

Nestes termos. Pede Deferimento.

Biologia

O gabarito oficial da questão foi a letra B.

A primeira afirmação já é descabida, posto que bactérias são unicelulares e não fazem nem mitose nem meiose. Ainda, unicelulares eucarióticos, como protozoários, realizam mitose, mas não meiose.

A segunda afirmação é genérica e não define qual processo de divisão seria o correto de se assinalar. Uma célula haploide, ao realizar mitose, origina duas novas células haploides. Uma célula diploide, ao realizar meiose, origina quatro novas células haploides. Ambos os processos cabem nessa afirmação, pois não foi especificado qual célula fará a divisão.

A terceira afirmação segue a mesma linha. Prófase, metáfase, anáfase e telófase são etapas da divisão presentes em ambos os processos.

A quarta afirmação também é dúbia. Plantas consegue formar gametas para reprodução sexuada por mitose. Animais formam gametas para reprodução sexuada por meiose.

Portanto, tal questão foi mal escrita e não permite uma conclusão certeira sobre o gabarito.

Referências Bibliográficas:

JUNQUEIRA, L. C. U.; JUNQUEIRA, L. M. M. S. Técnicas básicas de citologia e histologia. São Paulo: Santos Editora, 1983. JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J.

RAVEN, P. H., EVERT, R. F., & CURTIS, H. (1976). Biologia vegetal (2. ed.). Guanabara Dois.

Recursos contra o gabarito de Oficial

Informática

Questão 15

Gabarito Oficial: D
Gabarito Proposto: C
Fundamentos:
O Calc oferece funcionalidade de colaboração em tempo real , permitindo que múltiplos
usuários editem a mesma planilha simultaneamente. Tal recurso pode ser acessado através do
menu abaixo:

Pórem, não é possível criar gráficos 3D avançados com suporte a animação INTERATIVA. Ele permite a inserção de gráfico 3D, tanto atráves do menu INSERIR/GRAFICO, quanto do menu INSERIR/Objeto OLE, mas em nenhum caso vai permitir animaçao INTERATIVA. Mesmo que se tenha realizado a rotação de eixos, não há interatividade com o usuário durante o uso ou exibiçao da planilha. Devido ao exposto, solicitamos a alteração do gabarito.

Biologia

O gabarito oficial da questão foi a letra A.

Sucessão ecológica é a sequência de comunidades, desde a colonização (A) até à comunidade clímax (C), de um determinado ecossistema. Essa substituição gradual de comunidades é característica de qualquer sucessão ecológica, seja ela primária ou secundária.

O fato de o ambiente da questão ter sido previamente ocupado o caracteriza como uma sucessão secundária, mas não justifica a substituição de A por B, como sugerido na alternativa A. Em B, vemos uma comunidade intermediária suceder a comunidade pioneira, fenômeno que ocorre tanto na sucessão primária quanto na secundária.

Dado que as demais alternativas também se encontram erradas, sugiro a anulação da questão.

Acesse o artigo completo e exclusivo sobre o concurso Bombeiro PE no blog do Estratégia Concursos e saiba as principais informações do certame!

Saiba mais: Concurso Bombeiro PE

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o Concurso Bombeiro PE?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ou 2 anos

.

Thiago Cavalcante Gomes

Posts recentes

Concursos Abertos: milhares de vagas e inicial de R$ 22 mil!

Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos? São diversas oportunidades que…

2 horas atrás

Concurso MGI: edital retificado; provas no dia 5 de maio

Contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), o concurso MGI (Ministério da Gestão e da Inovação)…

32 minutos atrás

Edital Celesc: publicado para médio/técnico e superior

O novo edital do concurso da CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina) foi divulgado! Este…

1 hora atrás

Concurso Celesc: edital publicado; ganhe até R$ 6,3 mil!

Foi publicado o novo edital do concurso CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina). O certame…

2 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o CNU 2024!

Cadernos de Questões para o Concurso Nacional Unificado: resolva questões sobre o conteúdo do edital…

2 horas atrás

Domicílio Tributário

Domicílio Tributário 

2 horas atrás