Notícia

Concurso Belo Horizonte: dois editais publicados!

A Prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais, conta com dois editais publicados totalizando 620 vagas imediatas em diferentes áreas!

Os editais em questão são para a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Belo Horizonte (108 vagas) e para Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (512 vagas).

As inscrições de ambos abrem no dia 18 de setembro e poderão ser realizadas até outubro. Ambas as seleções são organizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Vale ressaltar que, atualmente, a prefeitura possui outros concursos para pastas específicas no radar. Você confere as principais informações ao longo do artigo!

Confira neste artigo as principais informações e novidades sobre o concurso da Prefeitura de Belo Horizonte, abrangendo diversas secretarias do município.

Concurso Belo Horizonte: situação atual

A prefeitura de Belo Horizonte tem editais publicados e outras seleções previstas em diferentes fases. Confira:

Editais Publicados:

Concurso SMED: O edital de Secretaria de Educação foi publicado com 512 vagas para cargos de nível médio e superior, com salários iniciais de até R$ 3.228,66.

  • Inscrições: 18/09 a 23/10/2023;
  • Prova: 10/12/2023.

Concurso SMPOG: O edital da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão foi publicado com 108 vagas para cargos de nível médio e superior.

Os cargos contemplados são de Agente Executivo GovernamentalAnalista de Planejamento e Gestão GovernamentalAnalista de Políticas PúblicasArquiteto Engenheiro.

  • Inscrições: 18/09 a 24/10;
  • Data da prova: 17/12/2023.

Editais previstos

Concurso SUMOB: a Superintendência Municipal de Mobilidade do Município se prepara para realizar seu primeiro concurso público, para o cargo de Fiscal de Controle Urbanístico e Ambiental.

A comissão responsável pela seleção já foi definida, mas o número de vagas que serão ofertadas ainda não foi anunciado.


Concurso ISS: o concurso da Secretaria Municipal de Fazenda vai ofertar 20 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva para o cargo de Agente Fazendário (R$ 7.322,06).

O certame já está em fase de escolha da banca. As propostas das empresas interessadas em organizar o certame serão abertas no dia 30 de junho.


Concurso SMS: o concurso da Secretaria Municipal de Saúde foi autorizado para o provimento de servidores efetivos das carreiras da área da Saúde e de Medicina. Comissão já está formada.


Concurso CGM: a Controladoria-Geral do Município vai ganhar um novo concurso após oito anos. Com comissão formada, serão ofertadas vagas para Auditor de Controle Interno.

Concurso Belo Horizonte – últimos editais

Ao longo dos últimos anos, a prefeitura de Belo Horizonte realizou diversos concursos públicos para pastas específicas. Para o quadro geral, o último certame foi publicado em 2015.

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – 2022

Realizado ano passado com organização do Instituto IBDO, o edital da secretaria trouxe 23 vagas para Analista de Políticas Públicas nas áreas de Serviço Social e Psicologia.

Editais e documentos

Secretaria Municipal de Educação – 2021

Organizado pelo Instituto AOCP, o último edital da educação ofertou 251 vagas para os cargos de Professor e Bibliotecário Escolar

Editais e documentos

Secretaria de Fazenda – 2021

Sob organização da RBO, foram ofertadas 14 vagas para Auditor Fiscal de Tributos Municipais, sendo que 22 candidatos foram nomeados.

Editais e documentos

Secretaria de Saúde – 2021

Sob organização da RBO, o concurso da secretaria teve dois editais publicados, que ofertaram 1.066 vagas para diversas especialidades.

Editais e documentos

Guarda Civil – 2019

Sob organização da Fundação Guimarães Rosa – FGR, em 2019, aconteceu o último concurso com oportunidades para Guarda Civil Municipal. Foram ofertadas 500 vagas, sendo 100 para sexo feminino e 400 para masculino.

Editais e documentos

Procurador Municipal – 2016

Em 2016, foi publicado um edital com 05 vagas para o cargo de Procurador Municipal, com exigência de nível superior. A organização do concurso ficou por conta do Cebraspe.

O certame foi homologado em março de 2018. Já em março de 2020, foi divulgada a prorrogação da validade por mais dois anos, ou seja, o prazo ficou vigente até 2022.

Editais e documentos

Vários cargos – 2015

Em 2015, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou vários concursos públicos, para diferentes cargos. Ao todo, foram quatro certames, todos já homologados.

Foram ofertadas 300 vagas para Assistente Administrativo, 55 para Analista de Políticas Públicas (em várias especialidades), 350 vagas para Professor Municipal (em diferentes disciplinas) e 04 para o cargo de Auditor – Engenharia Civil.


Quer estudar para o concurso Belo Horizonte?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 Ano ou 2 Anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.