Artigo

Concurso BB: principais vantagens da carreira bancária

Confira nesse artigo informações acerca da situação atual do concurso do Banco do Brasil e, também, sobre as principais vantagens da carreira bancária.

Olá, pessoal, tudo bem?

Certamente, muitos alunos anseiam pela abertura de um novo concurso do Banco do Brasil (BB). Inegavelmente, entre os principais atrativos, constam os diversos benefícios, como o plano de carreira e a oportunidade de trabalhar em um setor extremamente dinâmico.

Nesse artigo, buscaremos trazer informações acerca do certame, tratando dos seguintes assuntos:

  1. Banco do Brasil – conhecendo a instituição
  2. Conheça as carreiras existentes no BB
  3. Situação atual do concurso do Banco do Brasil
  4. Benefícios da carreira bancária
  5. Considerações finais

1. Banco do Brasil – conhecendo a instituição

Primeiramente, o Banco do Brasil é uma sociedade de economia mista, listada em bolsa e que possui participação majoritária do Governo Federal do Brasil.

Sem dúvida, trata-se do maior banco da América Latina, possuindo a maior rede de agências no Brasil (cerca de 4 mil), fora os 50 pontos de atendimento no exterior.

concurso banco do brasil
O próximo concurso do Brasil deve ocorrer em breve!

Do ponto de vista histórico, um interessante fato da instituição é que ela foi fundada em 1808 (pelo Príncipe- regente Dom João de Bragança), com o objetivo de incentivar a criação de indústrias manufatureiras no Brasil.

Após um processo de falência, motivado pelo confisco realizado pela Família Real, o BB foi “revivido” pelo famoso Barão de Mauá em 1851.

Por fim, para se ter uma ideia do patamar atual da instituição, no dia 06/08/20, a instituição liberou as demonstrações financeiras relativas ao segundo trimestre de 2020, apontando um lucro líquido R$ 3,311 bilhões no período (mesmo diante do cenário pandêmico).

Missão do BB

A seguir, temos, na íntegra, a missão do Banco do Brasil.

“A missão do Banco do Brasil é ser um banco de mercado, competitivo e rentável, atuando com espírito público em cada uma de suas ações junto à sociedade.

Nossa visão é a de ser o banco mais relevante e confiável para a vida dos clientes, funcionários, acionistas e para o desenvolvimento do Brasil.”

Ademais, vale destacar a importância de conhecer a missão de uma instituição, com a finalidade de verificar a aderência dos propósitos pessoais aos da instituição.

Valores do BB

Além disso, os valores do funcionário devem andar alinhados aos valores da instituição. Desse modo, segue os valores da instituição, encontrados na página do banco.

– Espírito público (transformação do nosso País).
– Ética (consciência do justo para nós e para os outros)
– Potencial humano (capacidade de superar e ir além).
– Competência (capacidade de vencer desafios).
– Eficiência (busca pela melhor forma de fazer as coisas).
– Unicidade (um em todos).
– Sustentabilidade (resultado, desenvolvimento e proteção do nosso mundo).
– Inovação (transformar ideias em soluções).
– Agilidade (vontade de fazer acontecer).

2. Conheça as carreiras existentes no BB

Com certeza, a carreira bancária é uma das que mais oferece oportunidades de crescimento.

Com a exceção de cargos específicos, como o cargo de advogado e de engenheiro de segurança do trabalho, a maioria dos cargos é acessível por intermédio da aprovação no concurso para o cargo de escriturário.

Ou seja, tanto na carreira em agências como na direção geral (cargos mais administrativos), os ocupantes de grande parte dos cargos são escriturários de origem.

Descrição sumária das atividades do escriturário no concurso do BB

Conforme edital lançado no ano de 2018, as atribuições do cargo são as seguintes:

“comercialização de produtos e serviços do BANCO DO BRASIL S.A., atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades do BANCO DO BRASIL S.A.”

Decerto, essas atribuições são bem amplas e, na prática, as atividades dos futuros servidores aprovados dependerá da lotação, uma vez que há uma grande diferença no campo de atuação dos funcionários das agências e dos funcionários lotados em áreas mais administrativas.

Ademais, dada a diferente gama de serviços e operações realizados pelo Banco do Brasil, isso acaba sendo uma vantagem para os futuros ingressantes, já que isso facilita o servidor a encontrar uma área afim ao seu perfil.

3. Situação atual do concurso do Banco do Brasil

Em primeiro lugar, a realização de um novo concurso já circulava com força desde o começo do ano. Contudo, a pandemia do novo coronavírus, decerto, impôs um freio ao andamento do certame.

Além disso, a demissão do ex-presidente Rubem Novaes, ocorrida no final de julho, também é um fator dificultante, uma vez que, provavelmente, o novo presidente reavaliará a necessidade de um novo concurso.

Inegavelmente, há carência de pessoal, em especial após o elevado quantitativo de aposentadorias (motivadas pela Reforma da Previdência) e de demissões voluntárias (PDVs).

Assim sendo, o concurso sofreu com percalços no primeiro semestre de 2020, mas há boas chances de ocorrência ainda nesse ano.

4. Benefícios da carreira bancária

Sem dúvida, os benefícios da carreira bancária são como tesouros, de certa forma, “escondidos” do público em geral. A seguir, listaremos alguns dos benefícios dos bancários:

Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

Esse benefício depende diretamente do lucro da empresa e costuma ser pago com a periodicidade semestral.

Dessa forma, o funcionário sente-se ainda mais motivado para contribuir para os resultados da empresa, já que ele pode receber incentivo extra em seu bolso.

Vale destacar que, com as PLRs, os funcionários podem ganhar até 15 salários anuais (ou mais), dependendo do desempenho do banco.

Plano de saúde

Certamente, outro ponto interessante na carreira bancária é a opção por aderir ao plano de saúde das instituições, que costumam oferecer um bom serviço com um custo bem abaixo do mercado.

No contexto atual da pandemia, é um diferencial significativo saber que pode ter acesso a uma boa rede hospitalar.

Portanto, o plano de saúde é algo para se colocar na balança na hora de estudar a carreira bancária.

Plano de previdência

Além disso, temos o plano de previdência. Em geral, as instituições financeiras aportam o dobro que você investir no plano (até um limite pré-determinado).

Dessa forma, você consegue aumentar o seu capital de forma rápida.

Descontos em produtos financeiros

O banco costuma oferecer condições mais atrativas para os funcionários consumirem os produtos financeiros da instituição.

Assim, financiamentos, empréstimos e consignados podem ser contratados de forma mais vantajosa para o servidor do banco.

Incentivo aos estudos

Por último, vale destacar o incentivo à instrução que os bancos oferecem aos funcionários. De fato, não é algo que caia diretamente na sua conta, mas, buscando o aperfeiçoamento constante, esse benefício pode tomar características de renda.

5. Considerações finais

Pessoal, buscamos atualizar os alunos que estão ansiosos pelo próximo concurso do Banco do Brasil e, também, aqueles que desejem conhecer um pouco mais sobre essa instituição.

Infelizmente, o edital ainda não está na praça. Contudo, a instituição já avaliou a necessidade de realizar um novo certame para o BB. Então, mesmo com a troca de comando do banco, o concurso deve seguir o trâmite para a sua realização, tendo chances de ouvirmos boas notícias ainda em 2020.

Dado esse cenário, você que gosta da carreira bancária deve começar a se preparar o mais rápido possível, pois, considerando o cenário econômico atual, a concorrência deve vir bem forte nesse certame.

Ademais, para você que não é muito fã dos números, confira os benefícios que a carreira bancária pode te oferecer e, certamente, irá se animar para estudar para o próximo concurso do Banco do Brasil.

Por fim, desejo a todos bons estudos e sucesso na estrada da aprovação.

Um abraço!!

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem, certamente, mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha, desse modo, acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Antes de mais nada, fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.