Concurso Banco do Brasil: estudos em fase final! 120 vagas para TI
Carreiras Bancárias

Concurso Banco do Brasil: estudos em fase final! 120 vagas para TI

Estão em fase final os estudos para a realização do próximo concurso Banco do Brasil. As informações foram reveladas pela assessoria de imprensa da instituição.

Recentemente, o presidente do Banco do Brasil, André Brandão, deixou clara sua opinião pela não privatização do BB, o que trouxe esperança para aqueles que aguardam por um novo concurso Banco do Brasil.

Estão previstas 120 vagas para a área de Tecnologia da Informação, em regime home office, inédito nas carreiras do banco.

O Banco do Brasil busca tornar sua área de tecnologia cada vez mais competitiva em relação aos concorrentes, que investem cada vez mais em operações digitais de seus negócios, e quer melhorar suas operações para ofertar serviços de qualidade e, assim, fidelizar seus correntistas.

Vale lembrar que o novo concurso Banco do Brasil é esperado ainda em 2020. Isso porque, de acordo com a assessoria do banco, os estudos para a realização do certame voltado para a área de Tecnologia estão em fase final.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Acompanhe neste artigo tudo sobre a expectativa de um novo concurso Banco do Brasil e acompanhe todas as novidades.

  1. Situação Atual do Concurso
  2. Quais são as metas da nova gestão?
  3. Número de servidores
  4. Contratações só por concurso
  5. Requisitos para o cargo de Escriturário e Carga horária
  6. Atribuições do cargo de Escriturário
  7. Salários e Benefícios
  8. Histórico dos Últimos Concursos
  9. Dados do último Concurso
  10. Cursos e Assinatura
  11. Ficha Técnica

Situação Atual do Concurso Banco do Brasil

120 vagas estão previstas para o novo concurso Banco do Brasil, que será voltado para a área de Tecnologia da Informação, visando modernizar as operações digitais da instituição.

André Brandão é o novo presidente do Banco do Brasil e em entrevista para a ANABB (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil), o executivo descartou a possibilidade de privatizar a instituição.

Após também se pronunciar contra a privatização, o presidente Jair Bolsonaro, tranquilizou e aumentou a expectativa de que os trâmites para a realização de um novo certame sejam acelerados.

Quais são as metas da nova gestão?

Brandão declarou que deseja que o BB seja um banco que os clientes tenham prazer em ter relacionamento e que ofereça uma experiência ao cliente superior a disponibilizada pela concorrência. Com isso, prevê que o banco será ainda mais eficiente e lucrativo.

Sobre a modalidade de home office, ainda inédita nas carreiras do Banco do Brasil, o novo presidente declarou enxergar com bons olhos.

“A agência tem que continuar na agência. Tem áreas que precisam estar na matriz ou nos escritórios, mas tem situações que a gente pode ter um pouco mais de flexibilidade. Eu acho que a principal coisa que eu aprendi nesse processo, que a gente acelerou por causa da pandemia no home office, é proporcionar flexibilidade para o nosso colaborador.”

Número de servidores BB

Em março de 2020, o Banco do Brasil, por meio da Portaria Nº 8.775, fixou em 102.681 o número de servidores da instituição.

O documento reforça que o gerenciamento de efetivos deve ser realizado pela instituição, desde que respeitado o limite estabelecido. Para isso, diversos fatores devem ser considerados.

Veja a íntegra da Portaria N° 8.775

Em julho de 2019, houve uma diminuição no quadro de funcionários do Banco por meio de um plano de desligamento incentivado, diminuindo o quadro de funcionários de 110 mil para 93 mil.

Concurso Banco do Brasil para nível superior

A 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Brasília decidiu que o Banco do Brasil deve passar a contratar profissionais de nível superior apenas através concurso público.

Até então, o funcionário começava no Banco como nível médio e passava por avaliação interna para ser promovido. Com a nova regulamentação, a empresa tem até dois anos para cumprir a ordem, sob risco de multa de R$ 50 mil por dia. Ainda cabe recurso.

Requisitos para Concurso BB

Para o cargo de Escriturário BB é solicitado certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

A jornada de trabalho de Escriturária perfaz um total 30 (trinta) horas semanais

Quais as atribuições de um Escriturário?

  • Comercialização de produtos e serviços do BANCO DO BRASIL S.A.;
  • Atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários;
  • Redação de correspondências em geral;
  • Conferência de relatórios e documentos;
  • Controles estatísticos;
  • Atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados;
  • Execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades do BANCO DO BRASIL S.A.

Salários e Benefícios do concurso Banco do Brasil

Segundo dados do último edital, do concurso Banco do Brasil, o salário inicial básico da carreira de Escriturário é de R$ 2.718,73. Os funcionários fazem ainda jus aos seguintes benefícios:

  • Vale Refeição
  • Cesta Alimentação
  • Vale Cultura
  • Auxílio-Creche
  • Assistência Saúde
  • Previdência Privada
  • Participação nos Lucros

Dados do último concurso Banco do Brasil

O último concurso Banco do Brasil, cargo de Escriturário, aconteceu em 2018. Ao todo foram ofertadas 60 vagas: 30 para contratação imediata de servidores e mais 30 para formação de cadastro de reserva. A banca organizadora foi a Cesgranrio.

Etapas do Concurso BB

  • 1ª Etapa – Prova Objetiva – de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª Etapa – Prova de Redação –  de caráter eliminatório;
  • 3ª Etapa – Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) pretos(as) ou pardos(as) – de caráter eliminatório;
  • 4ª Etapa – Procedimentos Admissionais e Perícia Médica, de caráter eliminatório.

Provas Objetivas

As provas objetivas continham ao todo 70 questões de múltipla escolha, sendo (20 questões) de Conhecimentos Básicos e (50 questões) de Conhecimentos Específicos, de totalizando 100,0 pontos.

Conteúdo das provas:

  • Língua Portuguesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada;
  • Língua Inglesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada;
  • Matemática: 5 questões com valor de 2,0 pontos cada;
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada.

A prova de Conhecimentos Específicos

  • Probabilidade e Estatística: 20 questões com valor de 1,5 ponto cada;
  • Conhecimentos Bancários: 5 questões com valor de 1,5 ponto cada;
  • Conhecimentos de Informática: 25 questões com valor de 1,5 ponto cada.

Últimos Concursos Banco do Brasil

Concurso Banco do Brasil – 2018: provimento de vagas e cadastro de reserva em dependências situadas nos estados: Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo

Concurso Banco do Brasil – 2015: provimento de vagas e cadastro de reserva em dependências situadas nos estados:  Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Concurso Banco do Brasil – 2013: provimento de vagas e cadastro de reserva em dependências situadas nos estados: Amazonas (parte do Estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do Estado), Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do Estado)

Quer estudar para Concurso Banco do Brasil?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para Banco do Brasil:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2020

mais de 11 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Ficha Técnico Concurso Banco do Brasil

♦Informações do último Concurso Banco do Brasil

Ano: 2018
Vagas: 30 + 30 CR
Lotações: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)
Banca: Cesgranrio
Escolaridade: Nível Médio
Cursos Estratégia Concursos: CURSO BANCO DO BRASIL 
►Edital:
 Edital Banco do Brasil

Ascom Estratégia
[email protected]

Posts Relacionados

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados