Concurso Banco do Brasil: Instituição estuda viabilidade de novo certame
Coordenação

Concurso Banco do Brasil: Instituição estuda viabilidade de novo certame

Área de TI é prioridade para novo Concurso Banco do Brasil

Um novo concurso para o Banco do Brasil pode ser realizado este ano. Isso porque, de acordo com o presidente da sociedade de economia mista, Rubem Novaes, existe um projeto para realização de um certame voltado para a área de Tecnologia.

Em 2019 o Supremo Tribunal Federal já havia mantido a decisão de ação civil pública do TRT10 para que houvesse um novo concurso para os cargos de nível superior.

Acompanhe neste artigo tudo sobre a expectativa de um novo concurso Banco do Brasil e acompanhe todas as novidades.

  1. Situação Atual do Concurso
  2. Contratações só por concurso
  3. Requisitos para o cargo de Escriturário e Carga horária
  4. Atribuições do cargo de Escriturário
  5. Salários e Benefícios
  6. Histórico dos Últimos Concursos
  7. Dados do último Concurso
  8. Cursos e Assinatura
  9. Ficha Técnica

1) Situação Atual do Concurso Banco do Brasil

Recentemente, em entrevista ao portal de notícias G1, o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, declarou que há um estudo em andamento para que seja realizado um novo Concurso Banco do Brasil.

De acordo com Novaes, o certame teria foco na área de Tecnologia da Informação.

“Nós estamos pensando na possibilidade de um concurso mais direcionado para essa área de tecnologia e inovações. Hoje a porta de entrada do BB é só um concurso para escriturário”, disse a jornalistas após participar de evento promovido pelo banco Credit Suisse em São Paulo.

Em julho de 2019 houve uma diminuição no quadro de funcionários do Banco através de um plano de desligamento incentivado, diminuindo o quadro de funcionários de 110 mil para 93 mil.

Segundo o presidente essa medida ocorreu apenas nas áreas em que havia um excesso de pessoal.

2) Concurso Banco do Brasil para nível superior

A 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Brasília decidiu que o Banco do Brasil deve passar a contratar profissionais de nível superior apenas através concurso público.

Até então, o funcionário começava no Banco como nível médio e passava por avaliação interna para ser promovido. Com a nova regulamentação, a empresa tem até dois anos para cumprir a ordem, sob risco de multa de R$ 50 mil por dia. Ainda cabe recurso.

No entanto, o Banco do Brasil solicitou a cassação da decisão do TRT-10 alegando que a ação contrariava o Recurso Extraordinário expedido pelo Ministro Gilmar Mendes, que deliberava a suspensão nacional de tramitação de todos os processos sobre processar e julgar controvérsias em fase pré-contratual de seleção de pessoal, além de nulidade do concurso público envolvendo pessoa jurídica de direito privado integrante da administração pública indireta.

Contudo, o Ministro Marco Aurélio não julgou contrariedade entre a ação civil do TRT-10 e o Recurso Extraordinário, pois a exigência se refere ao desvio de funcionários de nível médio para cargos de nível superior, assim a decisão de um novo concurso Banco do Brasil foi mantida.

Instituição anuncia novidade

O Banco do Brasil implantou uma medida que vai beneficiar os seus mais de 100 mil empregados. A partir de agora, além de servidores, os funcionários da instituição financeira passaram a ser acionistas da empresa. A novidade refere-se a um plano de incentivo de resultados e representa de mais 9,6 milhões de reais em ações.

Todos os 98.416 colaboradores do Banco do Brasil que estão na ativa ganharam três ações. Pelas regras do novo benefício, os funcionários não poderão vender as ações enquanto estiver trabalhando para o banco. As ações só poderão ser comercializadas depois que o mesmo se aposente ou saia do banco.

Segundo o Banco do Brasil, a ação ficará custodiada pelo BB e cadastrada com o CPF do servidor. Enquanto ele estiver na ativa obrigatoriamente ele tem que ser acionista do banco.

A participação dos servidores nas ações do banco pode aumentar ao longo dos anos, já que outra mudança também foi anunciada hoje: os servidores receberão metade do bônus semestral em ações do banco. A outra metade é por crédito no cartão Alelo, empresa que tem como sócios o BB e o Bradesco.

3) Concurso Banco do Brasil: Requisitos para o cargo de Escriturário e carga horária

Para o cargo de Escriturário BB é solicitado certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

A jornada de trabalho de Escriturária perfaz um total 30 (trinta) horas semanais

4) Concurso Banco do Brasil: Atribuições do cargo de Escriturário

  • Comercialização de produtos e serviços do BANCO DO BRASIL S.A.;
  • Atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários;
  • Redação de correspondências em geral;
  • Conferência de relatórios e documentos;
  • Controles estatísticos;
  • Atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados;
  • Execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades do BANCO DO BRASIL S.A.

5) Salários e Benefícios do concurso Banco do Brasil

Segundo dados do último edital, do concurso Banco do Brasil, o vencimento inicial básico da carreira de Escriturário é de R$ 2.718,73. Os funcionários fazem ainda jus aos seguintes benefícios:

  • Vale Refeição
  • Cesta Alimentação
  • Vale Cultura
  • Auxílio-Creche
  • Assistência Saúde
  • Previdência Privada
  • Participação nos Lucros

6) Concurso Banco do Brasil: Histórico

Concurso Banco do Brasil – 2018: provimento de vagas e cadastro de reserva em dependências situadas nos estados: Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo

Concurso Banco do Brasil – 2015: provimento de vagas e cadastro de reserva em dependências situadas nos estados:  Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Concurso Banco do Brasil – 2013: provimento de vagas e cadastro de reserva em dependências situadas nos estados: Amazonas (parte do Estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do Estado), Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do Estado)

7) Dados do último concurso Banco do Brasil

O último concurso Banco do Brasil, cargo de Escriturário, aconteceu em 2018. Ao todo foram ofertadas 60 vagas: 30 para contratação imediata de servidores e mais 30 para formação de cadastro de reserva. A banca organizadora foi a Cesgranrio.

Etapas do Concurso BB

  • 1ª Etapa – Prova Objetiva – de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª Etapa – Prova de Redação –  de caráter eliminatório;
  • 3ª Etapa – Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) pretos(as) ou pardos(as) – de caráter eliminatório;
  • 4ª Etapa – Procedimentos Admissionais e Perícia Médica, de caráter eliminatório.

Provas Objetivas

As provas objetivas continham ao todo 70 questões de múltipla escolha, sendo (20 questões) de Conhecimentos Básicos e (50 questões) de Conhecimentos Específicos, de totalizando 100,0 pontos.

Conteúdo das provas:

  • Língua Portuguesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada;
  • Língua Inglesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada;
  • Matemática: 5 questões com valor de 2,0 pontos cada;
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada.

A prova de Conhecimentos Específicos

  • Probabilidade e Estatística: 20 questões com valor de 1,5 ponto cada;
  • Conhecimentos Bancários: 5 questões com valor de 1,5 ponto cada;
  • Conhecimentos de Informática: 25 questões com valor de 1,5 ponto cada.


Quer estudar para Concurso Banco do Brasil?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para Banco do Brasil:

CURSO BANCO DO BRASIL

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORAAssinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Ficha Técnico Concurso Banco do Brasil

♦Informações do último Concurso Banco do Brasil

Data prevista: 2018
Vagas: 30 + 30 CR
Lotações: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)
Banca: Cesgranrio
Escolaridade: Nível Médio
Cursos Estratégia Concursos: CURSO BANCO DO BRASIL 
►Edital:
 Edital Banco do Brasil

Ascom Estratégia
[email protected]

Compartilhe:

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados