23

Concurso Banco do Brasil: edital em 2021; serão 120 vagas

O edital do concurso Banco do Brasil pode estar cada vez mais próximo de ser publicado. Isso porque os trâmites estão sendo preparados desde o ano passado e, agora, segundo a assessoria de imprensa do BB, estão em fase final.

Anteriormente, foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU), a alteração no quadro fixo de pessoal da instituição. Antes fixado em 102.681 vagas, o limite de servidores ativos, agora, foi alterado para 100.343 cargos.

Recentemente, o presidente do Banco do Brasil, André Brandão, deixou clara sua opinião pela não privatização do banco, o que trouxe esperança para aqueles que aguardam por um novo concurso da instituição.

Estão previstas 120 vagas para a área de Tecnologia da Informação, em regime home office, algo inédito nas carreiras do banco.

O Banco do Brasil busca tornar sua área de tecnologia cada vez mais competitiva em relação aos concorrentes, que investem cada vez mais em operações digitais de seus negócios, e quer melhorar para ofertar serviços de qualidade e, assim, fidelizar seus correntistas.

Sabia que o Estratégia Concursos tem 14 cursos focados no concurso Banco do Brasil? Estude com a empresa que mais aprova em todo o Brasil! Confira nossos cursos:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Acompanhe neste artigo tudo sobre a expectativa de um novo concurso Banco do Brasil e fique por dentro de todas as novidades.

  1. Situação Atual do Concurso
  2. Quais são as metas da nova gestão?
  3. Número de servidores
  4. Contratações só por concurso
  5. Requisitos para o cargo de Escriturário e Carga horária
  6. Atribuições do cargo de Escriturário
  7. Salários e Benefícios
  8. Histórico dos Últimos Concursos
  9. Dados do último Concurso
  10. Cursos e Assinatura
  11. Ficha Técnica

Concurso Banco do Brasil: situação atual

Estão previstas 120 vagas para o novo concurso, que será voltado para a área de Tecnologia da Informação, visando modernizar as operações digitais da instituição.

André Brandão é o novo presidente do Banco do Brasil e em entrevista para a ANABB (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil), o executivo descartou a possibilidade de privatizar a instituição.

Após também se pronunciar contra a privatização, o presidente Jair Bolsonaro tranquilizou e aumentou a expectativa de que os trâmites para a realização de um novo certame sejam acelerados.

Quais são as metas da nova gestão?

Brandão declarou que deseja que o BB seja um banco onde os clientes tenham prazer em ter relacionamento e que ofereça uma experiência superior a disponibilizada pela concorrência. Com isso, prevê que o banco será ainda mais eficiente e lucrativo.

Sobre a modalidade de home office, ainda inédita nas carreiras da instituição, o novo presidente declarou enxergar com bons olhos.

“A agência tem que continuar na agência. Tem áreas que precisam estar na matriz ou nos escritórios, mas tem situações que a gente pode ter um pouco mais de flexibilidade. Eu acho que a principal coisa que eu aprendi nesse processo, que a gente acelerou por causa da pandemia no home office, é proporcionar flexibilidade para o nosso colaborador.”

Número de servidores BB

Em março de 2020, o Banco do Brasil, por meio da Portaria Nº 8.775, fixou em 102.681 o número de servidores da instituição.

Agora, o quadro foi revisto e fixado em 100.343 cargos, pela Portaria Nº 23.352, de 10 de novembro de 2020.

O documento reforça que o gerenciamento de efetivos deve ser realizado pela instituição, desde que respeitado o limite estabelecido. Para isso, diversos fatores devem ser considerados.

Veja a íntegra da Portaria SEST/ME Nº 23.352, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2020

Concurso Banco do Brasil para nível superior

A 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Brasília decidiu que o Banco do Brasil deve passar a contratar profissionais de nível superior apenas através de concurso público.

Até então, o funcionário começava no Banco como nível médio e passava por avaliação interna para ser promovido.

Com a nova regulamentação, a empresa tem até dois anos para cumprir a ordem, sob risco de multa de R$ 50 mil por dia. Ainda cabe recurso.

Requisitos para Concurso BB

Para o cargo de Escriturário é solicitado certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

A jornada de trabalho do Escriturário perfaz um total de 30 (trinta) horas semanais

Quais as atribuições de um Escriturário?

  • Comercialização de produtos e serviços do BANCO DO BRASIL S.A.;
  • Atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários;
  • Redação de correspondências em geral;
  • Conferência de relatórios e documentos;
  • Controles estatísticos;
  • Atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados;
  • Execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades do BANCO DO BRASIL S.A.

Concurso Banco do Brasil: salários e benefícios

Segundo dados do último edital, o salário inicial básico da carreira de Escriturário é de R$ 2.718,73. Os funcionários fazem ainda jus aos seguintes benefícios:

  • Vale Refeição
  • Cesta Alimentação
  • Vale Cultura
  • Auxílio-Creche
  • Assistência Saúde
  • Previdência Privada
  • Participação nos Lucros

Concurso Banco do Brasil: última edição

O último concurso para o cargo de Escriturário aconteceu em 2018. Ao todo, foram ofertadas 60 vagas: 30 para contratação imediata de servidores e mais 30 para formação de cadastro de reserva.

A banca organizadora foi a Cesgranrio.

Etapas do Concurso BB

  • 1ª Etapa – Prova Objetiva – de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª Etapa – Prova de Redação –  de caráter eliminatório;
  • 3ª Etapa – Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) pretos(as) ou pardos(as) – de caráter eliminatório;
  • 4ª Etapa – Procedimentos Admissionais e Perícia Médica, de caráter eliminatório.

Provas Objetivas

As provas objetivas continham ao todo 70 questões de múltipla escolha, sendo (20 questões) de Conhecimentos Básicos e (50 questões) de Conhecimentos Específicos, totalizando 100,0 pontos.

Conteúdo das provas:

  • Língua Portuguesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada;
  • Língua Inglesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada;
  • Matemática: 5 questões com valor de 2,0 pontos cada;
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada.

A prova de Conhecimentos Específicos

  • Probabilidade e Estatística: 20 questões com valor de 1,5 ponto cada;
  • Conhecimentos Bancários: 5 questões com valor de 1,5 ponto cada;
  • Conhecimentos de Informática: 25 questões com valor de 1,5 ponto cada.

Últimos Concursos Banco do Brasil

Concurso Banco do Brasil – 2018: provimento de vagas e cadastro de reserva em dependências situadas nos Estados: Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo

Concurso Banco do Brasil – 2015: provimento de vagas e cadastro de reserva em dependências situadas nos Estados: Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Concurso Banco do Brasil – 2013: provimento de vagas e cadastro de reserva em dependências situadas nos Estados: Amazonas (parte do Estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do Estado), Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do Estado)

Quer estudar para Concurso Banco do Brasil?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para Banco do Brasil:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Ficha Técnico Concurso Banco do Brasil

♦Informações do último Concurso Banco do Brasil

Ano: 2018
Vagas: 30 + 30 CR
Lotações: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)
Banca: Cesgranrio
Escolaridade: Nível Médio
Cursos Estratégia Concursos: CURSO BANCO DO BRASIL 
►Edital:
 Edital Banco do Brasil

Ascom Estratégia

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *