Notícia

Concurso AL MT: banca pode ser contratada em 2026

Presidente afirma que banca organizadora do novo Concurso AL MT pode ocorrer ainda em 2026, com provas em 2027!

Resumo da notícia
  • O presidente da ALMT, Max Russi, afirmou que a contratação da banca organizadora do próximo concurso pode ocorrer ainda em 2026.
  • A previsão é de que as provas sejam realizadas apenas em meados de 2027.
  • Os estudos para definição das vagas seguem em andamento e envolvem os setores administrativos e gabinetes parlamentares.
  • O certame integra um pacote de modernização administrativa e substituição gradual de cargos comissionados por efetivos.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, afirmou que a contratação da banca organizadora do próximo Concurso AL MT poderá ocorrer ainda em 2026.

A previsão, no entanto, é de que a aplicação das provas ocorra apenas em meados de 2027.

Segundo o parlamentar, a futura empresa organizadora será responsável pelo levantamento das vagas, elaboração das provas e execução de todas as etapas do certame.

Além disso, Russi destacou que já existe previsão orçamentária para a realização do concurso por meio dos recursos do duodécimo da Assembleia.

Ainda de acordo com o presidente, os estudos seguem em andamento e incluem um levantamento das necessidades dos gabinetes parlamentares e dos setores administrativos para os próximos anos.

“Nós estamos fazendo esse levantamento, conversando com os secretários, secretaria por secretaria, para identificar os cargos que são de natureza efetiva e que poderão ser contemplados no concurso público”, explicou Russi.

Edital do concurso AL MT também é previsto no PLDO 2026

É importante frisar que o concurso integra um conjunto de medidas de modernização administrativa da ALMT.

Entre elas, estão a elaboração de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) e a substituição gradual de cargos comissionados por servidores efetivos aprovados em concurso público.

Também lembrar que o certame também estava previsto no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026.

Conforme o documento, são previstas 100 vagas, sendo 50 para Analista Legislativo e 50 para Técnico Legislativo, em diversas especialidades. Os salários variam de R$ 4.329,49 e R$ 8.529,58.

Já o último concurso da Casa foi realizado em 2013 com 430 vagas para cargos de níveis médio e superior. A organização ficou por conta da banca Fundação Getulio Vagas (FGV).

Para mais informações do concurso AL MT, acesse o link abaixo. O Estratégia Concursos preparou um artigo completo e exclusivo para você!

Saiba mais: concurso AL MT

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ou 2 anos