Artigo

Concurso Aeronáutica 2018. Prova em 2017. Saiba mais.

Olá a todos. Meu nome é Décio Terror Filho. Sou formado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG e professor concursado na área federal, com especialização na didática, no ensino a distância e na produção de texto. Atua no ensino da Língua Portuguesa para concurso público desde 2000. 

Hoje, trago para vocês uma notícia importante no mundo dos concursos das carreiras militares. Saiu o edital para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o segundo semestre de 2018, conforme PORTARIA DIRENS Nº 256-T/SDEN, DE 30 DE JUNHO DE 2017.

Abaixo, coloco as principais informações desse concurso. Acompanhem.

Público alvo do Exame de Admissão

O Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica 2018 (Concurso Aeronáutica) destina-se a selecionar cidadãos brasileiros, de ambos os sexos para serem habilitados à matrícula no Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS), a ser realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá / SP, com início no segundo semestre de 2018.

Vagas oferecidas no Curso de Formação de Sargentes da Aeronáutica – Especialidades

O Concurso Aeronáutica 2018 oferece quatro opções de vagas. Vejam essas vagas nos quadros abaixo:

Concurso Aeronáutica

Concurso Aeronáutica

Concurso Aeronáutica

Concurso Aeronáutica

Inscrições

As inscrições para o Concurso Aeronáutica 2018 acontecem no período de 21/07/2017 até 14/08/2017. Elas serão realizadas exclusivamente pela internet nos seguintes endereços:

http://www.fab.mil.br/eear

http://ingresso.eear.aer.mil.br

O valor da inscrição é de R$ 60,00 (sessenta reais).

Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica – duração

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar, na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de 2 (dois) anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

A instrução ministrada no Campo Geral, comum a todas as especialidades.

Um período de instrução de, aproximadamente, 40 (quarenta) dias corridos, em regime de internato, contados a partir da data do início do curso, será ministrado exclusivamente de forma coletiva aos que vierem a ser matriculados, fazendo parte do estágio de adaptação à vida na caserna, estando inserido na instrução do Campo Militar.

A formação nas especialidades do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico, de nível médio, constando no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Etapas do Exame de Admissão

O Exame de Admissão do Concurso Aeronáutica 2018 será será constituído das seguintes etapas:

  • Provas Escritas;
  • Inspeção de Saúde;
  • Exame de Aptidão Psicológica;
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico; e
  • Validação Documental.

O processo seletivo é de âmbito nacional.

A etapa de Provas Escritas são de caráter classificatório e eliminatório. As demais etapas são de caráter eliminatório.

Quem pode se inscrever?

Aqueles que pretendem se inscrever no concurso para concorrer a uma das vagas do Curso de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica precisa preencher as seguintes condições:

  • ser voluntário;
  • estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nas Instruções Específicas (item 8.1) ,da PORTARIA DIRENS Nº 256-T/SDEN, DE 30 DE JUNHO DE 2017, para habilitação à futura matrícula no curso de formação;
  • se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar a Prova Escrita e, se convocado para prosseguimento no certame, estar autorizado a participar das fases subsequentes (Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico e matrícula no curso).

A autorização para realizar a Prova Escrita será consolidada eletronicamente no momento da solicitação da inscrição, com a inserção dos dados pessoais do responsável legal.

Provas Escritas

As Provas Escritas terão as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Matemática; e
  • Física.

As provas escritas serão compostas de questões objetivas de múltipla escolha, com quatro alternativas, das quais somente uma será a correta.

Para os candidatos que optarem pelas Opções 1 a 3, a prova de Língua Inglesa será em nível básico.

Para os candidatos que optarem pela Opção 4, a prova de Língua Inglesa será em nível intermediário.

 As Provas Escritas terão duração de 4 (quatro) horas e 20 (vinte) minutos.

O conteúdo programático detalhado de cada disciplina está ao final deste artigo.

Data das Provas Escritas

As provas escritas acontecerão dia 29/10/2017.

Convocação para Concentração Intermediária e etapas subsequentes

A Concentração Intermediária visa a orientar o candidato (convocado para prosseguimento no Exame) a respeito da realização da Inspeção de Saúde, do Exame de Aptidão Psicológica, do Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, das solicitações de recurso e sobre a Concentração Final (para os que vierem a ser convocados para essa fase); além de receber, neste evento, dos candidatos menores de idade, a Autorização do responsável legal.

Somente serão convocados para prosseguir no concurso e, portanto, participar da Concentração Intermediária e realizar as etapas subsequentes, os candidatos relacionados de acordo com a ordem estabelecida pela Média Final nas Provas Escritas, por especialidade ou grupo de especialidades, em quantidade de até oito vezes do total das vagas estabelecidas, podendo o número ser inferior a esse limite e diferente entre as especialidades, de acordo com a conveniência da Administração.

Inspeção de Saúde

A Inspeção de Saúde do Exame de Admissão avaliará as condições de saúde dos candidatos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica (COMAER), de modo a comprovar não existir patologia ou característica incapacitante para o Serviço Militar nem para as atividades previstas.

A Inspeção de Saúde será realizada em Organização de Saúde da Aeronáutica (OSA). O resultado dessa inspeção para cada candidato será expresso por meio das menções “APTO” ou “INCAPAZ PARA

Os requisitos que compõem a Inspeção de Saúde e os parâmetros exigidos para a obtenção da menção “APTO”, distintos para Aeronavegantes, Não Aeronavegantes e especialidade Controle de Tráfego Aéreo (conforme a Opção indicada pelo candidato no momento da inscrição), constam da ICA 160-6 “Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica” divulgada nas páginas eletrônicas do concurso.

Somente será considerado “APTO” na Inspeção de Saúde o candidato que obtiver resultado favorável dentro dos padrões e diretrizes estabelecidos pela DIRSA.

Na ocasião da Inspeção de Saúde, as candidatas do sexo feminino deverão apresentar Laudo de Exame Citopatológico Ginecológico (Preventivo do Câncer Ginecológico), cuja validade não deverá ultrapassar 180 (cento e oitenta) dias, antes da data da Inspeção de Saúde.

Durante o período compreendido entre a Inspeção de Saúde e a matrícula no curso de formação, a candidata não deverá apresentar estado de gravidez, dada a incompatibilidade com os testes físicos específicos, de caráter seletivo, estabelecidos nestas Instruções, que oferecem risco ao feto e à própria candidata.

Exame de Aptidão Psicológica

O Exame de Aptidão Psicológica do processo seletivo avaliará condições comportamentais, características de interesse, por meio de testes científicos e técnicas de entrevistas homologadas e regulamentados em Instruções do Comando da Aeronáutica (COMAER), de modo a comprovar não existir inaptidão para o Serviço Militar nem para as atividades previstas.

O EAP será realizado sob a responsabilidade do IPA, segundo os procedimentos e parâmetros fixados em documentos expedidos por aquele Instituto e na NSCA 38-13 “Normas Reguladoras das Avaliações Psicológicas”, divulgada nos endereços eletrônicos do concurso.

Os candidatos serão avaliados nas áreas de personalidade, aptidão e interesse conforme o Padrão Seletivo estabelecido para a função que irão exercer. O resultado do Exame de Aptidão Psicológica para cada candidato será expresso por meio das menções “APTO” ou “INAPTO”.

Teste de Avaliação do Condicionamento Físico

O Teste de Avaliação do Condicionamento Físico do processo seletivo avaliará os padrões individuais de resistência e o vigor físico, por meio de exercícios físicos, definidos e fixados em Instruções do COMAER, de modo a comprovar não existir incapacitação para o Serviço Militar nem para as atividades previstas no curso.

O Teste de Avaliação do Condicionamento Físico será realizado segundo os procedimentos e parâmetros regulamentados na ICA 54-2 “Aplicação do Teste de Avaliação do Condicionamento Físico para Exames de Admissão e de Seleção do Comando da Aeronáutica”, divulgada nos endereços eletrônicos do concurso.

Somente realizarão o Teste de Avaliação do Condicionamento Físico os candidatos julgados APTOS na Inspeção de Saúde e que não tenham sido excluídos em etapa anterior desse exame. O resultado do Teste de Avaliação do Condicionamento Físico para cada candidato será expresso por meio das menções “APTO” ou “NÃO APTO”.

Validação Documental

A Validação Documental será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no curso, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos necessários para a matrícula e entregue 01 (uma) cópia simples de cada um deles.

A lista dos documentos necessários para a matrícula está no Anexo K da PORTARIA DIRENS Nº 256-T/SDEN, DE 30 DE JUNHO DE 2017.

Locais das Provas Escritas, Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP),  Teste de Avaliação de Condicionamento Físico (TACF) e Validação Documental

Abaixo, coloco quadros que indicam os locais que serão realizadas as Provas Escritas, Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP),  Teste de Avaliação de Condicionamento Físico (TACF) e Validação Documental.

Recordo que as Provas Escritas acontecerão já no dia 29/10/2017.

Concurso Aeronáutica

Concurso Aeronáutica

Concurso Aeronática

O Estratégia Concursos já lançou cursos focados no Concurso Aeronáutica. Nossos cursos contêm o conteúdo completo que será cobrado na sua prova. São PDF´s e videoaulas, além de um fórum de dúvidas exclusivo na área do aluno para você esclarecer pontos com seus professores. Confiamos tanto na qualidade da nossa equipe e dos nossos materiais que nós temos uma política de satisfação garantida ou seu dinheiro de volta, em até 30 dias e sem burocracia. Você não tem nada a perder, conheça nossos cursos!

 

Conteúdo Programático das Disciplinas Detalhado

Acima, coloquei para vocês as principais informações do Concurso Aeronáutica 2018. Mais informações podem ser obtidas na PORTARIA DIRENS Nº 256-T/SDEN, DE 30 DE JUNHO DE 2017.

Abaixo, detalhei para vocês o conteúdo programático de cada disciplina que cairá no concurso.

1 LÍNGUA PORTUGUESA

 1.1 TEXTO: Interpretação de textos literários e não-literários. Conotação e denotação. Figuras de linguagem.

1.2 GRAMÁTICA: Fonética: Sílaba: separação silábica e acentuação gráfica. Ortografia. Morfologia: Processos de formação de palavras; Classes de palavras: substantivo (classificação e flexão); adjetivo (classificação, flexão e locução adjetiva); advérbio (classificação, colocação e locução adverbial); conjunções (coordenativas e subordinativas); verbo: flexão verbal (número, pessoa, modo, tempo, voz), classificação (regulares, irregulares, defectivos, abundantes, auxiliares e principais) e conjugação dos tempos simples; pronome (classificação e emprego). Pontuação. Sintaxe: Períodos Simples (termos essenciais, integrantes e acessórios da oração) e Períodos Compostos (coordenação e subordinação); Concordâncias verbal e nominal; Regências verbal e nominal; e Crase. Tipos de discurso.

 

2 LÍNGUA INGLESA – NÍVEL INTERMEDIÁRIO (SOMENTE PARA OS CANDIDATOS QUE OPTAREM PELA OPÇÃO 4 (CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO – BCT)

2.1 GRAMÁTICA: Artigos: definido e indefinido; Substantivos: gênero, singular e plural, composto, contável e incontável e forma possessiva; Adjetivos: posição, formação pelo gerúndio e pelo particípio e grau de comparação; Pronomes: pessoal do caso reto e do oblíquo, indefinidos (pronomes substantivos e adjetivos), relativos, demonstrativos (pronomes substantivos e adjetivos), possessivos (pronomes substantivos e adjetivos), reflexivos e relativos; Pronomes e advérbios interrogativos; Determinantes (Determiners: all, most, no, none, either, neither, both, etc.);

Quantificadores (Quantifiers: a lot, a few, a little, etc.); Advérbios: formação, tipos e uso; Numerais; Preposições; Conjunções; Verbos: regulares, irregulares e auxiliares; Tempos verbais: Simple present, Present progressive, Simple past, Past progressive, Future e Perfect tenses; Modal verbs; Infinitivo e gerúndio; Modos imperativo e subjuntivo; Vozes do verbo: ativa, passiva e reflexiva; Phrasal verbs; Forma verbal enfática; Question tags e tag answers; Discurso direto e indireto; Estrutura da oração: período composto (condicionais, relativas, apositivas, etc.); Prefixos e sufixos; e Marcadores do discurso (By the way, on the other hand, in addition, in my opinion, etc.).

2.2 COMPREENSÃO DE TEXTOS: Textos de assuntos técnicos e gerais.

 

3 LÍNGUA INGLESA – NÍVEL BÁSICO (SOMENTE PARA OS CANDIDATOS QUE OPTAREM PELAS OPÇÕES 1 A 3)

3.1 GRAMÁTICA: Artigos: definido e indefinido; Substantivos: gênero, singular e plural, composto, contável e incontável e forma possessiva; Adjetivos: posição, formação pelo gerúndio e pelo particípio e grau de comparação; Pronomes: pessoal do caso reto e do oblíquo, indefinidos (pronomes substantivos e adjetivos), relativos, demonstrativos (pronomes substantivos e adjetivos), possessivos (pronomes substantivos e adjetivos), reflexivos e relativos; Pronomes e advérbios interrogativos; Advérbios: formação, tipos e uso; Numerais: cardinal e ordinal; Preposições; Conjunções; Verbos: regulares, irregulares e auxiliares; Tempos verbais: Simple present, Present progressive, Simple past, Past progressive, Future e Present perfect; Modal verbs; Infinitivo e gerúndio; Modos imperativo e subjuntivo; Orações condicionais; Voz Passiva e Phrasal Verbs.

3.2 COMPREENSÃO DE TEXTOS: Textos de assuntos técnicos e gerais.

 

4 MATEMÁTICA

4.1 ÁLGEBRA I: Funções: definição de função; funções definidas por fórmulas; domínio, imagem e contradomínio; gráficos; funções injetora, sobrejetora e bijetora; funções crescente e decrescente; função inversa; funções polinomial do 1.º grau, quadrática, modular, exponencial e logarítmica; resolução de equações, inequações e sistemas. Sequências: progressões aritmética e geométrica.

4.2 GEOMETRIA PLANA: Ângulos. Quadriláteros notáveis: definições; propriedades dos trapézios, dos paralelogramos, do retângulo, do losango e do quadrado; base média do trapézio; perímetros; áreas. Polígonos: nomenclatura; diagonais; ângulos externos e internos; polígonos regulares inscritos e circunscritos; perímetros e áreas. Circunferência: definições; elementos; posições relativas de reta e circunferência; segmentos tangentes; potência de ponto; ângulos na circunferência; comprimento da circunferência. Círculo e suas partes: conceitos; áreas. Triângulos: elementos; classificação; pontos notáveis; soma dos ângulos internos; ângulo externo; semelhança;relações métricas em triângulos quaisquer e no triângulo retângulo; perímetros e áreas.

4.3 TRIGONOMETRIA: Razões trigonométricas no triângulo retângulo; arcos e ângulos em graus e radianos; relações de conversão; funções trigonométricas; identidades trigonométricas fundamentais; fórmulas de adição, subtração, duplicação e bissecção de arcos; equações e inequações trigonométricas; leis dos senos e dos cossenos.

4.4 ÁLGEBRA II: Matrizes: conceitos e operações; determinantes; sistemas lineares; análise combinatória: princípio fundamental da contagem; arranjos, combinações e permutações simples; probabilidades.

4.5 ESTATÍSTICA: Conceito; População; Amostra; Variável; Tabelas; Gráficos; Distribuição de Frequência sem classes; Distribuição de Frequência com classes; Tipos de Frequência; Histograma; Polígono de Frequência; Medidas de Tendência Central: Moda, Média e Mediana.

4.6 GEOMETRIA ESPACIAL: Poliedros Regulares; Prismas, Pirâmides, Cilindro, Cone e Esfera (conceitos, cálculos de diagonais, áreas e volumes).

4.7 GEOMETRIA ANALÍTICA: Estudo Analítico: do Ponto (ponto médio, cálculo do baricentro, distância entre dois pontos, área do triângulo, condição de alinhamento de três pontos); da reta (equação geral, equação reduzida, equação segmentária, posição entre duas retas, paralelismo e perpendicularismo de retas, ângulo entre duas retas, distância de um ponto a uma reta); e da Circunferência (equação da circunferência, posições relativas entre ponto e circunferência, entre reta e circunferência, e entre duas circunferências).

4.8 ÁLGEBRA III: Números Complexos: conceitos; conjugado, igualdade; operações; potências de i; plano de Argand-Gauss; módulo; argumento; forma trigonométrica; operações na forma trigonométrica. Polinômios: conceito; grau; valor numérico; polinômio nulo; identidade; operações. Equações Polinomiais: conceitos; teorema fundamental da Álgebra; teorema da decomposição; multiplicidade de uma raiz; raízes complexas; relações de Girard.

 

5 FÍSICA

5.1 ESTÁTICA: Noções de cálculo vetorial – conceito e operações com vetores; composição e decomposição de vetores; conceito de força e suas unidades, sistemas de unidades; sistemas de forças; momento de uma força em relação a um ponto; equilíbrio de ponto material e de corpo extenso; centro de gravidade e centro de massa; plano inclinado, e formas de equilíbrio.

5.2 CINEMÁTICA: Conceitos básicos de repouso e movimento de ponto material e corpo extenso – referencial, trajetória, deslocamento, velocidade e aceleração; Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.) – conceito, equação horária e gráficos; Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V.) – conceito, equações horárias e de Torricelli e gráficos; aceleração da gravidade, queda livre e lançamento de projéteis; e Movimento Circular Uniforme (M.C.U.) – conceito e aplicações.

5.3 DINÂMICA: Leis de Newton – aplicações; massa e peso dos corpos; Lei de Hooke; atrito e aplicações; trabalho mecânico, trabalho de forças dissipativas; potência mecânica e rendimento; energias cinética, potencial gravitacional e potencial elástica; energia mecânica e princípio da conservação da energia; impulso e quantidade de movimento, colisões, conservação da quantidade de movimento, e gravitação, leis de Kepler, lei da gravitação universal.

5.4 HIDROSTÁTICA: Pressão e densidade; unidades de pressão e densidade; pressão atmosférica – experiência de Torricelli; princípio de Stevin – vasos comunicantes; princípio de Pascal – aplicações; e princípio de Arquimedes – Empuxo.

5.5 ONDAS/ACÚSTICA: Conceito, natureza e tipos; ondas periódicas, princípio da superposição, princípio de Huygens, reflexão e refração; ondas sonoras, propagação e qualidades do som; propriedades das ondas sonoras – reflexão, refração, difração e interferência. Tubos sonoros.

5.6 CALOR: Calor e temperatura: conceitos, fontes e processos de propagação de calor. Efeitos do calor: mudanças de estado físico. Dilatação térmica de sólidos e líquidos. Termometria. Escalas termométricas e calorimetria. Estudo geral dos gases ideais: equação de Clapeyron, leis da termodinâmica.

5.7 ÓPTICA: Luz – fenômenos luminosos, tipos de fontes e meios de propagação. Princípios da óptica geométrica. Sombra e penumbra. Reflexão – conceito, leis e espelhos planos e esféricos. Refração: conceito, leis, lâminas, prismas e lentes. Olho humano – principais defeitos da visão. Instrumentos ópticos.

5.8 ELETRICIDADE: Conceito e processos de eletrização e princípios da eletrostática. Força elétrica. Campo, trabalho e potencial elétricos. Lei de Coulomb. Capacidade elétrica. Capacitores e associações. Campo elétrico. Linhas de força. Lei de Gauss. Potencial elétrico. Diferença de potencial e trabalho num campo elétrico. Corrente elétrica – conceito, efeitos e tipos, condutores e isolantes. Leis de Ohm, resistores e associações e Ponte de Wheatstone. Circuitos elétricos. Geradores e receptores. Instrumentos de medição elétrica.

5.9 ELETROMAGNETISMO: Ímãs. Fenômenos magnéticos fundamentais. Força magnética e bússola. Classificação das substâncias magnéticas. Campo magnético – conceito e aplicações. Campo magnético de uma corrente elétrica em condutores retilíneos e espiras. Lei de Biot-Savart. Lei de Ampère. Eletroímã. Força magnética sobre cargas elétricas e condutores percorridos por corrente elétrica. Indução eletromagnética. Lei de Faraday. Lei de Lenz.

 

Bons estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bom dia Caio, Para saber sobre os cursos, valores e formas de pagamento, você pode falar com uma de nossas atendentes no chat online, na página principal do site, ok? Bons estudos!
    Natália Scarano em 10/07/17 às 11:12
  • Boa noite prezado(a); Gostaria de saber o preço e a forma de pagamento do curso para o concurso para formação de terceiro sargento da aeronáutica, ficarei agradecido se for respondido, passar bem e grande abraço.
    Caio Luiz de Oliveira Xavier em 09/07/17 às 21:37