Artigo

Como gabaritei exatas nos 3 fiscos estaduais que prestei

Saudações Concurseiras, caro Aluno!

Se você está lendo este texto, há grande possibilidade de você estar na preparação para Concursos Públicos.

Aqui quem fala é o Professor Vinícius Veleda. Sou Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul e Professor de Matemática Financeira do Estratégia Concursos.

Nos parágrafos abaixo contarei um pouco sobre como consegui gabaritar exatas (Matemática, Matemática Financeira, Raciocínio Lógico Matemático e Estatística) em todos os 3 concursos que prestei (e fui aprovado) para Auditor Fiscal da Secretaria da Fazendo dos Estados.

“Ah Veleda, você sempre deve ter sido bom em exatas, deve ser Engenheiro de formação e assim é fácil”.

Esse é o primeiro pensamento que uma pessoa tem quando eu toco neste assunto. Mas sempre contra-argumento com 2 outros pontos.

Primeiro ponto. Então, concurseiro. É verdade sim que eu sou Engenheiro. Mas se essa premissa fosse verdadeira, todos os engenheiros deveriam gabaritar as questões de exatas, certo? Assim como todos os formados em Direito deveriam gabaritar as questões de Direito da prova. E acredito que esta falácia não seja verdadeira. Pelo contrário. Dificilmente alguém vê na faculdade os mesmos tópicos cobrados em questões de Concursos. A sistemática de cobrança é totalmente diferente.

Segundo ponto. Eu nunca tinha visto Direito antes de começar a estudar para concurso público e, mesmo assim, consegui índices acima de 90% em tributário e acima de 85% em Constitucional e Administrativo. E como eu consegui isto?

“Você deve ter estudado muito, professor!”.

Isso mesmo. Não há mistério. Se você quer evoluir em uma matéria ou em uma área específica, você deve estudar MUITO.

“Ah, Veleda. Vim até esse texto para ler o que eu já sei (que eu devo estudar muito)?”.

Parece simples, não é? Mas sem isso nada do que comentarei abaixo irá adiantar ou fazer sentido.
Vamos lá.

Primeira dica

Faça um FORMULÁRIO de cada matéria de exatas que você está estudando.

Já aconteceu com você, ao estudar Estatística e esquecer a fórmula da Variância e demorar um tempo procurando por ela nas suas anotações? Acredito que sim.

Em falar nisso, eu, assim que aprovado nos Concursos, preparei um material (e distribuí gratuitamente para todos os concurseiros) intitulado MEMOREX ESTATÍSTICA. É um compilado das fórmulas que você usará nesta matéria. Se tiver interesse, basta me enviar um email que eu lhe mando.

Voltando à dica. Você precisa ter o Formulário bem detalhado e bem “limpo”. Saber o que significa cada incógnita na fórmula e sua unidade.

E sempre que voltar a estudar tal assunto da matéria de exatas, ler incansavelmente o formulário (na parte em que você estará estudando) e decorar as fórmulas. Infelizmente, sem a “decoreba” em exatas, não há como evoluir.

Segunda Dica

Tenha um resumo de cada aula estudada.

Não precisa ser um resumo grande nem com muitas informações. Você pode até mesmo fazer o formulário junto com o resumo.

Eu sou professor de Matemática Financeira aqui no Estratégia Concursos e essa parte (resumo mais formulário) eu já faço para você. Em TODAS minhas aulas, ao final de cada, eu coloco o tópico “Resumo da Aula” com todas as fórmulas e pequenas partes teóricas que você necessita saber.

Terceira Dica

Treine Muito. Faça muitos exercícios. De posse do resumo e do formulário, você está apto para partir para os exercícios (claro que estou supondo que você estudou a teoria).

Porém, estude com inteligência. Por exemplo, em Matemática Financeira, você estará com o formulário ao seu lado e constatará que Juros Simples é mais tranquilo que Juros Compostos. Não precisa treinar a exaustão Juros Simples. Faça 3, 4 exercícios de cada tópico sobre o tema e concentre sua energia na resolução de exercícios mais complicados e com maior nível de cobrança.

E por favor, NÃO UTILIZE A CALCULADORA. Duvido que você nunca pensou “vou usar a calculadora só hoje porque estou cansado. Mas chegando perto da prova eu treino as contas no papel mesmo”.

Então, repito para o seu bem: não utilize a calculadora. Treine desde já as contas “no braço”. As questões de provas estão cada vez mais complicadas e exigindo mais rapidez na hora da resolução.

Quarta Dica

Se for estudar Matemática Financeira, estude pelo meu material.

Não poderia de deixar esta dica, não é? Preciso puxar sardinha para o meu lado (risos).

Brincadeiras à parte. Escolher um material completo e bem fundamentado é ideal para seus estudos. No meu material eu tento ser o mais didático possível. Sabe essas perguntas retóricas (colocadas entre aspas) no decorrer do texto? Eu as utilizo em meu material para tentar manter um diálogo bem próximo com o interlocutor, no caso, você, caro aluno.

Você irá perceber que as resoluções das questões são todas feitas passo a passo e bem detalhadas. As respostas intermediárias terão um quadrado azul enquanto a resposta final terá um círculo vinho. Tudo bem detalhado e “limpo” para você absorver ao máximo o conteúdo.

E, por fim, se você preferir, assista às vídeoaulas do professor Brunno Lima. Eu mesmo, enquanto aluno e conscurseiro, estudei pelas suas aulas em video. Didática excelente e total preocupação com o entendimento do aluno.

Caso você queira conhecer um pouco mais da minha história, deixarei abaixo duas entrevistas que concedi ao Estratégia no período pós-aprovação.

Depoimento – Aprovado em 16º lugar no concurso SEFAZ RS no cargo de Auditor Fiscal

É isso, futuro colega de profissão. Sei a tarefa árdua que é estudar para concurso. Não é fácil. Nada fácil. Mas garanto: a recompensa é sem igual. Terá valido a pena os sacrifícios e os anos de estudos.

Conte comigo para o que precisar!

[email protected]

“Seja qual for o seu sonho, batalhe, lute por ele, não o espere. Seja diferenciado. Não se sinta superior, seja humilde, mas seja diferenciado. Faça sua vida valer a pena. Crie um ideal para ela e siga a jornada até estar concluída, até ser aprovado! ”

Vinícius Veleda


Confira também: Semana Especial Desmistificando a Matemática

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!

Semana especial: Desmistificando a Matemática para Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.