Artigo

Como fui aprovado em 3 concursos da área fiscal: uma história improvável (c/ entrevista)

Se você acha que vai ler uma história de uma pessoa de foco, fé e organização, pode parar por aqui.

Talvez o máximo que possa lhe oferecer seja um depoimento de um rapaz disperso, inseguro e caótico que teve que trazer essas qualidades para sua vida – por completa falta de opção.

O Início de uma longa jornada

Desde criança, sempre tive uma habilidade para enxergar padrões e projetar o futuro.

Passei minha infância entre duas vidas (pais separados) que não apresentavam muitas opções de dias melhores. Passava uma semana no morro e outra no asfalto. Ambas em um subúrbio carioca, que hoje é um reduto do tráfico de drogas.

Logo cedo entendi o recado: livros, aqui vou eu! E mirei no concurso do Colégio Militar do RJ…

Dediquei uma verdadeira “eternidade” de um verão de férias aos livros. Mas a vida não tardou a me passar o primeiro recado: “estudar não é tão simples, neguinho”.

Esperançoso, abri minha prova de matemática vi algo errado: passei mais da metade da prova tentando decifrar um erro de digitação que se repetiu por várias questões. Pronto, não era um erro, era o símbolo do metro quadrado – “muito prazer”.

Foi a primeira de muitas reprovações de minha vida.

Até que cheguei à 7ª série convicto de que deveria estudar MUITO para entrar no Colégio Naval, da Marinha do Brasil.

E naquele espírito de boa vontade e pouca organização, minha fé em dias melhores foi se esvaindo ao tentar resolver questões de concursos anteriores.

Conhece-te a ti mesmo

Até que um dia, em um gesto doloroso de humildade, reconheci que fui mal alfabetizado. E mergulhei, na biblioteca pública estadual, em apostilas pré-vestibulares que me realfabetizaram desde as operações mais básicas de conjuntos e separação silábica até equações mais complexas.

Dessa vez, foram alguns meses de imersão que resultaram na minha aprovação na turma especial de um cursinho preparatório tradicional, e dali para frente a coisa engrenou.

Faz toda a diferença estar cercado de bons professores, materiais e de uma metodologia eficaz.

Uma prova disso é que, em 1996, aos 13 anos fui aprovado no concurso nacional mais concorrido da minha faixa etária – o tão desejado Colégio Naval!

Mas na Marinha minha desorganização e dificuldade em cumprir horários foram aos poucos me trazendo a consciência de que talvez essa não fosse a melhor carreira para mim…rs

Foi então que em 2002, ainda na Marinha (aspirante da Escola Naval) comecei a folhear os primeiros materiais da carreira fiscal. Entrei em uma turma de “Fiscal Básico” e terminei em 2003, mas parei os estudos por mais de um ano, até que em 2004 retornei aos “elementos do ato administrativo” com toda nostalgia de quem já ouviu falar sobre…rs

Enfim, conciliar trabalho com estudos não é fácil para ninguém, sobretudo para um oficial recém-formado da Marinha (a qual considera a vida fora do trabalho apenas um detalhe perto de tantas tarefas atribuídas a um Segundo-Tenente).

Nessa época, apesar de não conseguir tempo para estudar eu ainda mantinha interesse em um novo concurso, foi então que aproveitei para explorar os assuntos da mente. Pratiquei Yoga e li muito sobre meditação, alimentação para o cérebro, memorização e toda sorte de livros que me permitissem acalmar e expandir os potenciais de minha agitada mente.

Na Área Fiscal

Aos trancos e barrancos, me inscrevi em alguns concursos da carreira fiscal, mas o trabalho conspirava contra. Desde a escala de serviço, até as diversas viagens do navio. O simples gesto de fazer a prova já seria uma vitória…

E dessa fase atribulada guardo as mais diversas “tragédias” de um concurseiro… as quais hoje saboreio com muito humor.

Desde viagens até Manaus que eu sequer terminei de preencher o cartão-resposta (SEFAZ-AM), passando por diversas reprovações por 1 questão (SEFAZ-MG, SEFAZ-RS, SEFAZ-RJ) até bebedeiras frustradas em que dei por certa minha aprovação (ISS-SP)…

Mas, enfim, mais uma vez minha leitura de padrões veio à tona: na Marinha eu não conseguiria passar para fiscal.

E foi então que abri meu coração a toda espécie de concurso. E fui aprovado em um concurso para Agente Administrativo do Ministério da Saúde. Cuja jornada era de 30 horas semanais (mas era remunerado com menos da metade do salário que eu recebia nas Forças Armadas)

Apostando todas as fichas

Então minha posse no cargo foi em Abril de 2006, onde desempenhei atribuições em uma farmácia hospitalar com toda a alegria. Apesar de ser uma função bem menos pomposa que a de um oficial de marinha.

Agora estava armado meu próprio circo “concurseiro do fim do mundo”.

Quando – após vender meu carro e alugar uma quitinete na zona portuária do Centro do Rio de Janeiro – só me restaram os estudos.

Mas confesso que senti medo depois de um tempo estudando, entretanto todas as minhas fichas já estavam apostadas sobre o tabuleiro – não havia retorno

Passei por uma temporada extenuante de 7 meses intensos de estudos, quando me tornei de fato competitivo. Nesse momento utilizei todo o conhecimento e experiência adquiridos sobre os atalhos e possibilidades da mente.

E foi assim que entrei de cabeça nos simulados.

No início, meu nome figurava entre os últimos colocados, e após melhorar meu rendimento, e conseguir durante algumas rodadas as primeiras colocações… até que minha hora chegou: fui aprovado como Auditor Fiscal na SEFAZ-CE!

Novo revés

Mas outra temporada de erros se sucedeu após essa fatídica notícia. Doei todo o material, me desliguei de tudo que pudesse me conectar aos concursos…muito antes da nomeação. A qual só ocorreu após longos 2 anos e meio.

Entretanto na época me dediquei levianamente à cultura e arte cariocas, em detrimento da enxurrada de concursos que passavam diante de mim.

E o mais curioso é que quando fui finalmente nomeado Auditor Fiscal do Ceará, já havia retomado (mais uma vez) aos estudos…

Até que, enfim, fui lotado em um posto fiscal do interior de pouco movimento, fato que me permitiu entrar em outro profundo mergulho nos estudos.

E como quem já conhece o caminho da batalha, minha história teve outra reviravolta: fui aprovado como auditor fiscal no ISS-RJ (prefeitura) e SEFAZ-RJ (estado) e convocado para tomar posse em ambos!

Novos Ciclos

E num dia inesquecível, saí da maternidade (após o nascimento do meu primeiro filho) para assinar o termo de posse no Estado (SEFAZ-RJ), onde hoje trabalho como o homem mais feliz do mundo.

Além disso, agora no Coaching do Estratégia tenho a oportunidade de compartilhar dessa experiência com dezenas de alunos e ajudá-los a fazer essa mesma travessia.

Enfim, aquele neguinho que tinha tudo para ter uma vida muito dura, acreditou que tudo poderia ser diferente – e foi.

E você, que vida escolherá? Assista a entrevista realizada no Canal do Estratégia Concursos, onde trago outros detalhes dessa improvável história.

 
coach Rafael Moreno

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns!!!! Sua perseverança vai inspirar muita gente como eu. Já admirava seu conteúdo com um toque descontraído na comunidade do telegran. Agora fica aqui minha admiração e todo meu respeito pela sua história. Você é um vencedor e hoje inspiração para muitos de nós!
    Priscila em 20/07/20 às 08:07
  • Que alegria poder ler essa sua história!
    Rose em 12/07/20 às 22:00
  • Gostei muito!
    Cristiane Passos em 09/07/20 às 00:03
  • Parabéns!! Você é um exemplo a ser seguido. Sinônimo de resiliência.
    Amanda Lessa em 08/07/20 às 15:32
  • Emocionante e inspirador. Parabéns!!!!!
    Anna Flávia em 06/06/20 às 18:24
  • Cara, arrepiei com sua história e não contive em lágrimas!! Lágrimas de alegria por vc ter mudado sua história e pela coragem que teve em decidir pelo pior para conseguir o melhor, o famoso: "Piorar para melhorar". PARABÉNSSS!!!! Obrigada por dividir conosco sua trajetória de medo, angústia, coragem e conquistas!!!!
    Rosangela Barobsa em 20/02/20 às 14:22
  • Meus Parabéns! Trabalhar FELIZ é simplesmente um privilégio de poucos! Espero com tua ajuda chegar lá!! ;-)
    Marina em 27/07/18 às 14:29
  • onde trabalha FELIZ DA VIDA até os dias atuais. Essa frase é tudo. Parabéns.
    Edson Silva em 16/05/18 às 12:28
  • Obrigado pelo retorno e continue escrevendo . Os concurseiros agradecem
    Anderson em 27/03/18 às 14:25
  • Olá Anderson, bem, na época que pratiquei Yoga, tinha um tempo razoável livre (trabalhava em escala de plantão) eu fazia aulas de 1 hora no máximo (2 vezes por semana), e fazia uma malhação bem caseira mesmo (porém muito intensa, com barra horizontal, flexão de braços, polichinelos, e subidas nas escadas do condomínio... coisa de 20 min no máximo. Ou seja essas atividades não tomavam muito tempo dos meus estudos, e davam muito pique para os estudos. E quanto ao foco, infelizmente não...rs Já fiz de tudo um pouco (Agências reguladoras, Receita Federal) antes de me especializar em ICMS e ISS, confesso que fui um pouco tomado pela pressa da aprovação. Mas de certa forma, funcionava bem pra mim, meu rendimento sempre foi melhor com edital na praça. Tudo passa por uma análise individual do "conhece-te a ti mesmo". Mas o foco é SEMPRE MUITO BEM VINDO.
    Rafael Moreno em 26/03/18 às 19:45
  • Rafael como vc concilia yoga, atividade fisica e estudos? Vc estudava apos trabalho? Vc focou desde inicio nos fiscos estaduais e municipais? Abracos
    Anderson em 16/02/18 às 05:11
  • Poxa, comentário exemplar, parabéns.
    Marcos em 16/11/17 às 23:06
  • Inspirardor! Parabens
    Joelma em 22/10/17 às 07:09
  • Parabéns Rafael, o seu depoimento me deixou muito motivado.
    George Lourenço em 17/10/17 às 16:08
  • Excelente história parabéns pela força e dedicação professor. Uma injeção de ânimo para me.
    Marcilene em 16/10/17 às 06:53
  • É o tipo de depoimento que traz alento para quem está quase desistindo.
    Misleine em 15/10/17 às 11:11
  • Parabéns e obrigada por compartilhar sua história conosco. Vou me inspirar em você!!!
    JOANA THY em 13/10/17 às 07:12
  • Obrigado, Carolina. Cada escolha, uma renúncia. "Somos somente paz e amor, e todo Universo conspira a nosso favor." Sucesso!
    Rafael Moreno em 12/10/17 às 20:11
  • Que depoimento emocionante. Me chamou a atenção a sua renúncia de uma carreira militar prestigiada e reconhecida, porém, que te engessava e não permitia você alçar voos mais altos. Parabéns!
    Carolina Souza em 12/10/17 às 19:27
  • Excelente depoimento! Parabéns!
    Daniel Burlet em 11/10/17 às 20:15
  • Poxa Rafael, que história de batalha! Parabéns! Atualmente vivo situação semelhante a que passaste, quando deixaste a carreira na Marinha, para assumir outra função menos valorizada pela sociedade. Mas na verdade, isso é uma analogia, onde você deu um passo para trás, não para retroceder na vida, mas para tomar impulsão e ir mais longe, um salto maior. Show de bola! Abraços!
    Ricardo de Melo em 11/10/17 às 14:36
  • Valeu Márcio, grande abraço meu camarada!!!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 10:26
  • Esse é um grande conselho que dou a quem está na jornada. Estude até a posse! Até pq, depois da primeira aprovação o "time ganha confiança" e a coisa toda flui com bem mais facilidade. As outras aprovações demandam bem menos energia, você faz a prova com mais calma, etc...
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 10:24
  • Desistir é uma questão tão psicológica quanto matemática: Por exemplo (eu fui pobre por muito tempo então só consigo projetar meus exemplos na pobreza...rs) Você está em um ponto de ônibus por 20 minutos e já passou o ônibus de todo mundo, menos o seu. O ponto já esvaziou, entraram outras pessoas e você continua lá- de pé. A chance de você ir embora e caminhar até outro lugar para pegar outra linha de ônibus e SEU ÔNIBUS PASSAR LOGO EM SEGUIDA é maior a medida que você passa mais tempo no ponto. Então permanecer no ponto é mais inteligente e racional. Força na remada! Sucesso
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 10:22
  • Exatamente...rs Acredite a recompensa é MUITO MAIOR que tudo isso que passamos... Força na remada!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 10:17
  • Obrigado Marcelo Força na remada! Sucesso!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 10:16
  • Pois é, Ana. No mundo dos concursos a maioria das pessoas aparenta ser mais inteligente e preparada do que realmente é... Não se deixe impressionar pelos sabichões das turmas presenciais e fóruns da vida...rs Sucesso
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 10:16
  • Obrigado Arthur! Somos somente paz e amor e todo universo conspira a nosso favor.
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 10:13
  • Isso aí, venha e faça da sua biografia uma fonte inspiradora também. Sucesso
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 10:12
  • Pois é, sentia falta de depoimentos de pessoas reais, como eu, você e tantas outras por aí. Força na remada! Sucesso
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 10:12
  • Certamente nada mais clichê: "no pain, no gain". Mas é a pura verdade. Sucesso aspirante! Estamos te aguardando...
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 10:10
  • Pietro, cada um tem a sua história e seu olhar do mundo. Minha vida no mundo civil está ótima segundo minhas crenças, tenho tempo para ficar com meus filhos e um regime de trabalho muito bom. Poder e porte de arma nunca estiveram entre minhas prioridades. Mas pode ser que isso seja importante para outras pessoas. Veja bem, não sou ingrato com a Marinha - pelo contrário - a ela devo meus melhores amigos e minha excelente formação acadêmica. Mas não tenho o perfil para vida militar.
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 10:09
  • Exato Cristiano, para o bem vencer, precisamos nos posicionar! E para estar em uma posição para fazer a diferença, só estudando, empreendendo, ou se politizando. O estudo foi meu acesso e poderá ser o seu também! Sucesso!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 10:05
  • Ah Flavinho... Obrigado pelo carinho. E você está a cada dia mais bonito, com esse cabelo...rs Forte abraço!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 10:03
  • Então vai lá Josenildo e faça sua própria história inspirar pessoas também! Sucesso!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 10:01
  • Que bom que tenha inspirado você... Pelo menos serviu de algo tanta desgraça...kkkkk Sucesso!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 09:59
  • Nada é impossível, até que alguém duvide e prove o contrário. Sucesso!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 09:57
  • Simbora nego...rs Força na remada!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 09:56
  • Ótima síntese. Eu não teria resumido melhor... Sucesso!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 09:55
  • É isso aí Alexandre, sei quem você é... sei que seus desafios também não são nada fáceis. Mas você não só aguenta, como vai superar e contar de peito aberto sua história e inspirar outras pessoas nessa jornada... Sucesso meu camarada!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 09:52
  • Concurseiro sem desgraça, não tem graça...rs Sucesso!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 09:50
  • Estamos ansiosos por mais depoimentos! Sucesso!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 09:49
  • Eimar, torço para que encontre as forças necessárias para essa empreitada. No final das contas, a recompensa é MUITO MAIOR que o sacrifício. Sucesso!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 09:49
  • Muito obrigado Sucesso!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 09:46
  • Ótima síntese! Força na remada!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 09:45
  • Grato pelas lindas palavras...
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 09:45
  • Certamente, o tempo é nosso bem mais precioso. Nossa percepção do tempo depende do nosso nível de concentração. Técnicas de leitura dinâmica ajudam muito nisso. Mal temos tempo para divagações...rs Sucesso
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 09:43
  • Legal Haroldo! Nosso cérebro tem um poder incrível! Cultivar pensamentos positivos é uma maneira de regar as boas sementes. Sucesso!
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 09:41
  • Ipaumirim (6 meses) e Pereiro (2 anos)
    Rafael Moreno em 11/10/17 às 09:39
  • Fico Feliz por sua árdua jornada. Também sou carioca e trabalho no Governo de Rondônia, apesar de passar para o Quadro Federal, e apesar dos 35 anos de carreira e 58 anos de idade, não me sinto satisfeito. Na minha concepção quero ainda expandir meus horizontes, ou seja, pra estudo não existe idade, e sim, força de vontade.
    ivan Alves em 10/10/17 às 16:25