Artigo

Como fazer marcações de qualidade

Olá, concurseiros!

A habilidade de fazer marcações é fundamental para quem está num estudo de médio ou longo prazo. Elas permitem preparar seu material para revisões e permitem poupar um grande tempo na preparação. Fazer resumos escritos toma muito tempo. Já as marcações, rápidas e fáceis, permitem que você vá direto aos pontos difíceis quando quiser revisar. Ao revisar, é só reler as marcações.

Mas esse assunto gera muita insegurança em quem está iniciando os estudos para concurso. Como marcar? Marcar muito? Só títulos e palavras-chave?

Pensando nisso, a nossa querida coach, Silvana Diniz, gravou o vídeo abaixo. Confira! =)

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Anna! Sugiro utilizar o programa Foxit. Abs!
    Diogo Moreira em 11/02/16 às 20:58
  • Professor, gostaria de saber como funciona o coaching, bem como valores e se teria disponibilidade. Obrigada
    Anne em 24/01/16 às 11:49
  • Boa noite Diogo. Minha dúvida é como fazer marcações nos pdfs estudando pelo computador. Poderia me orientar como fazer? Obrigada.
    Anna Lívia em 21/01/16 às 19:14
  • Excelente dica, professor! Também faço como o Rodrigo. No início, para as matérias com as quais nunca tive contato, as marcações são maiores. Porém, com o passar do tempo, quando vou entendo melhor o conteúdo, as minhas marcações vão sendo revisadas e, na maioria das vezes, diminuídas. Abraços!
    Diego Henrique em 21/01/16 às 16:38
  • Hahaha olá, Melina! Obrigado! Pois é, esse fim de ano foi muito agitado. Mas agora estou de volta ;) Abraço!
    Diogo Moreira em 21/01/16 às 10:35
  • Olá, Rodrigo! Eu não poderia ter dito melhor, é isso aí! Abs!
    Diogo Moreira em 21/01/16 às 10:35
  • Olá, Renata! É pouco comum rsrs. Se não estiver tomando muito tempo, não tem problema! Abs!
    Diogo Moreira em 21/01/16 às 10:34
  • Bom dia! Respondido por email! Abs!
    Diogo Moreira em 21/01/16 às 10:33
  • Você estava sumido! Estava sentindo falta dos vídeos! Que bom que está de volta..
    Melina em 21/01/16 às 08:55
  • Excelente dica! Conforme mencionado, realmente a experiência de marcação só vem com o tempo. Porém, com um direcionamento como este, podemos encurtar este tempo! No próprio exemplo do vídeo, eu tenho usado as marcações mais longas para aquelas matérias com as quais eu nunca tive contado. Assim, as primeiras revisões levam um pouco mais de tempo (mas preciso deste texto um pouco mais completo). A medida que o domínio da matéria vai aparecendo, faço novas marcações, estas mais curtas. Assim, só dou aquela "pincelada" para revisar realmente os pontos chaves. Ótimo post.
    Rodrigo em 21/01/16 às 08:31
  • Obrigada professor! Dica valiosa. Minhas marcações faço a lápis primeiro e depois conforme o meu entendimento vou diminuindo ou aumentando os grifos. É correto?
    Renata em 20/01/16 às 11:43
  • Bom Dia Prof. Diogo Moreira, Neste momento estou pesquisando os cursinhos, professores, metodos, etc... para iniciar minha jornada de estudos. Nunca estudei para concurso antes. Sou disciplinada e dedicada mas preciso de orientacao. Nao tenho conhecimento sobre tecnicas de estudo, tenho duvidas sobre a diferenca entre os cargos, falta de conhecimento das atividades de cada orgaos publicos. Desse jeito fica dificil focar em uma carreira... Acho que o servico de coaching é o que estou precisando e me ajudará a nao perder tempo e economizar dinheiro. Gostei do seu video e imagino que por voce ser formado em psicologia voce seja um otimo instrutor. Voce teria disponibilidade neste momento para me acompanhar? Atenciosamente, Vanessa
    Vanessa Fonseca em 20/01/16 às 11:05