Artigo

Como Estudar TI para SEFAZ DF?

Olá, Estrategista!

Se você chegou até aqui é porque você ainda não se sente seguro quanto ao assunto de Tecnologia da Informação que será cobrado na prova do SEFAZ-DF. Ou ainda, está procurando uma orientação sobre como estudar informática para SEFAZ-DF de forma produtiva. O edital acabou de sair do forno e este é o momento certo para conhecer um pouco mais sobre o conteúdo e definir uma trilha para assimilar o conhecimento de forma otimizada.

Primeiramente, vamos reorganizar o conteúdo em dois blocos:

INFORMÁTICA:

1 Conceitos básicos de informática, componentes funcionais de computadores (hardware e software), periféricos e dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados. 2 Conceitos básicos de sistemas operacionais, características dos principais sistemas operacionais do mercado (Windows e Linux). 3 Noções dos ambientes Microsoft Office e BR Office. 4 Conceitos, funções e aplicações de Intranet e Internet. 5 Navegadores. 6 Correio eletrônico. 7 Conceitos e funções de aplicativos de editores de texto.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:

8 Gerência de Projetos. 8.1 Conceitos. 8.2 Processos do PMBOK.

9 Gestão de Processos de Negócio. 9.1 Modelagem de processos. 9.2 Técnicas de análise e modelagem de processo.

10 Gerência de Serviços de TI. 10.1 Fundamentos da ITIL® (Versão 3).

11 Banco de dados. 11.1 Conceito: entidade, atributos, relacionamentos e cardinalidade. 11.2 Modelagem de dados relacional. 11.3 Modelagem de dados multidimensional. 11.4 Conceitos e estratégias de implantação de Data Warehouse, OLAP, Data Mining, ETL e Business Intelligence.

12 Segurança da informação. 12.1 Conceitos básicos. 12.2 Plano de continuidade de negócio. 12.3 Noções sobre criptografia, assinatura digital e autenticação. 12.4 Certificação digital. 12.5 Auditoria, vulnerabilidade e conformidade.

Aproveitamos o embalo e fizemos uma análise das últimas questões de TI da área fiscal com os assuntos listados acima e chegamos ao seguinte gráfico, após catalogar 407 questões:

TI para SEFAZ DF
questões de TI SEFAZ

Consideramos que você já domina o conhecimento de informática, pelo menos de forma parcial. Nosso foco nas próximas linhas será em mostrar um passo-a-passo para os seus estudos tentando apresentar sugestões de estudos de acordo com o seu grau de maturidade no conteúdo. Sem mais delongas… vamos ao primeiro tópico:

Gestão de projetos (PMBOK)

Que tal fazermos um projeto visando sua aprovação no SEFAZ-DF? Afinal de contas, um projeto é um esforço temporário (Fev/2020) para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo (sua aprovação)! Nesse primeiro momento, sugiro que você defina os objetivos mensuráveis e critérios de sucesso – esses pontos devem estar presentes no termo de abertura do projeto. O termo também dá poderes ao gerente de projeto, autoriza sua existência e lista as partes interessadas.

Não se preocupe com quem será o gerente deste nosso projeto imaginário. Eu quero que você perceba que o PMBOK tem uma estrutura definida dentro de alguns elementos. São diversos processos que recebem algum valor como entrada e geram alguma saída. Para elaboração dessas saídas, algumas técnicas são utilizadas. Técnicas como a definição do caminho crítico executada durante o processo de elaboração do cronograma.

O método do caminho crítico visa estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma. Esse é um dos principais tópicos que aparecem em concurso público. E o que mais é considerado relevante dentro do assunto? Vejamos a tabela abaixo:

PMBOK – Questões CESPE

Veja que ferramentas e técnicas aparecem em terceiro lugar no ranking das questões do CESPE para as áreas fiscal e de controle. À frente dele, temos os conceitos básicos e a relação entre áreas de conhecimento e grupos de processos (líder isolado – se fosse Diego que estivesse escrevendo esse artigo ele diria que parece o Flamengo). Para esse ponto você precisa DECORAR o seguinte organograma que lista todos os processos por área e grupo. Imprima a figura e decore uma área de conhecimento por dia.

organograma processos por área

Resumindo, PMBOK é um assunto que não é complexo, mas é gigantesco. Ele exige, infelizmente, alguns decorebas, principalmente em relação aos processos e como eles se posicionam na matriz de áreas de conhecimento. Em seguida, será necessário decorar alguns conceitos básicos e técnicas/ferramentas. Faça uma lista dos principais conceitos ao longo dos seus estudos. Vejamos um exemplo:

Conceito

Operações x Projeto: As operações são esforços contínuos que geram saídas repetitivas. Diferente da natureza contínua das operações, os projetos são esforços temporários, empreendidos para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Ferramentas e técnicas

Diagramas de rede do cronograma do projeto: um diagrama de rede do cronograma do projeto é uma representação gráfica das relações lógicas, também chamadas de dependências, entre as atividades do cronograma do projeto.

Estrutura analítica do projeto (EAP): é a decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas exigidas.

Método do Caminho Crítico (Critical Path Method – CPM): é uma técnica de análise de rede do cronograma usada para determinar a flexibilidade na elaboração de cronogramas (a quantidade de folga) nos diversos caminhos lógicos de rede do cronograma do projeto e para determinar a duração mínima total do projeto.

A grande questão do PMBOK é decorar! Infelizmente! ?Você pode entender que existe uma lógica entre os processos, mas você precisa armazenar os conceitos básicos, os processos (as áreas do conhecimento e grupos de processo) e as ferramentas e técnicas mais relevantes. E como descobrir quais são os tópicos mais relevantes na visão do CESPE? Fazendo questões! Faça e refaça as questões de PMBOK do CESPE.

Gestão de processo de negócio

Agora que você já sabe como gerenciar um projeto, deve definir seu processo de estudos. Seu processo de ter eventos, tarefas e pontos de controle que vão definir os caminhos a seguir a depender do seu estado. É possível modelar um processo de estudos que possa iniciar todos os dias pela manhã e finalizar no final do dia. A gestão de processo vai estabelecer um conjunto de ações que devem ser feitas para construir esse processo e um padrão de desenho para construir o fluxo.

Ao estudar esse assunto, você precisar conhecer os conceitos básicos de análise (AS-IS) e desenho de processos (TO-BE). Outro ponto que o CESPE tem cobrado é a notação BPMN (Business Process Model and Notation). Todo esse conteúdo encontra-se no CBOK, mas você não precisa ler as mais de 300 páginas do livro. Imprima o poster abaixo (baixe pelo link, por conta da resolução do arquivo), e use para responder as questões de BPMN – além, é claro, do nosso material ;)

BPMN para SEFAZ DF
BPMN Esquematizado para SEFAZ-DF

O Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. A análise de processo procura descrever o estado atual do processo (AS-IS) e indicar possíveis gargalos. Esses gargalos serão tratados durante o desenho do processo (TO-BE).

ITIL (Information Technology Infrasructure Library)

ITIL SEFAZ-DF

ITIL é uma biblioteca, nela temos 5 principais livros. Você não é louco de tentar ler todos eles. Os conceitos que aparecem nas provas são quase sempre os mesmos. Eles se baseiam na organização dos processos e nas funções de cada um deles. Quando eu estudava ITIL para concursos, eu usava uma técnica de memorização com desenhos. Ao lado de cada processo eu desenhava a coisa mais absurda que poderia me ajudar a lembrar das palavras-chave. Depois eu usava um papel para esconder o texto e tentava lembrar do processo apenas pelas figuras. Funcionou muito bem comigo! A figura abaixo mostra os processos por publicação.

Banco de dados (BD)

Resolvemos separar, para fins de organização, os conteúdos de Banco de dados e Business Intelligence (BI). Observe o gráfico abaixo com a distribuição dos temas associados aos dois assuntos. Os 4 primeiros tópicos são de BI, já os dois seguintes são de BD.

questões banco de dados
Questões CESPE – Área Fiscal e Controle

O projeto de banco de dados está relacionado ao passo-a-passo estabelecido para a criação de uma estrutura que permita armazenar os dados em um computador. Esse processo começa com os requisitos de alto nível e com a definição de quais dados devem ser armazenados. Nas etapas iniciais, o nível de abstração é alto e você se concentra em criar um modelo de dados que seja entendido pelos usuários de negócio.

Em um segundo momento, você deve diminuir o nível de abstração e descrever os dados na forma como eles serão armazenados.

Business Intelligence (BI)

Em poucas palavras, Business Intelligence é um processo para recolher e tratar informações que ajudarão a gestão de um negócio. Dica para vocês: esse assunto está na moda (ainda mais para concursos fiscais). A ideia aqui é que o gestor de uma organização utilize ferramentas que o auxiliem na hora de tomar decisões. Esse é um assunto bastante interessante e instigante – diferentemente dos assuntos de governança (ITIL e PMBOK), aqui as perguntas são mais inteligentes e menos decorebas. A nossa aula, modéstia às favas, está muito bacana e foi bastante elogiada pelos alunos. Tudo que você precisa saber estará lá explicado de forma completa e repleta de exemplos.

Segurança da informação

Se você já estudou informática para concursos você já deve ter condições de responder boa parte das questões de segurança da informação. Os conceitos básicos já devem estar sedimentados. Neste ponto você deve focar numa revisão de criptografia, certificado digital e assinatura digital. Fica faltando apenas o conteúdo de auditoria, vulnerabilidade e conformidade. Este ponto, por ser algo mais recente, sugiro que você leia a aula do curso de TI para Sefaz-DF. Serão páginas valiosas que farão você ir para prova tranquilo(a) por ter coberto todo o conteúdo de TI.

Prova do ICMS-RS

No início de 2019, tivemos a prova de ICMS-RS, aplicada pelo CESPE com 26 questões de Tecnologia da informação. Vejamos como o CESPE dividiu as questões da prova dentre esses assuntos. Perceba que, dos assuntos abaixo, apenas COBIT não está presente no edital da SEFAZ-DF. (O percentual ultrapassa 100% porque tivemos questões de dois assuntos simultâneos).

Assunto Quantidade de
questões
Percentual
PMBOK 4 15%
Gestão de TI – ITIL + COBIT 8 30%
Processos de Negócio 3 (Todas de BPMN) 12%
Banco de dados 7 27%
Segurança da Informação 6 23%

Se você está lendo essas últimas considerações do artigo, parabéns! O primeiro passo do seu estudo de TI para a SEFAZ-DF já foi dado! Você está focado e no caminho certo rumo à aprovação. Deixaremos abaixo alguns links que podem ser úteis.

  1. Curso de TI para o SEFAZ-DF (conteúdo completo de forma detalhada e com a melhor explicação do mercado! Escrito pelo prof. Diego Carvalho, com videoaulas dos profs. Fernando Pedrosa, Renato da Costa e Thiago Cavalcanti)
  2. Passo Estratégico para o SEFAZ-DF (roteiro de revisão orientado a dados)

Qualquer dúvida estamos às ordens,

Thiago Cavalcanti (com a colaboração e revisão de Diego Carvalho)

ASSINATURA ILIMITADA

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns pela análise professor! Sensacional!!
    Junior em 19/09/19 às 09:59
  • Análise Excepcional !!! Parabéns professor !
    Bruno em 18/09/19 às 01:22