Artigo

Como estudar para Investigador e Papiloscopista da PC-PR na reta final

Confira como estudar para Investigador e Papiloscopista da PC-PR nessa reta final com base no perfil da banca examinadora.

Olá, futuro Policial Civil!

Dando continuidade às dicas sobre o concurso da Polícia Civil do Estado do Paraná que se avizinha, chegou a hora de falarmos sobre como estudar para Investigador e Papiloscopista da PC-PR nessa reta final.

Não deixe de conferir nossa nossas dicas tangentes ao cargo de Delegado de Polícia desse mesmo certame.

Pois bem, primeiramente, vale lembrar que o certame oferece um total de 400 vagas de provimento imediato, distribuídas entre os seguintes cargos:

  • Delegado: 50 vagas
  • Investigador: 300 vagas
  • Papiloscopista: 50 vagas

A banca examinadora é o Núcleo de Concursos da UFPR (NC – UFPR) e todos os detalhes do concurso podem ser conferidos no edital.

A prova preambular objetiva e a prova de conhecimentos específicos do concurso estão previstas para ocorrerem na mesma data, qual seja, 26/07/2020. Sendo assim, o momento é de se intensificar a preparação.

Vamos trazer algumas informações para orientá-lo sobre como estudar para Investigador e Papiloscopista da PC-PR nessa reta final.

O estudo de reta final para Investigador e Papiloscopista

Nunca é demais lembrar que o estudo para concursos deve ser enfrentado como uma maratona completa, e não uma corrida de 50 metros. Significa dizer que o concursando (atleta) deve manter-se em bom ritmo durante a preparação, que leva algum tempo, mas sem queimar todas as energias no início.

E nesse passo, como toda maratona chega a seus últimos metros, momento de dar o sprint final, a preparação para concursos também alcança o ponto em que se faz necessário intensificar os estudos para conquistar a pontuação que vai garantir a aprovação.

Temos na publicação do edital o marco que anuncia a esse momento de “dar o último gás” para alcançar o objetivo.

Pois bem, o candidato que vinha estudando para concursos da área policial deve agora ter como alvo seu próximo desafio, o concurso da Polícia Civil do Paraná, adaptando sua preparação às peculiaridades desse certame.

Dito isso, é necessário entender uma verdade: o estudo rotineiro para concursos não deve ser pautado na mesma estratégia que a preparação de reta final, ou seja, após a publicação do edital, com a iminência da realização das primeiras fases do certame, é necessário adotar planejamento diverso e mais intenso.

São diversas as técnicas que podem ser empregadas na preparação de reta final. Vamos focar naquelas que melhor se aplicam ao concurso para Investigador e Papiloscopista PC-PR.

O planejamento deve ser pautado em dois pilares:

  • Análise atualizada da banca examinadora (Núcleo de Concursos da UFPR); e
  • Temas atualizados de cada disciplina.

Da mesma forma como alertamos quando da análise do concurso para o cargo de Delegado, não podemos nos basear no último certame de Investigador e Papiloscopista PC-PR devido ter se realizado há bastante tempo, não servindo mais de parâmetro para o atual concurso.

Prova preambular objetiva e prova de conhecimentos específicos – Investigador e Papiloscopista PC-PR

Ambas as etapas se realizarão em mesma data, somando-se o total de 100 questões, distribuídas da seguinte forma:

  • Prova preambular objetiva: 45 questões
  • Prova de conhecimentos específicos: 55 questões

Vamos apresentar dados que irão lhe ajudar na elaboração do seu planejamento final, indicando como estudar para Investigador e Papiloscopista da PC-PR.

Mas vale sempre o alerta! Não é indicado estudar apenas os assuntos mais cobrados, bem como somente as disciplinas que contemplam maior número de questões.

Um erro fatal cometido por muitos alunos é entender essa espécie de análise como uma orientação para estudar apenas os temas mais cobrados, ignorando os demais.

A experiência na observação de concursos nos faz perceber que, em verdade, as disciplinas consideradas periféricas pela maioria têm se mostrado decisivas quanto à aprovação ou reprovação, sobretudo em fases de questões objetivas.

Portanto, entenda: ter conhecimento dos assuntos mais cobrados, indicativos de uma tendência, é extremamente importante para o candidato traçar seu planejamento estratégico na reta final.

Conhecer seu “oponente” – banca examinadora – antes da batalha é estratégia indispensável.

Entretanto, não se iluda pensando que estudar apenas as disciplinas com maior número de questões e assuntos mais cobrados será suficiente para sua aprovação!

Prova preambular objetiva

Será estruturada da seguinte forma:

Como estudar para Investigador e Papiloscopista PC-PR - objetiva
Prova preambular objetiva – Investigador e Papiloscopista PC-PR

Língua Portuguesa

Língua Portuguesa foi objeto de cobrança dos últimos concursos aplicados pela banca NC – UFPR permitindo-nos traçar um perfil atualizado dos examinadores dessa disciplina.

Vale lembrar que os dados obtidos indicam uma forte tendência do a banca mais tem “gostado” de cobrar, não significando que essa realidade se repetirá no concurso da PC-PR.

Inobstante, esses dados foram obtidos através das provas aplicadas pela NC – UFPR nos anos de 2018 a 2020. Portanto, nos oferecem um diagnóstico bastante considerável.

Como estudar para Investigador e Papiloscopista PC-PR - Língua Portuguesa
Língua Portuguesa – NC – UFPR

Informática

A disciplina de Informática também tem sido cobrada nos últimos concursos da NC – UFPR, entregando-nos dados suficientes para traçar o “perfil” da banca de maneira mais fidedigna.

Vejamos os índices de cobranças mais recentes:

Como estudar para Investigador e Papiloscopista PC-PR - Informática
Informática – NC – UFPR

Raciocínio Lógico

Em análise às últimas provas elaboradas pela banca NC – UFPR, percebe-se que o conteúdo de Raciocínio Lógico é bastante rico, sendo objeto frequente de cobrança pela banca.

Nesse cenário, a dica é que se dê uma atenção especial nos estudos de Raciocínio Lógico.

Vamos aos índices:

Como estudar para Investigador e Papiloscopista PC-PR - Raciocínio Lógico
Raciocínio Lógico – NC – UFPR

Prova de conhecimentos específicos

Essa etapa seguirá a seguinte estrutura:

Como estudar para Investigador e Papiloscopista PC-PR - conhecimentos específicos
Prova de conhecimentos específicos – Investigador e Papiloscopista PC-PR

Vamos à análise das disciplinas.

Noções de Direito Administrativo

Analisando estritamente os assuntos elencados no edital, cobrados nos últimos certames elaborados pela NC – UFPR, temos os seguintes índices:

Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Administrativo – NC – UFPR

Noções de Direito Constitucional

Atenção! Analisando os assuntos que serão cobrados no concurso de Investigador e Papiloscopista da PC-PR de forma estrita, observamos que nos últimos certames elaborados pela banca examinadora NC – UFPR, apenas alguns pontos caíram em provas recentes. Vejamos:

Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Constitucional – NC – UFPR

Isso não significa que você deve estudar apenas esses assuntos.

O conteúdo programático de Noções de Direito Constitucional é consideravelmente mais extenso e a probabilidade de serem cobrados assuntos que estão no edital e que não apareceram nos últimos concursos da banca é grande.

Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Legislação Penal Especial

No tocante à disciplina de Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Legislação Penal Especial, não há como traçarmos um perfil atualizado dos examinadores da banca NC – UFPR, pois tais disciplinas não foram cobradas nos certames organizados pela banca em tempos recentes.

Analisar provas muito longínquas torna-se um tanto temerário nesse cenário, pois essas provas já não indicam mais as características atuais da banca e de seus examinadores (possivelmente já substituídos).

Portanto, a dica é que se estude essas disciplinas pautando-se nos assuntos que mais têm relação com as carreiras Policiais, mormente as de Investigador e Papiloscopista, conforme orientação dos professores do Estratégia.

Ademais, treine com questões de concursos mais recentes que cobraram tais disciplinas.

Discursiva – texto dissertativo-argumentativo sobre tema atual

Ainda do conteúdo da prova de conhecimento específico, o candidato para os cargos de Investigador e Papiloscopista da PC-PR terá de elaborar texto dissertativo-argumentativo sobre tema atual.

Conforme a própria definição dada pelo edital, em se tratando de cobrança sobre “tema atual”, analisar os temas anteriormente cobrados pela banda NC – UFPR de nada adiantaria.

Todavia, perceba que a pontuação atribuída à fase discursiva é riquíssima – 30% da pontuação desta etapa do concurso está aglutinada nessa prova.

Portanto, foque nos temas indicados pelos professores do Estratégia Concursos, especialistas atualizados e acostumados a cravarem os temas de provas discursivas de concursos públicos.

PACOTE TEÓRICO + PASSO ESTRATÉGICO PC-PR
INVESTIGADOR E PAPILOSCOPISTA

Se você está se preparando para o concurso da Polícia Civil do Paraná, não deixe de conferir os cursos de reta final do Estratégia.

Lembre-se: com Estratégia e dedicação, a aprovação é questão de tempo!

Boa prova!!!

Rafael Gomes
Delegado de Polícia Civil
Instagram: @rafael.sgomes

Assinatura Anual Ilimitada

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelente texto.
    Daniele em 03/06/20 às 20:32