Artigo

Como estudar os tópicos de espanhol para a prova da PRF

Estude estes tópicos de espanhol para a prova da PRF e melhore seu desempenho na resolução de questões cobradas pela banca examinadora.

Olá, queridos, tudo bem?

Como sabemos, publicou-se, na manhã dessa última sexta-feira, o Regulamento da Polícia Rodoviária Federal, que prevê o próximo concurso da PRF. As inscrições para a prova começarão em 25/01/2021, sendo aplicadas as provas objetiva e discursiva em 28/03/2021.

Como já esperávamos, o Cebraspe é a banca organizadora do concurso. Este artigo pretende auxiliar você, nos estudos de Língua Espanhola, considerando questões já cobradas. Isso para que se tenha noção de como estudar os tópicos de espanhol para a prova da PRF.

Espanhol para a prova da PRF: 5 tipos de questões cobradas

1. A interpretação de texto em provas de espanhol para a PRF

O Cebraspe costuma colocar um texto-base para fundamentar as questões. Eles aproveitam-no para elaborar perguntas vinculadas à leitura. Isso implica uma releitura das linhas indicadas pela banca. Quando o comando da questão apresentar de acuerdo (según) el texto anterior; en conformidad con las ideas y estructuras del texto; basándose em el texto, examine a parte específica apontada pelo Cebraspe.

Rever apenas a parte cobrada faz com que você otimize seu tempo e não perca o foco com aspectos tangenciais. A banca é capciosa, pois coloca uma assertiva verdadeira, sem responder à pergunta, o que a torna falsa. Por isso, tenha atenção nesse ponto.

Quando se tratar de interpretação de textos menores, o Cebraspe tende a colocar uma situação que possa extrair afirmativas verdadeiras ou falsas. Essas podem aparecer por meio de diálogos do cotidiano, poemas curtos, tirinhas ou charges.

1.1 Um exemplo prático do que pode cair na prova da PRF

A banca examinadora, em 2018, apresentou ao candidato o seguinte diálogo: “Vuelvo en cinco minutos” (cartel colgado en la puerta de un comercio). Ante ese cartel, un turista extranjero piensa: ” – Hace media hora que estoy esperando que abran”. En esta situación, el turista no consigue entender la diferencia cultural sobre el tempo.

Comumente, a questão metafórica do tempo possui um caráter subjetivo, tendo em vista que a noção sobre a pontualidade pode variar de uma cultura a outra. A interpretação adequada para uma questão assim requer atenção às palavras turista, extranjero e tempo, visto que se devem conectá-las.

2. A interpretação de contextos gramaticais nas provas da banca

Os tópicos de espanhol para a prova da PRF exploram questões de uso de artigos, preposições, conjunções, advérbios. Dê espaço a estudos gramaticais pontuais. Cuide para não errar uma questão por ausência de conhecimento de conceitos simples.

2.1 Os aspectos morfológicos cobrados nas últimas provas

Esta seção pretende demonstrar como o Cebraspe gosta de criar “pegadinhas” para que o aluno se confunda. Por exemplo, na classe de palavras artigo, há o que chamamos de artigo neutro, representado pelo lo + o. Muitos alunos deixam passar despercebido a neutralidade contida no artigo, pois creem que exista apenas o el + o, que determina um traço masculino da língua.

Considerando os conteúdos exigidos em provas anteriores, espanhol para a prova da PRF não se exige do aluno conhecimentos avançados, nem fluência do idioma. Contudo, estude as classes de palavras para memorizar algumas delas. Isso faz com que você se desenvolva no processo de gramaticalização da língua e na familiaridade com ela.

3. O uso de palavras coesivas no texto

Em se tratando de espanhol para a prova da PRF, o uso de palavras coesivas aparece, recorrentemente, de duas maneiras. A primeira delas referindo-se às conjunções e suas atribuições semânticas. A segunda, às substituições dos termos coesivos, que podem, também, ser usados com advérbios.

Em geral, o comando da questão seleciona um trecho ou uma palavra/expressão, e exige que o candidato saiba substituir esses itens por sinônimos. Com isso, é importante haver certa familiaridade com as conjunções e os advérbios, pois eles atribuem coesão e, portanto, sequencialidade ao texto.

3.1 As questões sobre o tema da coesão

Há duas questões elaboradas pelo Cebraspe (2018) que ilustram o estudo da coesão no texto: el término “Además” (l. 18) introduce una información que se añade a la presentada anteriormente. Nesse trecho, apresenta-se o sentido do elemento coesivo además.

Em 2011, a banca elaborou esta questão: se puede sustituir “Por supuesto” (l.23) por “Desde luego” sin alterar su significado semántico. Esse segundo exemplo indica a forma como a substituição aparece na prova do Cebraspe.

4. O uso semântico

A semântica consiste em indicar o significado das coisas a partir de suas referências no mundo. Isso quer dizer que o sentido das palavras ou expressões é determinado por noções como espaço e tempo.

No texto, os significados são ser explorados em conformidade com as categorias de sinônimos. O Cebraspe (2011) elabora muitas questões neste sentido: la expresión “se la juega” (l.5) puede ser sustituida por “se divierte” sin alteraciones semánticas.

Com isso, o que se quer do candidato(a) é que ele(a) observe se os sinônimos apresentados no texto podem ser alterados sem afetar o sentido da sentença. É importante ressaltar que a banca pode cobrar se, ao substituir um termo por outro, há alteração semântica. Portanto, fique atento(a) ao comando da questão.

5. A tradução de trechos em ambientes contextuais

Acalme-se! O Cebraspe não cobrará conhecimentos profundos de espanhol. Contudo, já foram solicitadas algumas noções de tradução desta ordem: una traducción posible para ‘es fiel a la parroquia’ (l.5) es ‘é fiel aos paroquianos’ (2011).

Nesse tipo de questão, não se esqueça de olhar o contexto no qual o tipo textual foi elaborado. Compreender a contextualização de determinado trecho permite você ampliar o olhar para o sentido global do texto. Consequentemente, aumenta sua chance de acertar a questão proposta.

Espanhol para a prova a PRF: interpretação e noção gramatical

Diante do que foi exposto neste texto, atente-se a cinco pontos específicos:

  • A interpretação de textos pura e simples: acesse o texto quantas vezes forem necessárias. Tenha atenção ao ponto específico sobre o qual recai a questão. Os comandos da prova de espanhol são objetivos. Por isso, o Cebraspe tende a não “florear” com reflexões que ultrapassem os limites do próprio texto;
  • A interpretação de contextos gramaticais: estude a classe de palavras. Principalmente, os artigos (masculino e neutro), a preposição, a conjunção e o advérbio;
  • O uso de palavras coesivas no texto: revise as conjunções e as funções delas. Isso contribui para que você pontue em uma questão desse tema;
  • O uso semântico: estude o significado de palavras ou sentenças em relações sinonímicas;
  • A tradução de trechos em ambientes contextuais: preste atenção à circunstância debatida no texto. Não serão explorados conhecimentos complexos de tradução ou palavras muito difíceis da língua espanhola.

Para se aprofundar, ainda mais, no conteúdo disponível para a PRF, acesse este link do Estratégia Concursos que indica os pacotes e as aulas pré-edital.

Um abraço a todos,

Igor Alcântara


Assinatura Anual Ilimitada

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.