Artigo

Como estudar para a Discursiva da Receita Federal

Olá, tudo bem com você? Você vai fazer a prova da Receita Federal? Se sim, hoje vamos falar sobre como estudar para a Discursiva da Receita Federal!

Como estudar para a Discursiva da Receita Federal

Você vai fazer a prova da Receita Federal?

Se sim, acredito que você já deve ter visto que o concurso da Receita vai cobrar prova discursiva além da objetiva.

A prova discursiva costuma causar muito medo no concurseiro. No entanto, essa prova é fundamental para aprovação ou não do candidato. Afinal de contas, no certame da Receita ocorrido em 2012 para o cargo de Auditor, a discursiva correspondeu a 25% do total de pontos possíveis de serem obtidos nas provas.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre como estudar para a Discursiva da Receita Federal. Afinal, a discursiva vai fazer a diferença para a sua aprovação.

Vamos lá?

Como estudar para a Discursiva da Receita Federal

Primeiramente, você sabe como será aplicada a prova discursiva da Receita Federal?

Antes de tudo, tenha em mente que a prova discursiva da Receita será realizada em todas as capitais do país no dia 19 de março de 2023, das 15h às 19h30min, segundo horário de Brasília.

Além disso, a prova discursiva contará com:

  • 1 questão para o cargo de Analista;
  • 2 questões para o cargo de Auditor.

Você sabe quais são os assuntos que são exigidos para a Discursiva da Receita?

Em relação ao cargo de Auditor Fiscal, as questões exigem o conteúdo programático de Conhecimentos Específicos referente ao cargo, sendo que cada uma delas vale 30 pontos. Sendo exigidas as seguintes matérias:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Tributário;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Previdenciário;
  • Legislação Aduaneira;
  • Legislação Tributária.

Por sua vez, em relação ao cargo de Analista, as questões também são baseadas no conteúdo programático de Conhecimentos Específicos, cada uma vale 30 pontos. No entanto, para o cargo de Analista são as seguintes matérias:

  • Direito Constitucional;
  • Direito Tributário;
  • Direito Administrativo;
  • Legislação Aduaneira;
  • Legislação Tributária.

Avaliação da prova

Antes de tudo, é importante você saber que a Prova Discursiva deve ser manuscrita de forma legível. Além disso, a resposta definitiva deverá ser transcrita para a folha do texto definitivo.

Mas, você sabe como é a avaliação do candidato nessa prova?

O candidato é avaliado na Prova Discursiva levando em consideração os acertos das respostas dadas, além do grau de conhecimento do assunto abordado e a sua fluência e coerência na hora de dissertar a respeito do tema.

Ademais, segundo o edital do certame, o examinador irá avaliar a prova discursiva de duas maneira:

  • em relação ao conteúdo abordado e
  • em relação ao domínio da língua portuguesa.

Como estudar para a Discursiva da Receita Federal

Quando você estiver estudando para a discursiva da Receita Federal e no dia da sua prova é importante levar alguns pontos em consideração ao escrever seu texto são eles:

  • Para conseguir elaborar uma boa discursiva é importante treinar: Afinal, elaborar discursiva é uma habilidade e assim como outras habilidades que adquirimos, aprendemos por meio da prática;
  • Pratique a discursiva a partir de questões de certames anteriores: Quando você levantar as questões de concursos anteriores vai perceber que não existem tantas questões discursivas da Receita. Assim, você pode treinar por questões discursivas, por exemplo, de fiscos estaduais e municipais;
  • É possível seguir um passo a passo para elaborar uma boa discursiva: Antes de tudo selecione as ideias que você irá abordar no seu texto, busque relacionar cada uma das ideias que você selecionou, elenque os argumentos, causas e consequências de cada uma delas, se for o caso, elabore soluções para o problema em questão;
  • Ao escrever preocupe-se em utilizar a norma culta;
  • Tenha atenção a coerência e coesão do seu texto: Afinal, um bom texto deve fazer sentido. Ou seja, a sua discursiva deve ser elaborada de forma coerente. Destarte, a coerência é importante para que o texto possa ser compreendido pelo examinador. Por sua vez, é importa que o texto seja coeso para que as ideias elencadas na sua discursiva estejam interligadas;
  • Busque elaborar um texto conciso: A sua discursiva deve apresentar um texto enxuto, ou seja, um texto apresentar a ideia principal em poucas palavras. Assim, a concisão é o oposto de prolixidade, que são as repetições e redundâncias desnecessárias;
  • Verifique a clareza do seu texto: um bom texto preza pela clareza, isto é, pela escrita simples com bons argumentos. Além do mais, é essencial para a elaboração da sua discursiva que você preste atenção aos sinais de pontuação. Afinal, a pontuação é essencial para conseguir organizar suas ideias no texto.

Resumo: Como estudar para a Discursiva da Receita Federal

Como falamos, a prova discursiva costuma causar muito medo nos candidatos. No entanto, por meio de um treino constante fica cada vez mais fácil a elaboração de bons textos.

Além disso, como falamos, algumas matérias que são exigidas na discursiva, as matérias de conhecimentos específicos, também são muito importantes nas provas objetivas. Então, é muito importante estudar e entender bem essas disciplinas. Afinal, elas são cruciais para a sua aprovação na Receita Federal.

Espero que você tenha gostado do Artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@elizabethmpalves

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.