Artigo

Como prestar concurso para Caixa Econômica Federal?

No artigo de hoje iremos falar tudo o que você precisa saber sobre como prestar concurso para a Caixa Econômica Federal.

Como prestar concurso para Caixa Econômica Federal?

Para início de conversa, é importante você saber que a Caixa Econômica Federal (CEF) é uma empresa pública e, como tal, a maioria de seus funcionários é contratada por meio de concursos públicos. Isso significa que a maior parte dos cargos na Caixa são ocupados por profissionais que passaram por um processo seletivo público, baseado em critérios objetivos.

No momento de publicação deste artigo, há um concurso público da Caixa com inscrições abertas para o provimento de 4.050 vagas, sendo 4 mil de nível médio e 50 de nível superior e, portanto, o foco deste artigo será este edital.

As vagas divididas por UF/Macropolo e as cidades de realização das provas podem ser consultadas nos Anexos do mesmo edital.

Como prestar concurso para a Caixa Econômica Federal? Confira abaixo o passo a passo

1° Passo – Requisitos

O primeiro passo de como prestar concurso para Caixa, é verificar se você possui a formação requisitada pelo banco. Para os cargos de técnico bancário novo e técnico bancário novo – tecnologia da informação, o principal requisito Básico é o certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Além disso, também é necessário: ter nacionalidade brasileira ou portuguesa; ter, na data de admissão, idade mínima de dezoito anos completos, ter situação regular perante a legislação eleitoral, entre outros que podem ser consultados no item 3 do edital.

2° Passo – Etapas do processo

Tendo em vista os requisitos, é importante saber como será a etapa de qualificação técnica, ou seja, as provas. Para os cargo de técnico bancário novo e técnico bancário novo – tecnologia da informação, a seleção será feita através da aplicação de provas objetivas (1ª Etapa), de caracteres eliminatório e classificatório, e de prova de Redação (2ª Etapa), de caráter eliminatório ambas no dia 26 de maio de 2024.

As provas objetivas serão de 60(sessenta) questões de múltipla escolha (A; B; C; D e E), sendo 25 (vinte e cinco) questões de Conhecimentos Básicos e 35 (trinta e cinco) questões de Conhecimentos Específicos.  Após a 1ª Etapa, os candidatos serão classificados por Polo/Macropolo/UF e de acordo com o total de pontos obtidos.

Vale salientar que serão eliminados os candidatos que obtiverem aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) do total da pontuação do conjunto das provas objetivas ou obtiverem aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) do total da pontuação da prova objetiva de Conhecimentos Básicos ou obtiverem aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) do total da pontuação da prova objetiva de Conhecimentos Específicos.

Já a 2ª etapa, a prova de redação para todos os candidatos, deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo argumentativo, e valerá 100,0 (cem) pontos.

3° Passo – Inscrição e Pagamento do boleto

Verificado as condições e requisitos acima, o próximo passo como fazer o concurso Caixa é efetuar sua inscrição no site da banca FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br), responsável pela organização do concurso. Lembre-se de que a inscrição deverá ser efetuada, no período entre 10 horas do dia 29/02 e 16 horas do dia 25/03/2024 e o recolhimento do valor de inscrição, expresso em reais, será de R$50,00 (cinquenta reais). Dica: Faça a inscrição e já efetue o pagamento do boleto para não se esquecer depois!

4° Passo – Estudo

Passado por todas as etapas elencadas acima, o próximo e mais importante passo é o estudo. Para saber o que vai ser cobrado na prova e dessa forma estudar, é necessário consultar o ANEXO IV – Conteúdo Programático do edital. É nele que estarão detalhadas todas as disciplinas que devem ser estudadas. 

Para que você consiga estudar todo esse conteúdo, além de ser necessário que se dedique algumas horas semanais, é preciso ter um planejamento eficiente no estudo da teoria, resolução de questões e revisão do que já foi visto.  Isso fará com que você tenha segurança de que está indo na direção certa e obtendo um conhecimento sólido capaz de acertar boas partes das questões no dia da prova.

Não deixe também de fora do seu planejamento a resolução de simulados, a fim de treino para o grande dia e tenha a possibilidade de traçar previamente uma estratégia de resolução de provas. Afinal você não quer ser pego desprevenido porque faltou tempo para resolver todas as questões da matéria que estava com melhor desempenho.

Da mesma forma, treinar sua escrita para a redação será de grande valia, pois somente com a habitualidade você conseguirá aperfeiçoar a sua clareza de ideias na hora de transmitir para o papel.

Aqui no Estratégia podemos te ajudar quanto aos materiais e ferramentas de estudos para esta fase. Nossos cursos são completos e objetivos para que você otimize ao máximo o seu tempo de estudos. Além disso, contamos também com uma ferramenta de planejamento feita pela nossa equipe de especialistas no concurso da Caixa Econômica Federal: as trilhas estratégicas. Um ótimo guia para quem não quer perder tempo montando o seu planejamento.

Para saber mais sobre essas ferramentas, clique aqui.

Pessoal, espero que através deste artigo vocês tenham compreendido como prestar concurso para Caixa Econômica Federal . Aos que forem embarcar nesse objetivo, desejo que façam uma boa preparação nessa reta final. Sem dúvidas este é um dos maiores concursos que teremos no ano, não deixe essa chance escapar. Lembrem-se sempre de que a dedicação é a ponte entre os objetivos e as realizações.

 Para o que precisarem, contem com a gente!

Fernanda HarumiProfessora e Coach do Estratégia Concursos

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.