Artigo

Comentários sobre o tema de redação do concurso do MP-PE: “os desafios de formar leitores na atualidade”

Estrategianos, tudo bem com vocês?

O que vocês acharam do tema que caiu na prova do concurso do MP-PE, organizado pela FCC? Eu, particularmente, fiquei muito feliz, porque é um tema que eu trabalhei no curso de Ciências Humanas para Redação e é delicioso de dissertar e argumentar :)

Vocês já sabem que é uma particularidade da FCC cobrar temas filosóficos e sociológicos, por meio de textos motivadores curtos e profundos. Então, vamos analisar os trechos de comando:

I: “O mundo simbólico se amplia diariamente. A maior parte dos fenômenos, sejam de natureza política, econômica, social ou cultural, faz em parte de um registro contínuo do homem. Também é reinvenção da realidade por meio dos textos literários  amplia o nosso próprio mundo simbólico, desenvolve nossa capacidade de comunicar e criticar, enfim, é um ato contínuo de recriação e invenção”(Fonte: Carla Caruso, Educação Uol).

Análise: é um texto que traz uma análise positiva da leitura de literatura, ressaltando as características  de comunicar e criticar.

II: “Podemos constatar que a literatura não tem hoje o papel que tinha no século XIX. Apesar do número enorme de romances publicados, poucos são os que remodelam a imagem do indivíduo e da comunidade. […] A literatura oferecia uma capacidade de alargar as formas de percepção do mundo e da comunidade, ela agia sobre a visão e o sentimento de praticamente qualquer um. Hoje não mais”. (Fonte: Ranciére, Revista Cult).

Análise: diferente do primeiro texto, já tem um tom mais crítico e de desconfiança de que a literatura cumpra as funções de percepção do mundo e da comunidade – uma análise filosófica mais cética. Detalhe: quem é meu aluno sacou na hora a fonte, né? Lembra que eu recomendo a Revista Cult para vocês em nossos cursos de discursivas para a FCC? rsrs

A partir dos textos de suporte acima, temos as seguintes possibilidades argumentativas:

Para o primeiro parágrafo argumentativo (diálogo com o texto II):

a) Há uma concorrência com outras produções, especificamente aquelas audiovisuais do século XX (Rádio, Cinema e Televisão). Diminui o interesse pela literatura.

b) A literatura segue a lógica instrumental capitalista (aplicar o conceito de Indústria Cultural dos filósofos Adorno e Horkheimer).

Para o segundo parágrafo argumentativo (diálogo com o texto I)

a) A literatura vem conquistando novos espaços, principalmente por tratar de dilemas humanos (biblioterapia, leitura nos suportes virtuais, literatura juvenil crescente).

Amanhã, às 15h, irei realizar uma live no meu canal do YouTube (Professor Raphael Reis) comentando esse tema e também vou aproveitar para analisar os temas do concurso do SEAD-AP, os quais até o momento ainda não consegui ter acesso aos textos motivadores. Porém, segundo o contato de alunos os assuntos versaram sobre depressão (técnico) e sobre o Museu Nacional (analista). Este último tema foi sugerido em artigo que publiquei sobre os potenciais temas para a FCC. Confira o artigo:

Temas de redação para FCC 2020

Redes Sociais:

YouTube: Professor Raphael Reis

Instagram: @profraphaelreis

Telegram: t.me/profraphaelreis

Quer mandar bem na redação da FCC? Confira o curso de Ciências Humanas para Redação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Professor. Poderia comentar o tema da redação para nível superior (analista)? Achei bem mais filosófico e desafiador. Grata :)
    Sara em 07/12/18 às 15:19