Artigo

Comentários sobre o certame do Cespe para a Anatel 2014 – Cargo 14.

Logo de cara, posso dizer que, no todo, a prova conseguiu distribuir razoavelmente bem os assuntos no número reduzido de questões. No entanto, não considerei que nossa parte da prova foi simples. Houve algumas afirmativas mais leves, mas intercaladas com outras bem capciosas…

Para adiantar sua leitura, digo desde já que acredito ter espaço para recursos nas questões: 56, 60 e 73. Mas se você encontrar alguma outra incoerência dentro da sua interpretação, não poupe os recursos. Recurso é de graça, não há nada o que perder! Submeta tantos quantos você achar necessário.

Lembre-se que não há mistério na formulação dos recursos. Você deve argumentar de forma simples e objetiva o porquê de estar questionando aquele determinado gabarito, ok?

A seguir, comentarei todas as 25 questões pertinentes a nossa parte do edital. Vamos lá!

51. Adorno, Horkheimer e outros teóricos da Escola de Frankfurt se dedicam à análise sociológica e ideológica das forças políticas que determinam o fenômeno da mídia de massa. Conforme a teoria crítica, os grandes veículos de comunicação trabalham para a manutenção da ordem social existente, por meio de seus produtos, contra o interesse público social.

GABARITO PRELIMINAR: CORRETO

COMENTÁRIOS: O gabarito está bem acertado. A questão é simples e trata de forma correta sobre as ideias da Indústria Cultural da Escola de Frankfurt. Pode haver alguma confusão quando fala que , segundo a teoria crítica, os grandes veículos de comunicação contribuem para a manutenção da ordem social existente… Sabemos que a teoria não está falando bem da ordem vigente! Mas ela admite (e critica) que os veículos de comunicação trabalham nesse sentido.

 

52. A indústria cultural se desenvolveu com vistas a aprimorar e melhor aproveitar as capacidades intelectuais do cidadão da sociedade industrial, provendo-lhe entretenimento e informação apropriados à velocidade da vida moderna.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIOS: Para começo de conversa, é bem difícil falar em qualquer ideia apropriada para “vida moderna”, quando essa ideia tem quase 80 anos! A questão não está incorreta apenas por isso… A teoria crítica é “autocrítica por definição”. Ela não visava desenvolver melhorias necessariamente (pelo menos não além daquelas provenientes da consciência levanta por essas críticas), mas levantar os problemas reais e detectar quais fatores contribuíam para aquilo. O gabarito está de acordo com o que conhecemos sobre o assunto!

 

53. O assessor de relações públicas deve gerir os processos de comunicação com os diversos grupos sociais de relacionamento e interesse, dentro e fora da sua instituição, promovendo relacionamentos e eventualmente mediando conflitos, em busca da criação e da manutenção da melhor imagem institucional possível, que facilite o cumprimento de sua missão na sociedade.

GABARITO PRELIMINAR: CORRETO

COMENTÁRIOS: A questão destaca bem e corretamente o papel e as funções gerais do RP.

 

54. Por deterem instrumentos, métodos, áreas de atuação e públicos diversos, as atividades de relações públicas e de comunicação organizacional são díspares, cada qual buscando atingir seus objetivos e públicos de forma própria e independente.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIOS: A questão tentou fazer uma distinção entre duas coisas que nem se comparam… Digo isso, pois a área das relações públicas é uma das ferramentas para que a comunicação organizacional se operacionalize. As RP é uma das frentes de atuação da CO. Portanto, o gabarito.

 

55. A contratação de profissionais graduados em jornalismo como assessores de imprensa representa condição vantajosa para a garantia de espaços nos veículos de comunicação junto aos pares de formação — repórteres, redatores e editores —, dada a utilização excessiva de releases, press-kits e coletivas.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIOS: Existe toda uma discussão no Brasil sobre a exclusividade do jornalista no desempenho da assessoria de imprensa. Há quem diga que o conhecimento das ferramentas pelo jornalista ajuda-o nessa posição. Por outro lado, uma segunda opinião vê o conhecimento mais amplo desse setor da comunicação, que requer conhecimento para desenvolver relacionamento, próprio das RP. Esse embate apoia o gabarito, que está acertado!

 

56. A ampliação das atividades do jornalista de assessoria de imprensa no âmbito da comunicação organizacional envolve as áreas de relações públicas, marketing institucional e publicidade, com diferentes funções, incluindo-se a do planejamento comunicacional; entretanto as funções de relacionamento com a mídia jornalística, redação de releases, sugestão de pautas e clipping de notícias continuam sendo atividades exclusivas de jornalistas habilitados.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIOS: Essa é uma questão que deve ser anulada! Nenhuma função é exclusiva de jornalistas habilitados, não depois do STF ter considerado o Decreto Lei n. 972/69 inconstitucional, em 2009. Por favor, recorram!

 

57. Em razão de seu compromisso profissional, o jornalista assessor de imprensa não tem obrigação direta com a venda dos produtos da empresa, mas pode atuar com vistas a sedimentar imagem, marcas e ideias da empresa junto aos meios jornalísticos.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIOS: Como vimos em aula, a assessorial de imprensa tem como foco o desenvolvimento de relações com a imprensa para trabalhar a imagem institucional da organização. Sendo assim, a questão está correta ao dizer que o AI não tem obrigação direta com a venda dos produtos da empresa, mas, sim, em sedimentar imagem, marcas e ideias da empresa.

 

58. O marketing institucional não tem caráter estratégico para empresas sem fins lucrativos e cujo compromisso principal seja a responsabilidade social, pois elas não dependem da venda de produtos e devem priorizar suas atividades sociais e comunitárias.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIOS: A afirmativa não faz o menor sentido. Você sabe, pelas nossas aulas, que o marketing institucional empenha-se em alavancar a imagem institucional de modo estratégico, sem ter como o carro-chefe a venda dos produtos ou serviços. Sendo assim, esse tipo de marketing se adequa completamente às necessidades das empresas sem fins lucrativos, pois consegue trabalhar a comunicação priorizando suas atividades sociais e comunitárias de forma estratégica. O gabarito preliminar está, portanto, correto.

 

 

59. O desenvolvimento do plano de marketing da empresa pode ser definido com base em pesquisas periódicas de opinião realizadas com públicos estratégicos, com vistas a determinar a distância entre a imagem real e a almejada.

GABARITO PRELIMINAR: CORRETO

COMENTÁRIOS: Sabemos que o marketing em sua essência é o trabalho estratégico da comunicação, voltando seu planejamento para as necessidades mercadológicas. Sendo assim, a pesquisa de opinião do público estratégico (aquele mais importante para a organização) trás a munição necessária para fundamentar o plano de marketing. O gabarito está corretamente correto J.

 

 

60. As pesquisas de satisfação, embora úteis na composição de um quadro sobre a imagem de uma instituição, órgão ou concessionária, não apresentam dados específicos de percepção acerca da imagem da administração, importantes para compor um plano estratégico de comunicação.

GABARITO PRELIMINAR: CORRETO

COMENTÁRIOS: Cabe um recurso para essa questão! Pois, na minha opinião, essa afirmativa ficou no mínimo questionável. Veja bem, as pesquisas de opinião ou satisfação podem ser feitas com qualquer público estratégico da empresa. Esse “público estratégico” é definido pelos objetivos elencados para e pelo planejamento. Em termos básicos, podemos dizer que se quisermos saber como a imagem institucional está sendo percebida pelos clientes da empresa, essa pesquisa é externa, com os clientes.

No entanto, se os problemas comunicacionais detectados forem de ordem interna à empresa, como aqueles acerca da imagem da administração junto aos funcionários, por exemplo, pode haver uma pesquisa de satisfação com o público interno. Nesse caso, ela apresentará, sim, dados específicos de percepção acerca da imagem da administração, os quais apoiaram de forma eficiente o plano estratégico de comunicação.

Sendo assim, eu discordo desse gabarito!

 

 

61. Além da utilidade direta no monitoramento do grau de satisfação do cidadão com os serviços avaliados, as pesquisas de satisfação também permitem comparações entre as concessionárias e reforçam a necessidade de essas empresas prestarem contas do serviço público sob sua responsabilidade.

GABARITO PRELIMINAR: CORRETO

COMENTÁRIOS: A questão dá um ótimo exemplo da utilização das ferramentas da Comunicação Organizacional, no caso as pesquisas de satisfação, para o serviço público.

 

 

62. Assumir compromissos sociais diretos com a comunidade que cerca uma instituição deve ser prioridade apenas para empresas não comerciais. Para empresas comerciais, a opção mais adequada de MS é o estabelecimento de parcerias ou alianças com ONGs.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIOS: Um concurseiro desavisado, pode ter se confundido nessa questão. Mas você que se preparou pelo nosso material sabe que TODAS devem comprimir suas responsabilidades sociais, isso quer dizer seus “compromissos sociais diretos com a comunidade que cerca a instituição”.

O gabarito está, portanto, acertado!

 

63.A empresa que desenvolve ações sociais paralelamente com suas atividades comerciais deve demonstrar um compromisso com a sociedade que vai além do econômico-monetário, sob pena de ser classificada como oportunista. Para obter retorno positivo para sua imagem, é recomendável que a empresa associe, de forma integrada e transparente, ações de comunicação, inclusive publicitárias, às atividades sociais.

GABARITO PRELIMINAR: CORRETO

COMENTÁRIOS: Vimos em nossa aula, que uma organização verdadeiramente responsável socialmente leva essas questões para toda a cadeia de sua estrutura, atingindo desde a gestão até sua postura de comunicação. O gabarito está correto!

 

64. Entre as características-chave da comunicação digital, destacam-se a hipertextualidade, a multimidialidade e a interatividade, que ampliam o poder da comunicação no tempo e no espaço, embora demandem investimento maior de tempo e de recursos na produção da mensagem e na manutenção do diálogo com os públicos atendidos.

GABARITO PRELIMINAR: CORRETO

COMENTÁRIOS: De fato, a comunicação digital tem como características básicas o hipertexto (característica de o próprio texto se ligar ou “linkar” a outros), multimidialidade (várias mídias integradas gerando conteúdo, texto, vídeo, áudio…) e interatividade. Alguém pode ter ficado na dúvida sobre essa parte do investimento maior de tempo e de recursos, já que o ambiente digital está aberto e acessível a todos. Mas em termos de comunicação estratégica, sempre se deve empenhar um bom investimento tanto de tempo quanto de recurso para que a comunicação seja lapidada de forma a atingir o público da maneira mais eficiente. Gabarito correto!

 

65. Nas mensagens tradicionais, a policronia propicia informações mais duráveis, em comparação com as mensagens digitais, que são multidirecionalmente interativas e podem ser respondidas e transformadas em tempo real.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIOS: A policronia é um conceito complexo que trata da pluralidade temporal (poli = vários; cronos = tempo). Os teóricos da área compreendem que na sociedade contemporânea o tempo se pluralizou, as novas tecnologias conjugou vários fenômenos e tornou a vida ainda mais complexa.

Não há como comparar a policronia com as mensagens digitais, pelo menos não antagonizando-as. As mensagens digitais propicia a policronia. As mensagens são multidirecionalmente interativas e abastecidas de modo cooperativo pela rede. Por um lado, elas podem ficar registradas por mais tempo, mas por outros, o bombardeio das informações é tão intenso que a durabilidade na mente do indivíduo diminui. O gabarito está acertado!

 

66. Em virtude da redução de custos das mensagens digitais frente às mídias físicas tradicionais, é estratégico que as organizações planejem a migração completa de sua comunicação para o medium Internet no menor prazo possível, sob pena de perderem competitividade para a concorrência e deixarem de atender a públicos (internos e externos) que priorizam esse meio por sua rapidez e facilidade de acesso.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIOS: Antes de tudo, a palavra medium é o termo em inglês para denominar o singular de media (que é plural). Media é o mesmo que mídias, portanto, medium é uma mídia. Nem mesmo os estudiosos levam esses termos ao “pé da letra” e cabam utilizando pouco o termo medium.

Mas mesmo sem saber esse detalhe, você deve ter compreendido que a questão sugere que TODA a comunicação organizacional (interna e externa) deve passar a ser feita em meio digital. Isso não faz o menor sentido. Sabemos que um veículo não se torna totalmente obsoleto com o surgimento do outro. O surgimento do rádio não aniquilou o jornal, nem a TV “erradicou” o rádio da face da Terra. A medida que surgem novos meios, novas estratégias são feitas e os públicos adequados para cada um dos objetivos é abordado da melhor maneira.

 

67. Sendo a área de comunicação interna responsável por propiciar veículos e ferramentas que facilitem o diálogo entre todas as áreas da organização para o cumprimento de suas finalidades estratégicas, é necessário integrar planejamento e política de comunicação, bem como envolver nesse processo as demais áreas de comunicação da organização.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIOS: Isso mesmo, quanto mais integrada a comunicação organizacional, inclusive internamente, melhor!

 

68. Por ser a comunicação interna uma área que desenvolve atividade meio, que oferece instrumentos e presta serviço às demais áreas da organização, não é possível avaliar suas ações por meio de pesquisas e indicadores quantitativos, dada a interdependência entre suas ações e as de outras áreas usuárias de suas ferramentas.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIOS: Como falamos na questão 60 (inclusive para apoiar a argumentação daquela questão), sempre é possível e útil fazer pesquisa com os públicos, internos ou externos!

 

69. A comunicação interna, uma das áreas com interface direta com toda a organização, favorece o alinhamento organizacional, inclusive sobre os atributos de marca e metas corporativas.

GABARITO PRELIMINAR: CORRETO

COMENTÁRIOS: Como vimos na aula, a comunicação interna trata dos fluxos internos da comunicação, que percorrem toda a organização (desde o alto staff, até o “peão”). Um bom planejamento da CI favorece o alinhamento organizacional, que, por consequência direta, melhora os atributos da marca e metas corporativas.

Funcionários satisfeitos (e isso é possível pelo modelo simétrico de duas mãos, lembra?), produzem melhor, atendem melhor, trabalham melhor… Agregando ainda mais valor à marca.

 

70. Pode-se associar o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor, evidenciado no CDC, ao entendimento de que, na sociedade de consumo, as relações de mercado influenciam as relações sociais, o que favorece a criação de necessidades artificiais por meio das práticas comerciais publicitárias.

GABARITO PRELIMINAR: CORRETO

COMENTÁRIOS: Falamos sobre essa vulnerabilidade do consumidor ao estudar o artigo 4o, inciso I, do CDC, lembram? De acordo com o que vimos, considera-se o fato de que o consumidor não tem as mesmas condições técnicas e econômicas que o fornecedor, o que gera um natural desequilíbrio na relação. É por causa dessa disparidade que se tenta igualar a posição jurídica do consumidor à do fornecedor, com a criação daquele microssistema jurídico próprio para a proteção, principalmente, do consumidor.

Sendo assim, confirmamos a parte da questão que fala nas relações de mercado influenciarem as relações sociais. A partir dessa aferição, é possível reconhecer que essa influencia favorece sim as práticas comerciais publicitárias que geram necessidades artificiais. Essa assunto é tão sério que existe todo um controle, por exemplo, para propaganda voltada para o público infantil. Por eles não serem capazes ainda de definir suas necessidades de fato, podem ser facilmente induzidos a pensar que determinada “imposição” mercadológica é uma necessidade básica. O gabarito está correto.

 

71. Sendo as sociedades democráticas essencialmente plurais, cabe à comunicação pública estabelecer os canais e critérios de solução de conflitos, com base em mecanismos dialógicos.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIOS: Não podemos dizer que a solução de conflitos com base em mecanismos dialógicos (mediação, negociação, conciliação) seja papel da comunicação pública. Por isso a questão está errada. Quando o Estado está envolvido da solução desses conflitos, essa tarefa é muitas vezes desempenhada por órgãos do poder judiciário e mais recentemente tem sido atribuída às ouvidorias e outros órgãos. Quando não envolve o Estado, os próprios particulares desempenham essa função.

 

72. A abrangência da comunicação pública não impede sua cotidiana delimitação às áreas de atuação profissional típicas desse âmbito, como assessoria de imprensa, relações públicas, publicidade e marketing; assim, para a garantia da coerência do discurso institucional e a correta informação do cidadão, é fundamental que os processos de comunicação pública sejam realizados pelas áreas especialistas.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIOS: A questão trocou “comunicação organizacional” por “comunicação pública”. Troque esses termos e você verá que a questão faz todo o sentido! Sabemos que comunicação organizacional não é o mesmo que comunicação pública… A questão está, portanto, errada mesmo!

 

73. A construção da cidadania e da democracia requer a divulgação ampla e transparente da informação de interesse público, o que evidencia a necessidade de investimento prioritário nos veículos e canais de comunicação de massa, como o rádio e a TV.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIOS: Acredito que cabe um recurso nessa questão, apesar de não discordar “totalmente” do gabarito. Veja bem… De fato, a construção da cidadania e da democracia está ligada à ampla e transparente da informação de interesse público, como fala a questão. Acredito que o gabarito tenha sido considerado errado pela segunda parte da questão, pois diz que há “necessidade de investimento prioritário nos veículos e canais de comunicação de massa, como o rádio e a TV”. Na minha opinião, essa parte não está errada. Existe sim necessidade prioritário de uso da comunicação de massa. Se a questão tivesse falando em “investimento exclusivo”, aí, sim, consideraria totalmente errada. Mas se o interesse da informação é público, é interessante que o máximo de pessoas tomem conhecimento dela, não é mesmo?

 

74. Uma feira ou festival que dure vários dias, ainda que seguidos, não se caracteriza como evento, pois não atende ao requisito de concentração em um único espaço de tempo.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIOS: Esse requisito adotado pela questão, “concentração em um único espaço de tempo”, não é verdadeiro. Feiras, festivais, exposições, congressos, são exemplos de eventos que duram vários dias e continuam sendo… eventos!

 

75. Por integrar a categoria de instrumentos de comunicação dirigida de uma instituição, a realização de um evento, ou a participação em evento organizado por outra instituição, permite a promoção direta de determinado produto ou serviço para o público específico a que ele se destina.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIOS: “Para nossa alegria”, as duas questões sobre eventos foram leves, não é mesmo? Pelo menos isso! J Como vimos na nossa última aula, sobre eventos, cerimonial e protocolo, os eventos são instrumentos de comunicação dirigida, pois permite que a instituição crie um momento de interação diferenciado com um público determinado.

Pode ter havido alguma dúvida pois a questão fala da “participação em evento organizado por outra instituição”. As instituições podem simplesmente “convidar umas às outras” para seus eventos, uma rodada de negociações, por exemplo. Ou até participar financiando, patrocinando, ou apoiando os eventos umas das outras. Tudo isso planejado e “calculado”, para que seja vantajoso para os dois lados.

 

É isso pessoal, acabamos nossos comentários. Espero tê-los ajudado.

Que comecem os recursos! Boa sorte!

 

Paolla Marletti

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