Artigo

Comentários à Prova Banrisul – Diversidade

Olá pessoal, foi divulgado, pela FCC, o caderno de provas e o gabarito do concurso da BANRISUL. Tivemos duas questões sobre diversidade. Acreditamos que foram questões fáceis, que poderiam ser respondidas com bom senso e conhecimento legal.

Seguem nossos comentários:

71. (FCC/Banrisul/2019)

A violência institucional, abarcada na definição de violência contra as mulheres, adotada pela Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, é considerada, nesse documento, em termos gerais, como aquela

(A) perpetrada ou tolerada pelo Estado ou seus agentes onde quer que ocorra.

(B) suportada pelas mulheres no âmbito das instituições, públicas ou privadas, nas quais se encontram inseridas, como a família, escola, igreja e empresas.

(C) institucionalizada nas relações sociais de modo a tornar invisíveis e naturais as práticas discriminatórias baseadas no gênero.

(D) que produz sofrimento físico ou psicológico, baseado no gênero ou etnia, a mulheres recolhidas em instituições penais, correcionais ou manicomiais.

(E) suportada pela mulher em seu local de trabalho, envolvendo assédio sexual, agressão física e abuso psicológico.

Comentários

A questão é bastante intuitiva uma vez que pergunta sobre a violência institucional. Quando se refere à instituição, faz referência de forma ampla aos órgãos estatais. Dessa forma, a violência institucional é aquela praticada pelos agentes estatais. Pode ser praticada em hospitais, postos de saúde, delegacias, escolas etc.

Assim, o gabarito da questão é a alternativa A.

73. (FCC/Banrisul/2019)

O Decreto nº 5.296/2004, que regulamenta as Leis nos 10.048/2000 e 10.098/2000, dispõe que as instituições financeiras deverão dispensar atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. O atendimento prioritário, por sua vez, conforme os termos utilizados pelo Decreto, compreende

(A) primazia do cuidado e tratamento igualitário.

(B) acessibilidade adaptativa e assistência especial.

(C) apoio especializado e desenho universal.

(D) tratamento diferenciado e atendimento imediato.

(E) atendimento diferenciado e tratamento individual.

Comentários

Questão tranquila que cobra o art. 6º do Decreto nº 5.296/2004. Vejamos:

Art. 6º  O atendimento prioritário compreende tratamento diferenciado e atendimento imediato às pessoas de que trata o art. 5º.

Assim, a alternativa D está correta e é o gabarito da questão.

É isso. Acredito que não sejam questões passíveis de recurso.

Bons estudos a todos.

Prof. Ricardo Torques

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.