CNU: últimas notícias e situação HOJE do ENEM dos Concursos
Confira as últimas notícias sobre o CNU e veja a situação HOJE do ENEM dos Concursos!
Acesse agora o Grupo de Estudos para o CNUA 2ª edição do CNU (Concurso Nacional Unificado), conhecido como o “Enem dos Concursos”, segue em andamento e movimenta milhares de candidatos em todo o país.
Após a aplicação das provas, os candidatos já podem conferir o resultado preliminar das discursivas. Além disso, o prazo para recursos já foi encerrado.
No dia 20 de fevereiro será divulgada a primeira convocação para os candidatos que possuem interesse nas vagas.
Conheça o Mapa de Concursos do Estratégia e veja os concursos federais com inscrições abertas e editais em breve
E para te deixar bem informado, o blog do Estratégia Concursos listou as últimas notícias do CNU e qual a situação do edital HOJE:
Últimas notícias sobre o CNU
Leia a seguir as notícias mais recentes sobre o Concurso Nacional Unificado:
Saiu o resultado da prova discursiva do CNU
Os candidatos da 2ª edição do CNU já podem consultar o resultado preliminar da prova discursiva. O prazo para interposição de recursos já foi encerrado.
A próxima etapa do cronograma é a 1ª convocação para confirmação de interesse nas vagas, prevista para o dia 20 de fevereiro.
CNU segue em andamento e com homologação prevista
O CNU 2 está oficialmente em andamento. A homologação dos resultados finais deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2026, antes do período eleitoral.
Ao todo, o concurso oferece 3.652 vagas, entre imediatas e cadastro reserva, distribuídas entre 32 órgãos federais.
Mais de 760 mil candidatos inscritos
A 2ª edição do Concurso Nacional Unificado registrou 761.528 inscritos. Desse total, cerca de 42,8% dos candidatos faltaram à prova objetiva.
Na prova discursiva, o índice de abstenção foi menor, em torno de 20%, com 8.508 ausentes entre os convocados para essa etapa.
Como foi o último ENEM dos Concursos?
Organizado pela Fundação Cesgranrio, o CNU 2024 registrou mais de 2,1 milhões de inscritos, tornando-se o maior concurso público da história do Brasil. O MGI autorizou o provimento de 4.330 cargos, sem exigência de curso de formação, ficando as nomeações a cargo de cada órgão.
Desde então, o governo vem avançando nas convocações. Já foram homologados aprovados nos blocos 1, 2, 3 e 4, contemplando ampla concorrência e cotas (PCD, negros e indígenas). Além disso, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) convocou aprovados em lista de espera na 1ª edição do CNU.
Qual é a situação do CNU hoje?
⚠️ Atualização sobre o CNU em 05/02/2026: o Concurso Nacional Unificado segue em andamento, com resultado preliminar da prova discursiva divulgado e prazo de recursos encerrado. A próxima etapa será a convocação para confirmação de interesse nas vagas, marcada para o dia 20 de fevereiro.
CNU 2026 é uma realidade? E em 2027? Entenda!
Durante participação no programa “Bom dia, ministra”, Esther Dweck explicou que não haverá CNU em 2026 por conta das restrições do ano eleitoral. No entanto, para 2027, o governo já estuda a realização de uma nova edição e pretende transformar o CNU em uma política pública permanente, com aplicação a cada dois anos, garantindo reposição contínua de servidores nos órgãos federais.
Não perca as notícias do dia sobre o CNU! Acesse o link abaixo para mais informações.