CNU: quando saem as homologações para os cargos com CF?
Afinal, quando serão divulgadas as homologações de resultados para os cargos com Curso de Formação (CF) no Concurso Nacional Unificado (CNU)?
Antes, é importante ressaltar que os cursos de formação são realizados por duas bancas diferentes: a Enap, que realiza o CF para EPPGG, ACE, AIE e ATI, e o Cebraspe, que realiza para AFT, ANS, ANTAQ e ANEEL.
Cada banca, então, divulgará os resultados em datas e plataformas diferentes, deixando o candidato como responsável em consultar as notas ao final do CF.
Vale lembrar que, mesmo aprovado no curso de formação, o candidato terá de esperar a convocação, que ficará responsável pelos órgãos escolhidos durante o “ENEM dos concursos”, mas somente com aval do MGI.
Apesar das vagas serem imediatas, será preciso esperar a aprovação e sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA), o que deve ocorrer em março.
Somente após essa sanção, cada órgão pedirá o provimento dos cargos e o MGI fará a aprovação desse pedido, autorizando a convocação.
A expectativa é que essas convocações finais comecem a ser feitas entre o final de abril e o início de maio.
Lembrando que as 6.640 vagas do concurso foram disputadas por quase 1 milhão de candidatos, de quase todos os municípios do país.

Mas agora, como deve ficar a situação dos candidatos aprovados no cadastro de reserva (CR)?
Conforme informações divulgadas pelo próprio MGI, o cadastro de reserva ou banco de candidatos em lista de espera, é composto pelo dobro do número de vagas imediatas disponíveis em cada bloco, como previsto no edital.
Se nas vagas imediatas cada participante só aparece uma vez (de acordo com a ordem de preferência estabelecida por ela no momento da inscrição), uma mesma pessoa pode estar presente em diferentes listas de espera.
É como se essa pessoa tivesse feito diferentes concursos ao mesmo tempo. Ela terá notas e posições diferentes para cada cargo ranqueado dentro do bloco temático escolhido na inscrição, de acordo com o peso que cada eixo temático tem para os respectivos cargos.
Por exemplo, quem tomar posse em um cargo que seja sua terceira preferência, pode se manter no banco de candidatos para a sua primeira e segunda opções no momento da inscrição, tendo chance de ser convocado para ocupar posições melhores que surjam futuramente, se atingir os pré-requisitos.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU, das homologações dos resultados dos cargos com curso de formação (CF), não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção: