Notícia

Confirmados mais de 500 mil inscritos no CNU em 72 horas!

Após 72 horas da abertura das inscrições, o Concurso Nacional Unificado (CNU) alcançou mais de 500 mil inscritos para suas 6.640 oportunidades em nível médio, técnico e superior!

A informação foi divulgada pelo Ministério de Gestão e Inovação (MGI) nesta última segunda-feira, dia 22 de janeiro de 2024.

Vale lembrar que, anteriormente, a Pasta já havia confirmado mais de 200 mil inscritos apenas nas primeiras 24 horas, isto é, entre 19 e 20 de janeiro.

Aos interessados, todo o procedimento de inscrição do CPNU, popularmente chamado de “ENEM dos concursos”, deve ser realizado até o 09 de fevereiro, através do site da Fundação Cesgranrio.

Além disso, o futuro candidato deve possuir uma conta no Gov.br. Também, será necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor varia de R$ 90,00, para nível superior, e R$ 60,00, para nível médio/técnico.

Confirmados mais de 500 mil inscritos no CNU em 72 horas!
Confirmados mais de 500 mil inscritos no CNU em 72 horas!

Concurso Nacional Unificado inscrições: quais são as opções de blocos temáticos que posso escolher?

Vale lembrar que os candidatos interessados em realizar as inscrições no Concurso Unificado poderão escolher dentre os seguintes blocos temáticos disponíveis:

  • Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas
  • Tecnologia, Dados e Informação: 597 vagas
  • Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas
  • Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas
  • Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas
  • Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas
  • Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas
  • Nível Intermediário: 692 vagas

O candidato poderá concorrer a mais de um cargo, desde que faça parte de um mesmo bloco. Ou seja, não é possível concorrer a um cargo do bloco 1 e outro cargo do bloco 3, por exemplo.

O que é o Concurso Nacional Unificado?

O CNU é uma iniciativa inédita proposta pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos aos órgãos do governo federal.

O objetivo é centralizar os certames para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais nas vagas autorizadas em diferentes órgãos e entidades públicas do Governo Federal.

Esse modelo unificado agiliza a contratação de servidores reconstruindo a capacidade dos órgãos após a perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.

“Este projeto é inovador e ousado. Com isso, criamos um critério de justiça de acesso às vagas públicas como nunca ocorreu antes na história do Brasil”, afirmou o secretário de Gestão de Pessoal, José Celso Cardoso Jr.

Quer saber mais sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente chamado de “ENEM dos concursos”?! Então, não perca o nosso artigo com todas as informações possíveis acerca do CPNU!

Mais informações sobre o CPNU


Quer estudar para o Concurso Nacional Unificado?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.