Notícia

Vai ter CNU 2026? veja o que diz a Ministra!

Ministra Esther Dweck falou sobre a realização do CNU 2026; saiba a resposta!

Com duas edições realizadas em dois anos seguidos, o Concurso Nacional Unificado (CNU), chamado de “ENEM dos concursos”, levantou debates sobre sua continuidade ou não.

Em meio a tensões e questionamentos de candidatos, principalmente por causa do CPNU 1, muitos concurseiros podem se perguntar se realmente teremos um CNU 2026.

Afinal, a nova dinâmica mudou completamente a maneira como são ofertadas as oportunidades de âmbito federal.

Com a unificação, os candidatos puderam disputar mais de um cargo ao mesmo tempo, através de um mecanismo baseado em blocos temáticos.

Criado pelo MGI, a dinâmica unificou as provas dos cargos que detêm conteúdos programáticos semelhantes, facilitando na aplicação e ampliando a concorrência.

A chance de mais uma edição acontecer em 2026, no entanto, é quase nula, segundo a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.

Isso porque, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, do Governo Federal, ela disse que não há previsão para a realização de uma nova edição.

O foco do governo será, na verdade, a convocação de excedentes de concursos públicos já em andamento, incluindo aqueles da segunda edição do ENEM dos concursos.

A ministra também lembrou que o orçamento federal para 2026 não contempla a realização de uma nova edição e, caso fosse a intenção do governo, seria necessário realizar a abertura de mais espaço orçamentário.

Outro ponto importante mencionado por Dweck foi a mudança na coordenação do CNU, que, a partir de agora, ficará sob a responsabilidade da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação.

Como funciona o Concurso Nacional Unificado?

A 1ª edição do Concurso Nacional Unificado introduziu diversas inovações no universo dos concursos destinados ao provimento de cargos na administração pública.

Nesse contexto, vale apresentar, de forma literal, os objetivos deste certame, constantes na página oficial na internet da 1ª edição do CNU:

“O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.”

Para isso, o Concurso Nacional Unificado aproveitou algumas sistemáticas próprias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), motivo pelo qual foi apelidado de “Enem dos concursos”.

Como principal característica do certame, vale citar a possibilidade de que, com uma única prova, o candidato possa concorrer para vários cargos.

Ademais, também pode-se citar, como característica, a utilização de blocos de conhecimento para categorização dos cargos públicos disponíveis.

Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU, além de uma nova edição em 2026, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Saiba mais: CNU


Prepare-se com nossas assinaturas e cursos para o CNU:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.