CNU 2025: nomeações entre abril e março, diz ministra
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, concedeu entrevista à “Rádio CBN” na manhã desta quarta-feira (30) e abordou temas importantes sobre o CNU 2025, incluindo questões relacionadas às nomeações.
De acordo com Dweck, a princípio, as convocações estão previstas para março e abril de 2026, caso a LOA (Lei Orçamentária Anual) seja aprovada dentro do prazo.
Ela também destacou que o novo Concurso Nacional Unificado não terá impacto sobre a primeira edição, pois as ofertadas em cada órgãos não são as mesmas da seleção anterior.
Assim, quem participou do CNU 1 e não foi aprovado ou ficou no cadastro de reserva pode participar novamente. Também há previsão de chamada de excedentes da primeira edição.
O que a primeira edição do CNU trouxe de aprendizado?
Segundo a ministra, a edição anterior, realizada em 2024, mostrou que concentrar todas as provas em um único dia foi exaustivo tanto para os candidatos quanto para os fiscais. Por isso, neste ano, o exame será aplicado em dois dias.
Algumas iniciativas bem-sucedidas da primeira edição foram mantidas e aperfeiçoadas — entre elas, o uso de cadernos de prova com código de barras, substituindo a antiga identificação por “bolinha”.
Quantas vagas serão ofertada no CNU 2025?
- Vagas: 3.352 vagas em 35 órgãos;
- Provimento imediato: 2.180 vagas, sendo 1.672 de nível superior e 508 de nível médio;
- Cadastro de reserva: 1.172 vagas, todas de nível superior;
- Blocos temáticos: 9 blocos, 1 a mais que a edição anterior;
- Cargos: distribuição por órgão.
O cronograma inicial prevê a publicação do edital no início de julho, com provas em outubro:
- Contratação da banca: até o final de junho;
- Edital e inscrições: julho/2025;
- Prova objetiva: 05/10/2025;
- Prova discursiva: somente para os habilitados na 1ª fase (prova objetiva);
- Divulgação dos resultados: fevereiro/2026.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU 2025, além das nomeações, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Mais informações do CNU