CNU 2024: retificações para o Ministério da Saúde
Ministério da Saúde amplia requisitos e prorroga prazos em edital de contratação temporária
O Ministério da Saúde teve algumas retificações divulgadas para a contratação temporária de profissionais aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU 2024).
As mudanças constam em dois documentos divulgados via Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (14/1), e impactam tanto os critérios de formação exigidos quanto o calendário da seleção.
CNU 2024/Ministério da Saúde: ampliação de requisitos para área de dados
Entre as alterações mais relevantes está a flexibilização da exigência de escolaridade para uma das funções.
No caso do Perfil 2 – Analista de dados e controle de qualidade, que conta com 12 oportunidades, o texto original restringia a participação a formados em Estatística ou Ciência de Dados.
Com a nova redação, a exigência foi ampliada e passa a aceitar candidatos com qualquer graduação de nível superior, sem alteração na remuneração ou jornada. O cargo oferece salário de R$ 7.283,05, com 40 horas semanais de trabalho.
Essa mudança também aparece no detalhamento das vagas do Bloco Temático 2, código B2-07-A, que agora descreve o requisito como “formação superior em qualquer área”, mantendo a distribuição de vagas entre ampla concorrência, pessoas pretas ou pardas e pessoas com deficiência.
Cronograma sofre ajustes
Além das alterações nos critérios de formação, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar prazos importantes do processo seletivo, garantindo mais tempo para que os convocados organizem a documentação exigida. O novo calendário ficou definido da seguinte forma:
- Impugnações ao edital: prazo estendido até 8 de janeiro de 2026;
- Envio da documentação: agora permitido até 23 de janeiro de 2026;
- Análise dos documentos: ocorrerá até 28 de janeiro de 2026; e
- Assinatura do contrato: novo limite em 3 de fevereiro de 2026.
Quem pode participar da seleção?
A convocação é direcionada exclusivamente aos candidatos que foram aprovados no CNU 2024 e integram a lista de espera dos blocos temáticos 1, 2, 4, 6 e 7.
Além disso, é necessário atender aos requisitos gerais, como idade mínima de 18 anos, nível superior completo, regularidade eleitoral e, quando aplicável, situação regular com o serviço militar.
As 300 vagas temporárias estão distribuídas entre diferentes áreas, contemplando funções técnicas, analíticas e gerenciais, como:
- Técnico Administrativo – formação superior em qualquer área;
- Analista de dados e controle de qualidade – formação superior ampla;
- Analista nas áreas normativa, econômica, financeira e de políticas de saúde;
- Analista técnico em edificações;
- Analista técnico em equipamentos; e
- Gestor.
Os salários variam de acordo com a complexidade das atribuições, podendo chegar a R$ 9.861,23 para funções de caráter gerencial. As contratações terão duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação, e exigem atuação presencial em Brasília (DF).
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU 2024 e 2025, além das retificações para o Ministério da Saúde, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Saiba mais: CNU