Notícia

Cebraspe confirma suspensão do concurso PRF; veja os locais de provas!

Após a 20ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) suspender a aplicação das provas do concurso público PRF, da Polícia Rodoviária Federal, o Cebraspe, banca organizadora do certame, publicou comunicado que confirma a suspensão temporária do certame.

Segundo o documento, a Advocacia-Geral da União (AGU) está tomando as medidas necessárias para que o concurso aconteça no dia 9 de maio de 2021, conforme o cronograma divulgado. Confira abaixo:

Cebraspe confirma suspensão temporária do concurso PRF

De acordo com a liminar concedida, é inaceitável que as autoridade federais, a quem cabe zelar pela saúde pública, implementem medidas que tenham o potencial de agravar a já delicada situação do país, em virtude da pandemia da Covid-19.

Entre as razões que fundamentaram a decisão judicial, estão:

  • O caráter heterogêneo dos novos casos e óbitos relacionados à covid-19 nas diferentes regiões do país, o que inviabilizaria a realização de um concurso de âmbito nacional.
  • A desarrazoabilidade da previsão editalícia de permitir que candidatos que atestem em duas aferições temperatura corporal superior a 37,5º, possam realizar a prova em sala especial, porquanto colocar em uma mesma sala diversos candidatos que apresentem sinais de febre pode colocar em risco candidatos que não estejam infectados, além de colocar em risco os funcionários responsáveis pela aplicação das provas.
  • A inocuidade do previsto no item 6.4 do edital do certame, o qual limitou-se a prever que “o candidato que informar que testou positivo para a Covid-19 não poderá realizar as provas”, visto que se trata de medida genérica, sem indicar a data do teste positivo que implicaria a impossibilidade da realização das provas e sem indicar a obrigatoriedade de realização de qualquer teste antes do comparecimento ao local de prova.
  • A duração da aplicação das provas (4 horas e 30 minutos), sujeitando que, caso haja algum candidato infectado, todos os demais tenham longa exposição ao vírus.

A referida medida se deu em razão do ajuizamento, no último dia 30, de ação popular solicitando o adiamento das provas objetivas. Segundo o pedido, não há motivo justo e adequado para a realização dos exames neste cenário pandêmico. A petição inicial ainda solicitou que sejam adotados critérios técnicos e objetivos para a remarcação da nova data do certame, inclusive a vacinação de, pelo menos, 50% da população brasileira.

Por fim, a juíza Liviane Kelly Soares Vasconcelos reforça que está em curso no país o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, o que indica uma perspectiva concreta de melhora no número de casos e na quantidade de óbitos em decorrência da Covid-19.

Assim, entendeu ser razoável aguardar a melhora da situação da saúde pública para só então realizar o concurso público, de modo a proteger a saúde dos candidatos, dos funcionários responsáveis pela aplicação das provas e da população em geral.

Vale ressaltar que a Polícia Rodoviária Federal seguiu se mobilizando para assegurar que as avaliações sejam realmente aplicadas na data prevista do cronograma, em 9 de maio de 2021, com titulares das superintendências estaduais dialogando com os respectivos governadores a respeito da realização da etapa.

Locais de provas

Circula na internet a lista de cidades, ainda não oficial, que poderão receber a etapa de provas do concurso PRF. Confira abaixo:

CidadeEstimativa de locais de prova
Rio Branco – AC2
Maceió – AL 9
Manaus – AM9
Macapá – AP8
Lauro de Freitas – BA1
Remanso – BA1
Salvador – BA55
Fortaleza – CE33
Brasília – DF70
Serra – ES2
Vila Velha – ES4
Vitória – ES9
Goiânia – GO24
São Luís – MA6
Belo Horizonte – MG15
Contagem – MG2
Campo Grande – MS7
Cuiabá – MT37
Ananindeua – PA1
Belém – PA6
Magalhães Barata – PA1
Cabedelo – PB1
João Pessoa – PB8
Recife – PE17
Teresina – PI19
Curitiba – PR33
Telêmaco Borba – PR1
Duque de Caxias – RJ 10
Niterói – RJ8
Nova Iguaçu – RJ3
Rio de Janeiro – RJ60
Natal – RN17
Ji-Paraná-RO17
Porto Velho – RO15
Boa Vista – RR9
Porto Alegre – RS30
Florianópolis – SC14
São José – SC2
Aracaju – SE15
São Paulo – SP23
Palmas – TO10
Total614
Lista de possíveis cidades-sede das provas do concurso PRF

Ao todo, são ofertadas 1.500 vagas, sendo 1.125 para ampla concorrência, 300 para negros e 75 para candidatos com deficiência. O salário deste concurso policial é na forma de subsídio, o qual, no início de carreira, é no valor de R$ 9.899,88.

Seguimos acompanhando os desdobramentos do concurso PRF, cuja suspensão temporária foi confirmada pelo Cebraspe. Temos um artigo completo para você, acesse o link abaixo:

Concurso PRF

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ou 2 anos*

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

Confira as oportunidades previstas

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.