Artigo

Carreira policial: como escolher o concurso-escada para a PF?

Olá, tudo bem com você? Você está estudando para a Carreira Policial? Se sim, esse artigo é para você, hoje iremos falar sobre como escolher o concurso-escada para passar na PF! Vamos lá?

Carreira policial: como escolher o concurso-escada para passar na PF?

Antes de tudo, você sabe o que é um concurso-escada?

Como o próprio nome já diz, o concurso escada é um meio de te levar para outro nível, isto é, outro andar ou patamar.

Em outras palavras, um concurso-escada é o que permite uma mudança de patamar ou status. Assim, através dele você passa de estudante a servidor público.

Desse modo, esses concursos são compostos, normalmente, de provas de baixa ou média complexidade. Alguns exemplos desses concursos são: Agentes e coordenadores censitários do IBGE, escriturários bancários, assistentes administrativos de Universidades ou Institutos Federais, Técnicos do INSS, Analistas em Prefeituras, entre outros.

Claro que, em alguns cargos, o estudante pode encontrar nesses cargos o seu “concurso final”, não se dispondo a continuar a árdua jornada de estudar para concursos públicos. Afinal, sabemos que não é tarefa fácil, não é mesmo?

Porém, alguns concurseiros enxergam nos concursos-escada um modo de alavancar sua vida profissional e financeira enquanto continua sua jornada aos altos postos do serviço público.

Mas, claro, para continuar os estudos depois de uma aprovação é necessário definir claramente os motivos, isto é, qual é de fato o seu objetivo final.

Portanto, o concurso-escada é uma espécie de concurso intermediário, comparado ao que você realmente deseja. Assim sendo, é como se você estivesse no primeiro degrau de uma escada e o seu objetivo final estivesse no topo.

Vale a pena fazer o concurso-escada para a Carreira Policial?

Será que vale a pena fazer o concurso-escada?

Já adianto que SIM!

Uma vez que ao fazer um concurso-escada, você consegue desenvolver algumas habilidades necessárias no estudo para concursos públicos, além de fornecer experiência prática para a prova. Afinal, treinar o dia da prova é extremamente importante para garantir um bom desempenho no dia da sua “prova principal”.

Além disso, esses concursos podem ser uma excelente oportunidade de ganhar algum dinheiro extra enquanto você se prepara para o seu objetivo final.

Ademais, muitas vezes, são concursos que possuem uma jornada de trabalho reduzida, o que significa que você terá um bom tempo disponível para estudar os conteúdos do concurso “principal”. Inclusive, você pode desfrutar da possibilidade de custear gastos com viagens para fazer os certames e aproveitar a verba disponível para adquirir os seus materiais.

Porém, você deve ter em mente que os concursos-escada podem exigir muito tempo e esforço para se preparar, assim, você deve analisar cuidadosamente se realmente vale a pena.

Portanto, um ponto positivo do concurso-escada é conseguir uma renda, desse modo, diminui a pressão para passar logo. Por sua vez, o ponto negativo é o perigo de se acomodar com a renda e deixar de estudar para o seu objetivo final, além, é claro, da diminuição do tempo que terá disponível para o estudo.

Carreira policial: como escolher o concurso escada para passar na PF?

Mas como escolher que concurso-escada prestar?

Antes de tudo, você deve escolher uma área que se enquadre no seu objetivo final, lembrando que se trata de um trabalho e que boa parte da vida será desempenhando ele.

Por exemplo, se o seu objetivo é a carreira policial (como é o caso do certame da Polícia Federal), provavelmente, ocupar um cargo administrativo poderia gerar uma insatisfação.

Além disso, você deve analisar também pontos como a remuneração e o local de trabalho (por exemplo, se é perto ou longe da família).

Por exemplo, os concursos para as guardas municipais podem ser uma excelente alternativa de concurso-escada para quem se prepara para a área policial.

Inclusive, o ingresso na carreira policial pode ocorrer em uma das 5 corporações policiais: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Legislativa. Além de outras seleções mais específicas como a DEPEN e ABIN.

Dessarte, você pode ir fazendo esses certames enquanto se prepara para o certame da PF.

Além disso, esses certames possuem algumas matérias básicas em comum, são elas:

  • Português;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Direito Constitucional;
  • Legislação Especial.

Portanto, ao estudar para um concurso-escada da área policial, você está se preparando, consequentemente, para o seu certame da Polícia Federal (PF).

Resumo

Como falamos, um ponto positivo do concurso-escada é conseguir uma renda, desse modo, diminui a pressão para passar logo no seu certame final.

Além disso, ao estudar para um concurso-escada da área policial, você está se preparando, consequentemente, para o seu certame da Polícia Federal.

Desse modo, estudar para o concurso-escada pode ser uma excelente alternativa para você treinar provas antes do seu concurso da PF, além da possibilidade de ganhar uma renda extra enquanto estuda para o certame da PF.

Espero que você tenha gostado do Artigo de hoje sobre a Carreira Policial!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@prof.elizabethmenezes

https://www.gov.br/pf/pt-br

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.