Artigo

Breve comentário sobre Conhecimentos Bancários – Banco do Brasil

Olá pessoal, tudo bem?

Como sabem, foram divulgados provas e gabaritos do certame do BB.

Nossa matéria, conhecimentos bancários, foi contemplada com 10 questões dentro do esperado.

No entanto, pude notar que as questões saíram da “decoreba” convencional sobre disposições normativas/legais para questões que envolvem mais o raciocínio e a capacidade do aluno em relacionar os conceitos relativos ao tópico a situações hipotéticas solicitadas pela questão.

Uma questão sobre lavagem de dinheiro (etapa de integração), a questão sobre alienação fiduciária, a questão sobre a CVM (julgamento de processo administrativo no mercado de capitais) e outra sobre política monetária (liquidez da economia) deixam isto claro.

Informo aos alunos que não vislumbro qualquer possibilidade de recursos. No meu entendimento, o gabarito preliminar de todas as questões está correto.

Boa sorte a todos.

Vicente Camillo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Eu endosso tudo o que foi dito, a questão tava clara que era de integração! AA não ser que a banca esteja tentando criar outro conceito de ocultação
    Michele Gomes Feitosa em 21/10/15 às 19:13
  • Está havendo grande equivoco. A resposta correta é ocultação e temos sim pelo menos duas questões passíveis de recurso.
    GEAN em 21/10/15 às 16:20
  • a questao da fianca bancaria tambem cabe recurso.
    jonnathan em 20/10/15 às 16:24
  • Boa tarde, desde o princípio notei a questão de lavagem de dinheiro no mínimo duvidosa. De acordo com a questão, encaixam-se integração ou o crime em si, lavagem de dinheiro, falar que a ocultação está correto é um erro, pois ficaria na pior das hipótese,s incompleta.
    Kellyane Brito em 20/10/15 às 15:45
  • Gostaria de saber sobre a prova do banpará,desde já fico muito grato.
    Raul Rodrigues em 20/10/15 às 11:33
  • Boa tarde, Acredito que Abe recurso sim....pois a etapa descrita na questão é claramente a de integração. ..eu errei a questão porque o gabarito disse que a opção é a ocultação. Entrarei com recurso.
    Gabriel rocha em 20/10/15 às 08:09
  • Professor, boa noite Eu achei a prova com certeza com um nivel mais alto do que a passada...sera que nenhuma sera possivel de recurso?
    Bruno em 20/10/15 às 00:36
  • Boa noite professor! Bem, gostaria de um esclarecimento acerca da questao da Lavagem de Dinheiro que versa sobre um gerente que se, ele aceitasse a proposta do amigo de REGULARIZAR, LEGALIZAR aquele dinheiro aplicado em depositos, incorreria em: A banca deu duas unicas opcoes plausiveis que sao: Reintegracao e Ocultacao, e ela considerou a resposta como ocultacao, mais no caso que deixou bem claro que era para Legalizar, Regularizar, nao seria a Reintegracao? Onde ele jogaria esse dinheiro para o mercado? Obrigado
    Adriano Abdon em 19/10/15 às 23:40
  • Boa noite! A questão 56, sobre lavagem de dinheiro, está correta mesmo? Pelo que você comentou, a resposta certa seria INTEGRAÇÃO, mas no gabarito a resposta é OCULTAÇÃO.
    Kairon em 19/10/15 às 21:53
  • Boa noite, gostaria de saber se alguma questão de Atualidades do Mercado Financeiro corre risco de ser anulada, abraços
    lucas gouveia em 19/10/15 às 20:18
  • Professor, no gabarito da questão sobre lavagem de dinheiro, a CESGRANRIO dá como resposta a alternativa em que consta a etapa de ocultação. Nesse caso, caberia recurso, não?
    Caio Bezerra em 19/10/15 às 20:14
  • Sim, Professor. Mas sobre lavagem de dinheiro, a questão mostra um caso de Integração ou Ocultação?
    Ariel Santos em 19/10/15 às 17:52
  • Professor, o sr falou sobre a etapa de integração como alternativa correta em uma das questões sobre lavagem de dinheiro na prova, e foi a que marquei. Entretanto, no gabarito da prova consta como ocultação. É isso mesmo? Ocultação?
    Helder em 19/10/15 às 11:45