Artigo

Auditoria – CGE-PI – Prova Comentada

Olá, Pessoal!

 

Seguem os comentários das 10 questões da nossa matéria. Todas elas foram vistas ao longo do nosso curso.

A princípio, entendo que cabe recurso em uma.

Abraços e sucesso no resultado final.

Rodrigo Fontenelle

 

Em relação a auditoria governamental, controle interno e normas de auditoria, julgue os itens a seguir.

 

24 Para que sejam atendidas as normas da INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions), os auditores governamentais devem compreender os princípios e as normas constitucionais, legais e institucionais que regulam a execução das atividades operacionais da entidade auditada.

 

Comentários:

Segundo as normas da INTOSAI, os auditores devem conhecer e cumprir as normas, as políticas, os procedimentos e as práticas aplicáveis de auditoria, contabilidade e gestão financeira. Do mesmo modo, devem entender os princípios e normas constitucionais, legais e institucionais que regem o funcionamento da entidade auditada.

Gabarito Preliminar:  C – Concordo com o gabarito.

 

25 O Tribunal de Contas da União (TCU), no desempenho de auditoria solicitada pelo Poder Legislativo, deve atuar de modo a resguardar sua independência e autonomia, observando a hierarquia institucional de subordinação existente entre os controles interno e externo no setor público.

 

Comentários:

Não existe subordinação entre os controles interno e externo no setor público.

A Constituição estabelece dois sistemas de controle no âmbito da gestão contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União, o externo, exercido pelo Congresso Nacional com o auxílio do TCU e o interno, no âmbito de cada Poder. Embora o controle interno tenha o dever estabelecido constitucionalmente de apoiar o controle externo, não há relação de hierarquia entre eles, há complementaridade.

Gabarito Preliminar: E – Concordo com o gabarito.

 

26 Uma auditoria para avaliar denúncia de irregularidade de natureza contábil em uma instituição financeira pública insere-se no campo das auditorias de regularidade.

 

Comentários:

Segundo as Normas de Auditoria, as auditorias de regularidade objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis.

Gabarito Preliminar: C – Concordo com o gabarito.

 

27 A auditoria, que inicialmente era voltada para a prevenção de riscos, interpretação e orientação das operações, hoje se ocupa da tecnologia de revisão dos registros contábeis.

 

Comentários:

Ao contrário. Inicialmente as auditorias tinham uma preocupação apenas com os registros contábeis, com a conformidade.

Atualmente é que há uma preocupação muito maior com a eficiência, eficácia e economicidade das operações da empresa ou órgão auditado e com a prevenção de riscos.

Gabarito Preliminar: E – Concordo com o gabarito.

 

Julgue os itens subsecutivos, referentes a instrumentos de fiscalização, planejamento e execução de auditorias no setor público.

 

28 Os procedimentos de revisão analítica são realizados durante a aplicação dos testes substantivos.

 

Comentários:

Correto. Os testes substantivos são compostos pelos testes de transações e saldos e pelos procedimentos de revisão analítica.

Gabarito Preliminar:  C – Concordo com o gabarito.

 

29 A inspeção é um instrumento de fiscalização que visa verificar o cumprimento de decisões do tribunal de contas, obter informação acerca da procedência de denúncias e esclarecer pontos duvidosos em processos fiscalizatórios.

 

Comentários:

Segundo o art. 240 do Regimento Interno do TCU, Inspeção é o instrumento de fiscalização utilizado pelo Tribunal para suprir omissões e lacunas de informações, esclarecer dúvidas ou apurar denúncias ou representações quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade de fatos da administração e de atos administrativos praticados por qualquer responsável sujeito à sua jurisdição.

O instrumento de fiscalização utilizado para verificação do cumprimento de decisões do tribunal de contas é o Monitoramento. Dessa forma, entendo que a primeira parte da questão está errada e, por esse motivo, cabe recurso.

Gabarito Preliminar: C – Não concordo com o gabarito.

 

30 No planejamento da auditoria, devem estar previstos instrumentos de controle interno, como a aplicação de testes de observância e de testes de transações e saldos. Além disso, deve-se realizar a verificação dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade para a avaliação dos riscos envolvidos na atividade de controle.

 

Comentários:

Os testes de transações e saldos não são utilizados para avaliar os controles internos. Apenas os testes de observância.

Além disso, verificação dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade se refere aos testes substantivos e não a atividades de controle.

Gabarito Preliminar:  E – Concordo com o gabarito.

 

Com relação a evidências e achados de auditoria, comunicação de resultados e monitoramento, supervisão e controle de qualidade, julgue os itens seguintes.

 

31 Os relatórios de auditoria devem ser claros e concisos, com textos objetivos e conclusões convictas. Neles, devem ser evitadas expressões que denotem incerteza, tais como: “supõe-se”, “há indícios”, “esta equipe de auditoria entende que”.

 

Comentários:

Segundo as normas de auditoria, na redação do relatório de auditoria deve-se evitar palavras ou expressões que denotem insegurança, possam ensejar dúvidas ou imprecisões no entendimento, tais como “SMJ”, “supõe-se”, “parece que”, “deduzimos”, “achamos”, “há indícios”, “talvez”, “entendemos”, “esta equipe de auditoria entende que…”, “foi informado a esta equipe de auditoria que…”, “ouvimos dizer”, “conforme declarações verbais”, “boa parte”, “alguns”, “diversos” “a maioria”, “muitas/vários/inúmeros”, “aparenta/aparentemente”;

Gabarito Preliminar:  C – Concordo com o gabarito.

 

32 De acordo com as normas de auditoria da INTOSAI, a depender do nível de competência profissional da equipe de auditores, a tarefa de supervisão do pessoal encarregado da auditoria pode ser dispensada.

 

Comentários:

Segundo as normas de auditoria da INTOSAI, o trabalho realizado pela equipe de auditoria, em todos os seus níveis e fases, deve ser adequadamente supervisionado durante a auditoria e a documentação obtida deve ser revisada por um membro experiente da equipe.

A supervisão é essencial para garantir a consecução dos objetivos da auditoria e a manutenção da qualidade do trabalho. Uma supervisão e um controle adequados são, portanto, sempre necessários, independentemente da competência individual dos auditores.

Gabarito Preliminar: E – Concordo com o gabarito.

 

33 Os achados de auditoria e a comparação entre uma situação observada e os critérios fixados servem para comprovar as evidências, que são dispostas na matriz de responsabilização.

 

Comentários:

As evidências estão dispostas na Matriz de Achados e não na de Responsabilização.

Gabarito Preliminar: E – Concordo com o gabarito.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • A questão 29 não se refere ao TCU. Nem todos os Tribunais de Contas usam as mesmas definições para os instrumentos de Fiscalização. Não olhei o edital, nem pesquisei sobre manual específico de auditoria na CGE-PI ou no TCE-PI, mas para exemplificar, o TCDF utiliza essa definição para inspeção. Segundo o Manual de Auditoria do TCDF, seção 1.2, pág. 1/2, "Inspeção: é o procedimento que tem por objetivo verificar o cumprimento de decisões do Tribunal, obter dados ou informações preliminares sobre a procedência de fatos relacionados a denúncias ou a representações e suprir omissões ou esclarecer pontos duvidosos em documentos e processos."Com certeza essa definição é bem diferente da do TCU, mas não significa que esteja errada.
    Alberto Câmara em 13/07/15 às 21:17