Artigo

Auditor TCU: conheça minha carreira!

Olá pessoal, tudo bem?

auditor tcuMeu nome é Túlio Lages, coordenador professor do Passo Estratégico aqui do Estratégia Concursos!

Túlio Lages

Caso você precise de mais esclarecimentos, entre em contato comigo deixando um comentário aqui nesse artigo ou pelo Facebook:

Para quem não sabe, também sou Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), cargo que ocupo desde 2012, em decorrência da aprovação em 2º lugar no concurso público.

Desde então, trabalho na atividade fim do Tribunal, o controle externo, instruindo prestações de contas,  representações, denúncias e realizando auditorias e inspeções. Devo dizer que é um trabalho muito gratificante, em que se pode ver o resultado do esforço realizado.

O meu objetivo neste artigo é mostrar a vocês algumas características que fazem do TCU a MELHOR instituição pública para se trabalhar. Com isso, espero estimulá-los a continuarem firmes na preparação para o concurso, pois a recompensa vale a pena.

Vamos então?

O Tribunal de Contas da União

O TCU é o órgão técnico responsável pelo controle externo da Administração Pública Federal. No âmbito de suas atribuições, o Tribunal busca coibir a ocorrência de fraudes e desvios de recursos, bem como condenar e punir os responsáveis pelas irregularidades. Além disso, a atuação do Tribunal contribui para a melhoria da transparência e do desempenho da gestão pública.

Veja alguns trabalhos de destaque e de grande impacto na sociedade realizados pelo TCU recentemente:

Note que são trabalhos bem significativos, nas mais diversas áreas, envolvendo elevado montante de recursos públicos. Nesse contexto, a responsabilidade do Auditor TCU é grande, pois suas instruções e relatórios são a base para as decisões tomadas pelo Tribunal.

Assim, as condições de trabalho dos servidores devem ser as melhores possíveis. Como veremos, o TCU não deixa a desejar nesse aspecto.

Independência funcional

No exercício de suas atribuições, o Auditor TCU possui total independência funcional, isto é, possui garantia da instituição para manifestar e registrar sua opinião e análise técnica nos trabalhos que realiza, sem influências externas ou mesmo internas.

Tal característica contribui sobremaneira para a satisfação profissional de nós Auditores, pois nos sentimos parte dos resultados proporcionados pelo Tribunal.

Estímulo ao desenvolvimento profissional

O TCU é conhecido pela qualidade técnica dos seus servidores. Para tanto, o Tribunal estimula e facilita a participação dos Auditores em diversos cursos, seminários e congressos, nacionais e internacionais.

Infraestrutura

Para aqueles que trabalham na sede, em Brasília, o TCU conta com estacionamento próprio e cobertorestauranteberçárioacademia de ginásticabarbeariamanicureagências bancáriascorreiosposto médico e odontológico, além da biblioteca, conhecida por sua excelência. Esqueci alguma coisa? Essa infraestrutura toda realmente faz a diferença.

Restaurante TCU

Restaurante TCU

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho do Auditor TCU é de 35h semanais, com banco de horas e controle eletrônico de frequência. Considero essa uma grande vantagem, pois podemos programar nossos dias, trabalhando mais em uns e compensando em outros. E não tem briga com o chefe, uma vez que o registro é eletrônico, efetuado nas catracas localizadas nas entradas do Tribunal. Dessa forma, a instituição ganha e os servidores também.

Há ainda possibilidade de redução da carga horária, nos casos em que o servidor esteja participando de curso de interesse do Tribunal, podendo a jornada de trabalho passar para 25h semanais.

Férias e Recesso

As férias do Auditor TCU podem ser divididas em até 3 períodos. Além disso, há o recesso anual, no período de 17/12 a 16/1, conforme previsto no Regimento Interno. Com isso aliado ao banco de horas, digo que é possível planejar tranquilamente seus projetos pessoais.

Tele-trabalho

O Tribunal, seguindo a tendência das grandes organizações modernas, consolidou o regime de tele-trabalho, ou trabalho em casa.

Nesse sistema, o Auditor TCU, desde que cumpra determinados requisitos, pode trabalhar em casa quando cuida de processos cujo esforço de análise é individual, mediante o ajuste de metas de desempenho com o chefe. É isso mesmo, o expediente é cumprido em casa. Uma boa, não?

Lotação

A sede do TCU é em Brasília, onde está lotada a maioria dos servidores.

Porém, o Tribunal possui sedes regionais nas capitais de todos os Estados da Federação.

Periodicamente, são organizados concursos de remoção internos para preenchimento de vagas nas regionais e na sede, proporcionando, assim, opção de mobilidade aos servidores que assim desejem.

“Programa de milhagem”

Com base na sua avaliação de desempenho, o Auditor TCU acumula pontos que podem ser trocados em uma série de benefícios institucionais, como o patrocínio de cursos pelo Tribunal ou mesmo alguns dias de folga. Um verdadeiro “programa de milhagem”!

Trata-se de uma forma de premiar servidores com bom desempenho funcional, privilegiando a meritocracia.

Plano de Saúde

Os servidores do TCU, além do atendimento médico e odontológico proporcionado na sede, também possuem direito a Plano de Saúde, na sistemática de ressarcimento, ou seja, o servidor paga o plano e o Tribunal ressarce uma parte desse valor, tudo direto no contracheque.

O ressarcimento atualmente proporcionado pelo Tribunal é quase total, de modo que o servidor arca com apenas um pequeno valor para ter acesso aos benefícios do plano de saúde, inclusive para seus dependentes.

O Plano de Saúde do TCU trabalha com as operadoras AMIL e UNIMED (o servidor pode escolher entre as duas).

Remuneração

Além de todos esses benefícios, que já seriam um diferencial e tanto em favor do TCU, os servidores do órgão recebem uma excelente remuneração, que está entre as melhores da Administração Pública Federal.

A seguir está o quadro da remuneração atualizada da carreira do TCU:

Estrutura remuneratória TCU – Lei 13.320/2016 (valores para 2019):

 Fonte: site TCU

Detalhe é que progressão funcional na carreira ocorre a cada 6 meses, de modo que, com pouco mais de 6 anos de casa, o servidor já chega ao topo da carreira.

Funções de confiança

Durante sua carreira no Tribunal, o Auditor TCU pode ocupar Funções de Confiança, passando a ter atribuições de chefia, direção ou assessoramento.

Logicamente, a par da maior responsabilidade ao ocupar alguma dessas funções, o servidor recebe uma gratificação correspondente em sua remuneração.

Atualmente, a gratificação pelo exercício de função de confiança no TCU possui os seguintes valores:

[caption id="attachment_59618" align="aligncenter" width="177"] Fonte: site TCU

Lembrando que a jornada de trabalho do servidor ocupante de função de confiança é maior, correspondente a 40h semanais.

Uma informação interessante é que o TCU, diferentemente da maioria dos órgãos da Administração Pública, possui a cultura de preencher seus cargos de direção com servidores efetivos, e não com pessoas estranhas à carreira.

Com efeito, de um total de quase 2.700 servidores, o TCU possui apenas 21 cargos ocupados por pessoas sem vínculo com a Administração (cargos em comissão), ou seja, menos de 1%, o que contribui para a excelência técnica do seu quadro e, por consequência, dos seus trabalhos.

Acesso ao cargo de Auditor TCU

Para se tornar um Auditor TCU, basta “apenas” ter nível superior de escolaridade, em qualquer área, e, obviamente, passar no concurso.

O concurso do TCU está dentre os mais concorridos do país. Também, pelo que vimos até aqui em relação às vantagens do cargo, não poderia ser diferente, não é mesmo?

O Tribunal tem a tradição de realizar concursos anuais ou, no máximo, bianuais, com poucas vagas em cada certame e sem prorrogação do prazo de validade.

Apesar de não exigir formação específica, geralmente as vagas dos concursos do TCU são distribuídas por áreas (TI, obras, auditoria governamental), com provas direcionadas para cada ramo.

Confira os editais dos últimos concursos para Auditor TCU:

Edital concurso TCU 2015

Edital concurso TCU 2013

Edital concurso TCU 2011

*****

Técnico de Controle Externo – TEFC

Todos os benefícios que apresentei acima também se aplicam aos Técnicos Federais de Controle Externo, cujo acesso ao cargo exige apenas nível médio de escolaridade.

A única diferença entre o Técnico e o Auditor TCU, além da remuneração, é a natureza das atividades exercidas no dia-a-dia. Basicamente, enquanto o Auditor TCU executa a atividade-fim do Tribunal (ex: auditorias, instrução de processos etc.), o Técnico desempenha funções de natureza administrativa (ex: autuação de processos, pagamentos, questões de pessoal etc.).

*****

Pois então. Essas são algumas vantagens que o Tribunal de Contas da União proporciona ao Auditor TCU. Isso tudo faz com que o servidor se sinta prestigiado e estimulado a realizar um bom trabalho nessa missão nobre de assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.

Não é por menos que, segundo pesquisa realizada pela Revista Você S/A em 2014, o Tribunal de Contas da União foi considerado a MELHOR INSTITUIÇÃO PÚBLICA PARA SE TRABALHAR.

Na pesquisa, o destaque fica para os indicadores de qualidade no ambiente de trabalho, demonstrando que 84,5% dos servidores do Tribunal “estão satisfeitos e motivados”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa noite prof. Tulio! Será que o edital para o concurso de AUFC do TCU sairá só no 2º semestre desse ano?
    Renato Barros em 04/05/20 às 21:22
  • Oi Tulio. O concurso de AUFC sai ainda em 2020? Sabe se vai sair esse ano para TEFC?
    NATALIA em 27/04/20 às 22:47
  • Prof. Tulio, boa madrugada! O Sr. acha que será publicado Edital do TCU ainda em 2019?
    Célia Carneiro em 20/06/19 às 02:06
  • Fiquei surpresa com algumas informações como a carga horária semanal de 35h e o recesso anual. E muito feliz em saber que são pouquíssimos os cargos em comissão. Parabéns por sua conquista, Túlio.
    KARLLA MARIA BASTOS DE CARVALHO em 10/01/19 às 18:18
  • Boa noite Erick ! sou sua aluna do Controle Externo TCU pelo ESTRATÉGIA CONCURSOS. gostaria de receber dicas , exercícios etc. Atenciosamente i Maria Emídia
    MARIA EMIDIA DE FATIMA REIS em 01/07/18 às 20:49
  • Ler que a maioria dos cargos é ocupado por servidores que ESTUDARAM é um ânimo e tanto para quem vê todos os dias pessoas que não tiveram o menor esforço serem nomeadas para cargos comissionados com salário BEM mais alto que os servidores de carreira. Reduzir a imoralidade das instituições públicas começa com a extinção de TODOS os cargos em comissão (cabides de emprego, na verdade!).
    LETICIA em 13/01/18 às 15:35
  • E além de td isso, li q no TCU há excelentíssimas máquinas de café, q servem inclusive chocolate!!! =D Tô estudando pra área fiscal, mas talvez eu termine no TCU...
    Fernando em 29/09/17 às 16:32
  • Professor, para o cargo de técnico a lotação é apenas para Brasília ou existe lotação para outros estados? Grato, Luiz.
    Luiz em 26/02/17 às 21:18
  • Olá Erick, o técnico federal em controle externo também pode participar do concurso de remoção? Se sim, há possibilidade de conseguir para a região sudeste, como Rio de Janeiro por exemplo. Muito obrigada, parabéns pelo excelente artigo.
    Laís em 26/02/17 às 17:00
  • Erick, Quando você terminou de estudar a teoria, por o que em um vídeo seu, você passou a ficar somente resolvendo questões do CESPE. Não acha que isso tenha sido muito arriscado, pois poderia aparecer questões totalmente diferentes do que já foi cobrado?
    Lucas em 17/12/16 às 10:29
  • Olá Cleber, depende do Estado. Para o Ceará, por exemplo, é bem difícil. Já para a Bahia e Paraíba, é mais tranquilo. Mas isso também pode variar com o tempo.
    Erick Alves em 30/05/16 às 17:40
  • Professor Poderia analisar com a Coordenação a viabilidade de realização de simulados para quem estuda para tribunais de contas. Creio ser muito positivo para os alunos. é uma forma de se manter motivado, haja vista que ainda estamos um pouco longe dos editais (TCU no caso). Também é uma forma de sempre estarmos mapeando pontos fracos. Acho que só falta isso para o Estratégia, pois a qualidade dos cursos de vocês é indiscutível. Grato.
    Eder em 30/05/16 às 13:56
  • Olá Erick, Em relação a mobilidade, existe uma dificuldade para a região do nordeste por exemplo? Como funciona? Parabéns pela postagem, bem esclarecedora!
    cleber em 30/05/16 às 10:09
  • Sim Júnior, também se aplicam ao Técnico.
    Erick Alves em 29/05/16 às 23:32
  • Olá Weverton, Quando está em teletrabalho, o Auditor deve ficar disponível para comparecer ao Tribunal, caso necessário. Mas isso não impede que ele faça o teletrabalho fora de Brasília. Conheço algumas pessoas que fazem isso. Logicamente, realizar o teletrabalho nessas condições vai depender de negociação com a chefia, mas é possível.
    Erick Alves em 29/05/16 às 23:32
  • Fala Guilherme! Cara, um novo concurso do TCU só deve ocorrer a partir de 2018. Portanto, são praticamente dois anos pela frente. É tempo mais que suficiente para estar bem preparado, desde que vc estude com disciplina e foco. No último concurso, entraram vários Auditores recém egressos da faculdade. Portanto, não é um sonho impossível não, muito pelo contrário. Abraço!
    Erick Alves em 29/05/16 às 23:29
  • Oi Nina, Este vídeo é anterior ao concurso que ocorreu em 2015...na verdade, um novo concurso para o TCU, tanto de Técnico como de Auditor, só deve ocorrer a partir de 2018 mesmo. Quanto ao concurso de Auditor para a área administrativa, já ocorreu uma vez, em 2007. De lá pra cá, não teve mais e, sinceramente, acho difícil de ocorrer novamente, a menos que haja alguma reestruturação da carreira. A ideia agora é apostar nos Técnicos para a área administrativa. Abraço!
    Erick Alves em 29/05/16 às 23:27
  • Olá prof Erick, estou no terceiro ano da faculdade de contábeis e formarei ano que vem. Venho me preparando para analista de tribunais, algumas vezes pensei em focar no tcu, mas tenho receio de começar e não conseguir estudar todo o conteúdo até o próximo certame. Será que devo mudar o foco agora ou devo continuar a estudar pra analista e pensar no tcu depois que eu estiver estabilizado financeiramente? Afinal, TCU é uma aposta ousada. Abraço.
    Guilherme em 29/05/16 às 23:20
  • Boa noite, Erick! Você disse acima que poderá, ainda esse ano, ocorrer um novo concurso para TÉCNICO. Mas e o que está em andamento e os aprovados, tem tanta vaga assim para um próximo concurso já agora? Eu imaginei que um novo para técnico só a partir de 2019. Outra dúvida: há um tempo atrás li sobre a possibilidade de um concurso para o TCU no cargo de Analista ou Auditor só que na área administrativa. Procede essa informação? Pois, só escuto falar dos cargos de Técnico e Auditor (este nas áreas: controle externo e obras) existe esse cargo? E aproveitando ... rsrs ... Auditor área de controle externo, previsão de edital? Obrigada e abçs. Nina.
    nina em 29/05/16 às 21:46
  • Olá, Erick Alves, queria saber se o servidor do TCU pode realizar o teletrabalho fora de Brasília. Por exemplo, uns 400 km no máximo longe de Brasília.
    Weverton em 10/02/16 às 07:57
  • Boa tarde, Me esclarece uma duvida. Para o cargo de ensino superior, tem alguma aposentadoria especial? Como funciona a aposentadoria no TCU? E qual é o tempo de serviço para o auditor se aposentar? 30 anos?
    Diego em 14/06/15 às 17:22
  • Boa tarde. Gostaria de saber se a jornada de trabalho de 35 horas semanais também se aplica ao Técnico, bem como, a flexibilidade de horário de trabalho. Grato.
    Junior em 14/06/15 às 15:31
  • Esse horário especial para estudo, em que por algum tempo vc passou a fazer 2 horas a menos, foi de caráter compensatório, ou vc passou a fazer 25h/semana sem alteração salarial?
    Rick em 26/05/15 às 07:57
  • Olá! Essa infraestrutura que você cita com estacionamento, restaurante, academia, etc é de acesso gratuito para os funcionários?
    Danyela em 26/04/15 às 16:10
  • Olá Junior, Sim, os Técnicos podem realizar teletrabalho, assim como os servidores lotados nas unidades regionais do TCU. Quanto ao deslocamento para realizar trabalhos externos, depende da Secretaria em que o Auditor estiver lotado. Por exemplo, nas Secretarias de Obras, a frequência de deslocamento é maior. Já na Secretaria que fiscaliza o Ministério da Fazenda, em que trabalho, os deslocamentos para outras cidades ocorrem com menor frequência, visto que a maioria das unidades fiscalizadas se situam em Brasília. Os Técnicos, por sua vez, se deslocam menos ainda, uma vez que executam, preponderantemente, atividades administrativas internas. Abraço! Erick Alves
    Erick Alves em 11/04/15 às 14:01
  • viu me tira duvida, com respeito teletrabalho, alem da função auditor , o cargo de tecnico tem neste formato de trabalho? outra pergunta auditor ou tambem tecnico, com qual frequencia vai estes profissionais deslocam ao orgão (tcu), se é uma vez por mes. ou um vez cada duas semanas ou mais tempo? se modalidade teletrabalho. tem disponivel tambem nas capitais brasileiras pelos escritorios de representação do (tcu)? desde já muito obrigado pelas informações!
    junior em 30/03/15 às 19:15
  • Meu cargo é de nível superior (Auditor Federal de Controle Externo), mas é possível entrar no TCU com o nível médio, para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo. Inclusive, há previsão de um concurso para Técnico este ano. Os cargos do TCU não exigem formação num curso específico. Para entrar, basta ter o nível de formação exigida (superior ou médio) e estudar MUITO para passar na prova, que é sempre muito difícil e concorrida. Abraço!
    Erick Alves em 11/02/15 às 19:10
  • Boa tarde Erick Queria saber com você se seu cargo no TCU é de nivel superior ou Médio Se for de nive superior qual curso você se graduou para tal função? Se for médio é necessário ter tecnico? se sim, qual? Gostaria de saber porque vi a pesquisa mostrando que o TCU é um dos melhores orgãos publicos para se trabalhar e isso me interessa muito. Queria sua ajuda pra saber qual cminho trilhar até o TCU. Origado!
    Jhonatan em 23/01/15 às 17:28