Artigo

Atribuições da Câmara e do Senado: MEMOREX

Nesse artigo vamos dispor sobre os principais detalhes acerca das atribuições da Câmara e do Senado presentes na Constituição Federal.

Esse artigo faz parte da série MEMOREX, em que produzimos materiais diretos e esquematizados com os principais conteúdos da Lei e/ou da doutrina que precisam ser memorizados pelos candidatos para provas de concurso público. Nos referimos a números, quóruns, porcentagens e palavras-chave que, muitas vezes, são usados como “pegadinhas” pelas bancas examinadoras para confundir os examinandos.

Quando tratamos das atribuições da Câmara e do Senado, há diversas regras constitucionais que costumam ser objeto de cobrança em provas. Dessa forma é evidente a importância de se conhecer os detalhes do assunto, já que isso, certamente, vai garantir pontos a mais na colocação final dos candidatos nos certames públicos.

Pensando nisso, a seguir vamos dispor de forma estruturada sobre o regramento acerca das atribuições da Câmara e do Senado presentes na Constituição, com ênfase nos dispositivos que mais aparecem em questões de prova, de forma a facilitar a sua memorização, auxiliando sua aprovação nos melhores concursos públicos do país.

A ideia é que o MEMOREX seja seu aliado nos momentos de pós edital, tendo em vista que estamos trabalhando com nossa memória de curto prazo. Para explicações mais detalhadas, com exemplos práticos e resolução passo a passo dos exercícios, acesse aqui nossos cursos de Direito Constitucional, elaborados pelos melhores professores da área.

Atribuições da Câmara e do Senado

São atribuições da Câmara e do Senado são matérias de competência privativa de casa uma dessas Casas, exercidas por meio de Resolução.

O esquema a seguir visa facilitar a memorização dessas atribuições, uma vez que são recorrentemente objeto de questões em concursos públicos.

Tabela: competências privativas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal

CÂMARA DOS DEPUTADOSSENADO FEDERAL
RESOLUÇÃORESOLUÇÃO
I – autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra:   Presidente da República (PR) Vice-Presidente Ministros de Estado

(julgado pelo STF em crimes comuns e de responsabilidade. Essa autorização é apenas por crimes conexos);   Não é necessária autorização para investigar o Presidente, mas para analisar a denúncia. Entretanto, é necessária para que o judiciário analise a denúncia, mesmo que o ato tenha ocorrido anteriormente ao mandato.  
I – processar e julgar os crimes de responsabilidade do:  

Presidente Vice-Presidente Ministros do Supremo Tribunal Federal (vitaliciedade relativizada porque pode perder o cargo por processo político)  

Membros do Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional do Ministério Público

Procurador-Geral da República Advogado-Geral da União  

Crimes da mesma natureza e conexos com o PR: Ministros de Estado Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.  
II – proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;(Quem julga é o CN)
V – eleger 2 membros do Conselho da República, (para mandato de 2 anos, vedada recondução).  

Obs.: são 6 membros – CD elege 2, SF elege 2 e PR escolhe 2 (sem sabatina).
V – eleger 2 membros do Conselho da República, (para mandato de 2 anos, vedada recondução).
Regimento interno

Organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços

Iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração (dos servidores), observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias (não é resolução, é LEI – PR sanciona)
Regimento interno

Organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços;

Iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração (dos servidores), observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias (não é resolução, é LEI – PR sanciona)
(Sustar ato que exorbite o poder regulamentar ou delegação legislativa é o CN)X – suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal;
(Ministros do TCU indicados pelo CN são competência do CN)III – aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de:  

a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituição;

b) Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República (3);

c) Governador de Território;

d) Presidente e diretores do banco central;

e) Procurador-Geral da República;

f) titulares de outros cargos que a lei determinar; rol exemplificativo  

IV – aprovar previamente, por voto secreto, após arguição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente;  

XI – aprovar, por maioria absoluta (não 2/3) e por voto secreto, a exoneração, de ofício, do Procurador-Geral da República antes do término de seu mandato; AGU não está aqui porque não há sabatina (PR escolha livremente)
 V – autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios;  

VI – fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;  

VII – dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público federal;  

VIII – dispor sobre limites e condições para a concessão de garantia da União em operações de crédito externo e interno;  

IX – estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; (iniciativa do PR)  

XV – avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios.

Bons estudos!

Agora que você já os principais detalhes do regramento acerca das atribuições da Câmara e do Senado, é preciso fazer a leitura atenta dos artigos 51 e 52 da Constituição Federal e treinar por meio da realização de muitas questões no Sistema de Questões do Estratégia Concursos!

Achou esse material útil?

Deixe seu comentário!

Abraços,

Ana Luiza Tibúrcio.

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos Abertos

Concursos 2022

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.