Categorias: Concursos Públicos

Arquivologia – PC-SC – gabarito e prova comentada (Escrivão)

Olá, aluno (a) do Estratégia Concursos! Você acabou de fazer a prova da PC-SC e estamos disponibilizando as 20 questões comentadas para que possamos tirar possíveis dúvidas sobre a prova. A princípio, todas as questões estão com o gabarito correto. Apesar de a questão 107 apresentar-se incompleta no que tange a letra D, não julgamos ser cabível nenhum recurso.

É sempre bom lembrar que o fórum de dúvidas está disponível para que possamos conversar sobre as questões cobradas. De uma maneira geral, a prova teve um nível alto, com questões pouco subjetivas e mais voltadas para a legislação. Esperamos que você tenha obtido êxito na PC-SC e estamos disponíveis para tirar qualquer dúvida.

Abraços,
Ronaldo Fonseca e Serenna Alves

PROVA – PC-SC –2017 – CARGO – ESCRIVÃO – PROFESSORES RONALDO FONSECA E SERENNA ALVES

101. Quanto à definição de tipo documental, assinale a alternativa correta:
a. () Num plano de classificação ou código de classificação, a subdivisão da classe.
b. () Num plano de classificação ou código de classificação, a subdivisão do grupo.
c. () Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato.
d. (X) Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns
no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro.
e. () Subdivisão do quadro de arranjo que correspondem a uma sequência de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto.

Comentários: o examinador procurou entender se você sabe o que é um tipo documental. O conceito completo foi tirado do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Segundo DBTA, tipo documental é a divisão da espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza do conteúdo ou técnica de registro.

O dicionário cita, ainda, exemplos de tipos documentais: cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos legislativos e etc.

Tratamos do tipo documental na nossa aula 01 de forma intensa. Se você lembra do quadrinho do Bart, “tipo documental é a união da espécie+função do documento”, teve facilidade para responder essa questão. A letra A e a letra B podem ser descartadas de uma vez só: se o tipo documental não é a subdivisão da classe, também não é a subdivisão do grupo em um plano de classificação, mas vamos comentar:

a) Esse é o conceito de subclasse.
b) Esse é o conceito de subgrupo.
c) Esse é o conceito de espécie documental.
d) cópia do DBTA.
e) Esse é o conceito de série.

GABARITO: D

102. Em relação ao Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), assinale a alternativa correta.

a. () O sucesso do SIGAD dependerá, opcionalmente, da implementação prévia de um programa de gestão informatizada de documentos.
b. () O SIGAD deve ser capaz de gerenciar, simultaneamente, os documentos digitais e os eletrônicos.
c. (X) SIGAD é um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivístico de documentos, processado por computador.
d. () Um SIGAD tem que ser capaz de manter a relação orgânica entre os documentos e de garantir a confiabilidade, a autenticidade, o acesso e a eliminação ao longo do tempo, aos documentos arquivísticos, ou seja, seu prazo como fonte de prova das atividades do órgão
produtor.
e. () O SIGAD é aplicável em sistemas híbridos, isto é, que utilizam documentos digitais e documentos digitalizados.
Comentários:
a) Vimos na aula 03 que “o foco do SIGAD é o controle completo do ciclo de vida do documento”. Se o foco do SIGAD é o controle do ciclo vital, ele não funciona sem um programa de gestão de documentos, independente desse programa ser informatizado ou não.
b) Quem gerencia os documentos eletrônicos é o GED e não o SIGAD. Vimos na aula 03 que “O SIGAD pode gerenciar documentos digitais, convencionais e híbridos (um documento pode ter uma parte convencional – papel – e uma parte digital).”
c) Definição de SIGAD de acordo com o e-arq Brasil
d) Está tudo certinho, como vimos em aula, até a palavra “acesso”.
e) Sistemas híbridos podem ser convencionais ou digitais e não digitais e digitalizados.

GABARITO: C

103.Em relação aos arquivos intermediários, assinale a alternativa correta.
a. () Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários, temporários, permanentes e históricos.
b. () Os documentos intermediários, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua transferência ou recolhimento para guarda permanente.
c. () Consideram-se documentos intermediários aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.
d. () Consideram-se documentos intermediários aqueles que, sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
e. (X) Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

Comentários:
a) O ciclo de vida dos documentos contempla os arquivos correntes, intermediários e permanentes.
b) aguardam a sua destinação final: eliminação ou recolhimento para a guarda permanente.
c) esse conceito faz referência aos arquivos correntes.
d) os documentos não são de uso corrente, são de uso intermediário.
e) conceito que arruma todos os pontos errados nas outras alternativas e traz um excelente conceito de arquivo intermediário.

GABARITO: E

104. Em relação à avaliação de documentos e à tabela de temporalidade, assinale a alternativa correta.

a. () O termo de recolhimento é um instrumento legal que define e formaliza o recolhimento de documentos ao arquivo intermediário.
b. (X) A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de avaliação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vista a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem.
c. () A guarda intermediária e permanente será sempre nas instituições arquivísticas públicas (Arquivo Nacional e arquivos públicos estaduais, municipais e privados), responsáveis pela preservação dos documentos e pelo acesso às informações neles contidas.
d. () O processo de avaliação deve considerar a função pela qual foi criado o documento, identificando o arquivamento a ele atribuído (primário e secundário).
e. () Termo de eliminação é o instrumento do qual consta o registro de informações sobre documentos transferidos após terem cumprido o prazo de guarda.

Comentários:
a) o termo recolhimento é o termo utilizado para a passagem dos documentos do arquivo intermediário para o arquivo permanente ou do arquivo corrente diretamente para o arquivo permanente.
b) gabarito corretíssimo.
c) somente a guarda permanente.
d) está correto até a palavra “documento”. O arquivamento atribuído ao documento não interfere no processo de avaliação.
e) o termo de eliminação é um dos instrumentos que permite a eliminação dos documentos.

GABARITO: B

105. A respeito da avaliação e eliminação de documentos arquivísticos públicos, assinale a alternativa
correta.
a. (X) A eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do SINAR ocorrerá depois de concluído o processo de avaliação e seleção conduzido pelas respectivas Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPAD).
b. () O registro dos documentos a serem eliminados deverá ser efetuado por meio da elaboração do termo de Eliminação de Documentos.
c. () Após obter a autorização, os órgãos e entidades, para proceder à avaliação, deverão
elaborar e publicar o Edital de Ciência de Eliminação de Documentos.
d. () A eliminação de documentos arquivísticos públicos e de caráter público será efetuada por meio de incineração, pulverização, desmagnetização ou reformatação, com garantia de que a descaracterização dos documentos não possa ser revertida.
e. () A eliminação dos documentos deverá, opcionalmente, ocorrer com a supervisão de responsável designado para acompanhar o procedimento.

Comentários:
a) Sim, falamos isso em aula da seguinte forma: Art. 18. Em cada órgão e entidade da Administração Pública Federal será constituída comissão permanente de avaliação de documentos, que terá a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor.”
b) Quando o termo é elaborado, os documentos já foram eliminados. Segundo a nossa aula:
“Termo de Eliminação de Documentos: serve para registrar as informações relativas ao ato de eliminação. É como se fosse um “fechamento do procedimento” para dizer que os documentos foram eliminados.”
c) O Edital de Ciência de Eliminação é feito para proceder à eliminação e não à avaliação. Segundo a nossa aula:
“Edital de Ciência de Eliminação: quando a Lista de Eliminação recebe autorização para eliminar os documentos, um edital é elaborado e publicado, em periódico oficial. Esse procedimento serve para dar ciência aos interessados que tais documentos serão eliminados.”
d)Também está na nossa aula: “A eliminação, segundo (Paes, 1997.0p. 109) deve ser racional. Os processos mais indicados são: a fragmentação (manual ou mecânica), a pulverização, a desmagnetização e a reformatação. Paes informa que a incineração não deve ser mais utilizada, por não permitir a reciclagem dos papéis e por causa da poluição.”

Falamos ainda da Resolução 40:

A Resolução nº 40 de 2014 do Conarq, em seu artigo 5º, § 2° diz que “A escolha do procedimento a ser adotado para a descaracterização dos documentos dever observar as normas legais em vigor em relação à preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.”
e) Isso não é uma opção!

GABARITO: A

106. A “Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se lhes atribuir códigos” é chamada de:
a. () Avaliação.
b. () Descrição.
c. (X) Classificação.
d. () Recuperação.
e. () Destinação.

Comentários: ler o documento, identificar do que se trata e decidir em qual classe ele se encaixa nada mais é do que realizar a atividade de classificação de documentos.

GABARITO: C

107. Em relação à microfilmagem, assinale a alternativa
correta.
a. () A microfilmagem será feita em equipamentos que garantam a fiel reprodução das informações, sendo permitida somente a utilização de microformas específicas.
b. (X) Entende-se por microfilme o resultado do processo de reprodução em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução.
c. () A microfilmagem, de qualquer espécie, será feita sempre em filme original, com o mínimo de 180 linhas por milímetro de definição, garantida a eliminação com segurança e a qualidade de imagem e de reprodução.
d. () Os documentos, em tramitação ou em estudo, poderão, a critério da autoridade competente, ser microfilmados, sendo permitida a sua eliminação independentemente da definição de sua.
e. () Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda temporária, não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser transferidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor.

Comentários:
a) se o importante é garantir a fiel reprodução das informações, qualquer microforma que garanta esse aspecto pode ser utilizada.
b) Conceito retirado do Decreto nº 1179 “Art. 3° Entende-se por microfilme, para fins deste Decreto, o resultado do processo de reprodução em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução.”
c) garantir a eliminação com segurança? Não, né? Mesmo que você não saiba essas especificações, o final do item é incoerente.
d) Essa questão está incompleta, mas o erro acontece antes mesmo da sua finalização. A eliminação dos documentos não é permitida até que ocorra a sua destinação final.
e) ficaria certo se estivesse se referindo aos documentos de guarda permanente.

GABARITO: B

108. A classificação é geralmente traduzida em esquema, no qual a hierarquia entre as classes e subclasses aparece representada espacialmente. Esse esquema é chamado de:
a. (X) plano de classificação.
b. () plano de destinação.
c. () plano de avaliação.
d. () tabela de destinação.
e. () tabela de temporalidade.

Comentários:
Lembra dos nossos exemplos de plano de classificação? Colocamos até um “print” do plano elaborado pelo Conarq para as instituições do Poder Executivo Federal. Está na página 51.

GABARITO: A

109. Em relação à classificação e à ordenação de documentos de arquivo, assinale a alternativa correta.

a. () Quanto à ordenação, seu objetivo básico é facilitar e agilizar a conservação aos documentos, pois, mesmo no que se refere a uma mesma instituição, e em relação a um mesmo tipo documental, os documentos atingem um volume significativo.
b. () A adoção de um ou mais critérios de ordenação para uma série documental permite evitar, em princípio, que, para a descrição de um único documento, seja necessária a preservação de dezenas ou centenas de outros.
c. () A classificação funcional é a representação lógica das funções, subfunções e atividades do organismo produtor. Por isso, ela depende exclusivamente da estrutura e de suas mudanças no decorrer do tempo.
d. (X) O objetivo da classificação é, basicamente, dar visibilidade às funções e às atividades do organismo produtor do arquivo, deixando claras as ligações entre os documentos.
e. () A classificação funcional é a mais apropriada para órgãos públicos do Poder Executivo que não sofrem frequentes alterações em sua estrutura, de acordo com as injunções políticas. Apesar de mais simples, a classificação funcional é mais duradoura.

Comentários:
a) O objetivo da ordenação é o acesso e não a conservação.
b) A ordenação não interfere na descrição.
c) Depende de tudo o que envolve as atividades do órgão. A questão errou ao limitar a função da classificação funcional.
d) Quando eu classifico, identifico do que se trata aquele documento e a qual função ele pertence dentro da instituição. Isso faz com que essas funções fiquem em voga e as suas correlações apareçam.
e) Um órgão que sofre interferência política possui altas chances de suas atividades serem remodeladas. Questão errada.

GABARITO: D

110. Dos documentos de arquivos, mantidos por instituições arquivísticas públicas brasileiras, afirma-se que:
1. A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.
2. São Arquivos Federais o Arquivo Nacional do Poder Executivo, e os arquivos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário. São considerados, também, do Poder Executivo os arquivos do Ministério da Marinha, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Exército e do Ministério da Aeronáutica.
3. São Arquivos Estaduais o arquivo do Poder Executivo, o arquivo do Poder Legislativo e o arquivo do Poder Judiciário.
4. São Arquivos do Distrito Federal o arquivo do Poder Executivo, o arquivo do Poder Legislativo e o arquivo do Poder Judiciário.
5. São Arquivos Municipais o arquivo do Poder Executivo e o arquivo do Poder Legislativo.
6. Os arquivos públicos dos Territórios são organizados de acordo com sua estrutura político-jurídica.
7. Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. () São corretas apenas as afirmativas 1 e 7.
b. () São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
c. () São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 6 e 7.
d. () São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 5 e 6.
e. (X) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

Comentários:
1. Sim, de todas as esferas.
2. Nessa o examinador quis testar os seus conhecimentos de Direito Administrativo. Os ministérios fazem parte do Poder Executivo.
3. Mesmo raciocínio da segunda alternativa.
4. Mesmo raciocínio da segunda e da terceira alternativa.
5. Sim, não temos judiciário nos municípios
6. Sim, mas nunca aconteceu no Brasil.
7. Por exemplo, os arquivos dos Ministérios.

GABARITO: E
111. O documento de arquivo é um dos cernes da Arquivologia. A respeito dele, é correto afirmar:

1. É facultado ao Poder Público Estadual e Municipal a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos administrativos, como instrumento de apoio às Universidades Públicas Federais.
2. Consideram-se arquivos, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
3. Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
4. Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, contidas em documentos de arquivos que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, sem ressalvas de sigilo.
5. A administração pública franqueará a consulta aos documentos públicos na forma da Lei.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. () É correta apenas a afirmativa 1.
b. () São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
c. () São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
d. (X) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 5 e 6.
e. () São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Comentários:
1. Documentos de universidades Públicas Federais são responsabilidade do órgão competente do Poder Executivo Federal, no caso, o Arquivo Nacional.
2. Certinho!
3. Lembra do PUD/PUAD?
4. Sem ressalvas de sigilo? Não, né? Senso comum!
5. Sim!
6. E as pessoas ainda insistem em eliminar documentos públicos e fornecer informações sigilosas.

GABARITO: E

112. O ciclo de vida dos documentos é um dos princípios que regem a organização dos documentos de arquivo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) a respeito do ciclo.
() São os processos de controle e promoção da preservação e da restauração dos documentos.
() Sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo, da sua produção à guarda
permanente ou eliminação.
() Trata da organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano
de classificação de manuscritos e segundo as categorias de assuntos e de seus respectivos
suportes físicos.
() É composto pelo conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.
() É composto pelo conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda destinação.
() Trata da fase de junção das cópias arquivadas em local diverso daquele dos respectivos originais para garantir a integridade da informação.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta de cima para baixo.

a. () V • V • F • V • V • F
b. () V • F • V • F • V • V
c. (X) F • V • F • V • V • F
d. () F • V • F • F • V • F
e. () F • F • F • V • F • F

Comentários:

(F) O ciclo de vida dos documentos é a sistematização dos documentos de acordo com os seus valores para a instituição. A preservação e a restauração são atividades desenvolvidas com os documentos.
(V) Sim! PUD/PUAD!
(F) Você parou em coleção, né?
(V) Sim, falando especificamente dos arquivos correntes.
(F) Junção de cópias? Isso é invenção do examinador.

GABARITO: C

113. A arquivologia estuda as funções do arquivo, os princípios e as técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos. Dentre eles, o princípio da proveniência. A respeito desse princípio, é correto afirmar:

a. (X) Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades. Também chamado princípio do respeito aos fundos.
b. () Princípio decorrente do reconhecimento prévio do dinamismo e necessidade de aperfeiçoamento constante, características inerentes aos trabalhos arquivísticos e resultantes do uso e da eficácia da difusão do instrumento nos serviços da Administração Pública, na rede de arquivos públicos e privados e entre os profissionais envolvidos com as atividades, o ensino e a pesquisa na área dos arquivos no Brasil.
c. () Princípio adotado pela Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB) em projeto de normalização da terminologia arquivística no Brasil que, lançado em 1983, traduziu o termo para português, vinculado com as respectivas definições de produção, organização, guarda, preservação e utilização, definidos à categoria de norma brasileira NBR 9578.
d. () Princípio suplementar da arquivologia que trata dos conceitos de uso regional que foram sistematizados e incorporados ao vocabulário técnico, passando a ser referenciado em obras nacionais e internacionais, segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família deve ser organizado e referenciado em Tabelas de Temporalidade.
e. () Princípio de respeito aos fundos em sistema informatizado, criando-se uma base de dados para armazenamento das informações de diferentes proveniências produzidas e recebidas por instituições públicas ou privadas, pessoas ou famílias, no decurso de suas funções.

Comentários: veja bem o que falamos em aula.
“O termo “respeito aos fundos” é muito cobrado. Alguns autores dizem que o princípio de respeito aos fundos é o mesmo que princípio da proveniência. De fato, os dois falam da mesma coisa só que de jeitos diferentes. O princípio da proveniência diz que os devem ser mantidos, num mesmo fundo, os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora. Já o princípio do respeito aos fundos diz que os documentos de uma fonte geradora não devem ser misturados aos documentos de outra fonte geradora. Vocês observaram que os dois falam, basicamente da mesma coisa? Tenha isso em mente!”

GABARITO: A

114. Segundo a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), é correto afirmar:

1. O primeiro trabalho consolidado de descrição arquivística em nível internacional foi a elaboração da norma para descrição de documentos arquivísticos ISAD(G), publicada em 1994, abrangendo documentos de todo e qualquer suporte.
2. A NOBRADE é a tradução das normas ISAD(G) e ISAAR(CPF). Seu objetivo é traduzir as normas internacionais para aplicação à realidade brasileira, de acordo com as determinações do Conselho Internacional de Arquivos (CIA).
3. A NOBRADE advoga a padronização de procedimentos em sistemas de arquivos e/ou em entidades custodiadoras. E preceitua formatos de entrada e saída de dados em sistemas de descrição automatizados, buscando interferir ao máximo na forma final em que as descrições são apresentadas.
4. Descrição do geral para o particular, com o objetivo de representar o contexto e a estrutura hierárquica do fundo e suas partes componentes.
5. Considera-se a existência de seis principais níveis de descrição: acervo da entidade custodiadora (nível 0), fundo ou coleção (nível 1), seção (nível 2), série (nível 3), dossiê ou processo (nível 4) e item documental (nível 5).
6. Dentre os 28 elementos de descrição disponíveis, sete são obrigatórios, a saber: código de referência; título; data(s); nível de descrição; dimensão e suporte; nome(s) do(s) produtor(es); condições de acesso (somente para descrições em níveis 0 e 1).

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. () São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
b. () São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 6
c. () São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 6.
d. () São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
e. (X) São corretas apenas as afirmativas 1, 4, 5 e 6.

Comentários:
1. Falamos da ISAD (G) quando comentamos que a NOBRADE não é uma tradução dela, lembra? Ela surgiu antes e baseou a NOBRADE
2. Comentário acertadíssimo feito em aula “A ISAD (G) e a ISAAR (CPF) são duas outras normas que, assim como a NOBRADE, facultam a descrição dos documentos de valor secundário. As bancas costumam dizer, em provas específicas para arquivistas, que a NOBRADE é uma tradução dessas duas e isso não é verdade. A NOBRADE foi baseada nelas, mas não é uma tradução.
3. Outro comentário acertadíssimo da nossa aula. “Quem decide o FORMATO FINAL dos instrumentos de pesquisa são as ENTIDADES CUSTODIADORAS. O que é necessário são os elementos obrigatórios.”
4. ooooooutro comentário acertadíssimo “A norma também leva em consideração a descrição multinível. Isso quer dizer que a descrição deve ser feita do geral para o particular. As bancas adoram falar que a descrição deve ser feita do particular para o geral.”
5. Também falamos dos níveis de descrição:

6. Falamos também!

GABARITO: E

116. Considerando a conservação preventiva dos documentos arquivísticos produzidos pela administração pública brasileira como instrumento de prova e informação, é correto afirmar:
1. Não recomendar a utilização de papéis reciclados fabricados apenas com fibras curtas, secundárias não selecionadas, que contenham corantes e lignina para a produção de documentos arquivísticos.
5. Uma faixa de temperatura de 18 a 24°C e uma umidade relativa de 45%, com uma variação diária de apenas ±3%, são as indicações para uma ampla variedade de materiais.
6. Todos os materiais empregados para fixar como grampos, clipes e taxas, causadores de danos, devem ser cuidadosamente removidos e, se absolutamente necessário, substituídos por materiais inoxidáveis.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. () É correta apenas a afirmativa 1.
b. () São corretas apenas as afirmativas 4 e 6.
c. () São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 6.
d. () São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
e. (X) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Comentários:
1. Questão impiedosa, mas possível de responder por senso comum. Ele elencou diversas características ruins das fibras, só podemos pensar que elas não são recomendadas, correto? Ás vezes basta que pensemos com calma.
2. Sim, essa legislação não existe, mas papéis com características de longevidade são recomendados para documentos de longo prazo de guarda ou de valor permanente.
3. O controle e a preservação são os melhores meios para se evitar a deterioração de documentos.
4. Lembra que falamos que a luz das lâmpadas também é nociva?
5. Lembra o que falamos no bloco de questões?
‘As bancas costumam variar bastante em relação a esses números. Em sua maioria, costumam considerar a temperatura em 20 e 22 graus e a umidade entre 45 e 58%. Se baseie nesses números para responder esse tipo de questão”
6. Sim, a substituição não é uma regra.

GABARITO: E

117. Para conservação de documentos há indicações técnicas. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) em relação ao assunto.

() Em relação às fotografias, é melhor que cada uma delas tenha a sua própria jaqueta. Isto reduz os possíveis danos, dando proteção e apoio físico às fotografias. Materiais adequados para armazenagem podem ser feitos de papel ou de plástico.
() Na guarda de desenhos arquitetônicos, plantas, cartazes e amostras de papel de parede é obrigatório que sejam dobrados em formato (A4, 210 mm × 297 mm) para que se acomodem ao tamanho da gaveta ou da caixa-arquivo, evitando assim sua deterioração.
() Não estando quebradiços ou frágeis, os materiais de grande formato podem ser enrolados quando a armazenagem em posição plana se fizer impossível. É importante assegurar que os materiais estejam em condições de aguentar o enrolamento e o desenrolamento.
() Normalmente, a armazenagem horizontal de fotografias é preferível à vertical, já que fornece mais apoio geral, evitando danos mecânicos e deformações. Entretanto, a armazenagem vertical pode facilitar o acesso à coleção e diminuir os danos decorrentes do manuseio.
() Qualidade arquivística é a determinação legal no Brasil dos requisitos técnicos de propriedades dos materiais e invólucros, com certificações de não produzirem danos químicos aos objetos, que são resistentes à deterioração, e fornecem proteção e apoio físicos aos documentos de arquivo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) () V • V • F • V • V
b) () V • V • F • V • F
c) (X) V • F • V • V • F
d) () F • V • F • F • V
e) () F • F • F • V • V

Comentários:
(V) Fotografias possuem estrutura instável e é melhor que sejam acondicionadas separadamente, evitando o atrito entre elas.
(F) Não se dobra documento.
(V) enrolar ou armazenar em mapotecas.
(V) Correto ?
(F) Qualidade arquivística são as diversas especificações que os invólucros, materiais de armazenamento, qualidade do ar e do ambiente devem conter.

GABARITO: C

118. A digitalização de acervos é uma das ferramentas essenciais ao acesso, à preservação e à difusão dos acervos arquivísticos. Assim, é correto afirmar:

1. A adoção de um processo de digitalização implica no conhecimento não só dos princípios da arquivologia, mas também no cumprimento das atividades inerentes ao processo, quais sejam a captura digital, o armazenamento e a disseminação dos representantes digitais.
2. Importante destacar que as ações de digitalização devem ser realizadas em detrimento das ações de conservação convencional dos acervos custodiados por instituições arquivísticas, por serem inalienáveis e imprescritíveis.
3. A digitalização revolucionou a solução dos problemas com os documentos de arquivo. Com ela tornou-se possível recuperar a informação, sendo dispensável o tratamento arquivístico como a avaliação, a higienização e a descrição documental.
4. O uso de roupas de cores fortes deve ser evitado no local onde é realizada a operação de captura digital.
5. Recomenda-se a digitalização de conjuntos documentais integrais, como fundos ou séries. No entanto, é possível digitalizar itens documentais isolados, devido frequência de uso, estado de conservação, ou necessidade de incremento de sua segurança, sem, entretanto, descontextualizá-los do conjunto a que pertencem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. () São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
b. (X) São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
c. () São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
d. () São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
e. () São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Comentários:
1) É necessária a observação dos princípios e de todas as atividades que envolvem o processo de digitalização.
2) Em detrimento quer dizer “sem levar em consideração” e as ações de digitalização deve levar em consideração as ações de conservação.
3) A avaliação e a descrição ocorrem independente do suporte.
4) Nessa questão o examinador pegou bem pesado. Essa é uma recomendação do Conarq que nunca tinha caído em prova “O uso de roupas de cores fortes deve ser evitado no local onde é realizada a operação de captura digital. A calibração final das condições do local onde está equipamento e o acervo a ser digitalizado é feita utilizando-se um cartão de Referência de Branco (White Reference).”
5) Sim, é possível. Nada é escrito em pedra. Temos as exceções aos procedimentos, desde que observados alguns requisitos para a manutenção do processo.

GABARITO: B

119. Em relação à avaliação de documentos arquivísticos públicos, assinale a alternativa correta.
a. (X) Avaliação é o processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos.
b. () A destinação consiste no encaminhamento de documentos para guarda corrente, intermediária, permanente, microfilmagem, digitalização ou eliminação.
c. () A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da universidade federal pública, na sua específica esfera de competência.
d. () Em cada órgão e entidade da Administração Pública Federal será constituída comissão temporária de avaliação de documentos, que terá a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e descarte da documentação produzida e acumulada no âmbito de atuação estadual.
e. ( ) Os documentos relativos às atividades-meio serão analisados, avaliados e descartados pelas Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos dos órgãos e das entidades estaduais custodiadores dos arquivos, obedecendo aos prazos estabelecidos em tabela de temporalidade e destinação expedida pelo órgão federal.

Comentários:
a) É o conceito de avaliação que trabalhamos em aula: definição dos valores dos documentos.
b) destinação: eliminação ou guarda permanente
c) só das universidades.
d) Comissão Permanente
e) A CPAD não descarta documento, ela administra o processo de eliminação junto ao órgão competente da esfera específica.
GABARITO: A

120. Da teoria arquivística, ao tratar do arquivo permanente, é correto afirmar:
a. ( ) A custódia se restringe a “velar” pelo patrimônio documental. Ultrapassado totalmente o uso secundário, iniciam-se os usos científico, social e cultural dos documentos.
b. ( ) Os documentos do arquivo permanente, órgão receptor, têm função primária, estão reunidos pelo conteúdo, possuem objetivos/ prazos de validade jurídicos, administrativos.
c. ( ) As formas de entrada do documento histórico no arquivo permanente são, em geral, a compra, doação ou a permuta, excepcionalmente através da transferência. Nessa fase inicia-se o processo de análise e avaliação documental com a aplicação de tabelas de temporalidade.
d. ( X ) A custódia definitiva é a guarda perene e responsável de fundos documentais que, passados pelo crivo da avaliação/prazo de vida, se tornam elementos a preservar, analisar e utilizar na pesquisa histórica.
e. ( ) É órgão colecionador ou referenciador. Seus objetivos são fundamentalmente científicos, já que a coleção (quando os documentos são armazenados) é formada por originais ou por reprodução referente à determinada especialidade.

Comentários:

a) A custódia é a guarda de documentos de valor secundário.
b) Documentos do arquivo permanente possuem função secundário, ou seja, valores culturais, históricos, informativos ou probatórios.
c) Recolhimento e não transferência.
d) Certinho ?
e) Coleção a gente relaciona com o que? Biblioteca!

GABARITO: D

Serenna Alves

Posts recentes

Contrato com o Cebraspe traz detalhes do concurso TCE PR

Salário inicial de R$ 22,4 mil! Obtivemos acesso ao contrato com o Cebraspe, banca organizadora…

3 horas atrás

Concurso TCE PR: EDITAL iminente! Iniciais de R$ 22,4 mil

O tão aguardado edital do concurso Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE PR)…

3 horas atrás

Porque é crime fabricar açúcar em casa?

            Olá caro (a) amigo (a) leitor (a), vai bem? É sempre ótimo ver você…

7 horas atrás

Concurso Câmara de Candeias: edital tem 59 vagas; confira!

Atenção, corujas! Mais uma oportunidade na área legislativa: saiu o edital do concurso Câmara de…

10 horas atrás

Requisitos Funcionais e Não Funcionais para CEF (TI)

Olá pessoal, tudo bem? Este artigo apresenta um resumo de Engenharia de Requisitos, focando em…

10 horas atrás

Concurso TJ CE: comissão formada; edital até julho!

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ CE) pode ter seus novos editais publicados em breve…

11 horas atrás