Categorias: Concursos Públicos

Raciocínio Lógico PM MA – gabarito e prova resolvida (Soldado e nível superior)

Caros alunos,

Vejam abaixo a resolução das questões de Raciocínio Lógico e Quantitativo cobradas no concurso da Polícia Militar do Maranhão (PM/MA). Vou começar pelas questões cobradas para Soldado, e em seguida colocarei as questões cobradas para os cargos de nível superior, pois uma aluna me enviou as imagens da prova de Cirurgião-dentista. Na sequência vou postando as demais, conforme tenha acesso às imagens da prova.

Gabarito PM MA – prova de Soldado

Uma operação policial será realizada com uma equipe de seis agentes, que têm prenomes…


CESPE – PM/MA – 2017)
 Há mais de 100 maneiras distintas de estruturar, com os seis agentes, a equipe que realizará a operação policial.

RESOLUÇÃO:

Temos 6 opções para a posição de Coordenador da operação. Escolhido o coordenador, temos 5 opções para a posição de assistente. Em seguida, temos 4 opções para o agente que vai se infiltrar na reunião. Feito isso, os demais agentes automaticamente serão os que entrarão na casa noturna. O total de possibilidades é, portanto, 6x5x4 = 120. Item CERTO.

Resposta: C

CESPE – PM/MA – 2017) Se os dois agentes que ficarão na base móvel…

RESOLUÇÃO:

O número de formas para escolher 2 dos 6 agentes para ficar na base móvel é dado pela combinação de 6 agentes em grupos de 2, isto é,

C(6,2) = 6×5/(2×1) = 15

O caso que nos interessa é apenas 1, ou seja, aquele em que André e Bruno são escolhidos. A probabilidade de esta escolha ser feita é de:

P = 1/15 = 0,067 = 6,7%

Item ERRADO

Resposta: E

CESPE – PM/MA – 2017) A quantidade de maneiras distintas de formar a equipe, de modo que André, Bruno e Caio sejam os agentes que ocuparão, respectivamente, as vagas de coordenador, assistente e infiltrado, é superior a 5.

RESOLUÇÃO:

Se já colocarmos André, Bruno e Caio nas posições de coordenador, assistente e infiltrado, os outros três agentes automaticamente terão que ser aqueles que entrarão na casa noturna. Ou seja, só há UMA possibilidade de formar a equipe. Item ERRADO

Resposta: E.

CESPE – PM/MA – 2017) A quantidade de maneiras distintas de formar a equipe, de modo que André, Bruno e Caio sejam os agentes que prestarão apoio ao infiltrado, é inferior a 10.

RESOLUÇÃO:

Como André, Bruno e Caio prestarão apoio (entrarão na casa noturna), temos 3 agentes disponíveis. Um deles vai ocupar a posição de coordenador (3 possibilidades), outro a de assistente (2 possibilidades), e outro a de infiltrado (1 possibilidade). Ao todo temos 3x2x1 = 6 possibilidades. Item CERTO.

Resposta: C

Na preparação de uma ação policial, um agente fez algumas medições em uma…

CESPE – PM/MA – 2017) Considerando que AB seja igual a 1,70m…

RESOLUÇÃO:

Vamos chamar de F o ponto de cruzamento entre o segmento CD e o segmento que parte de B e é perpendicular a CD.

Assim, note que:

tg30 = DF / FB

 

A questão disse que tg30 = 0,58. E sabemos que FB é igual a AC, que mede 10m. Portanto,

0,58 = DF / 10

DF = 5,8m

 

A altura da câmera é o segmento CD, que é composto por DF (medida 5,8m) e pelo segmento CF, cuja medida é igual à de AB, ou seja, 1,70m. Portanto,

CD = CF + DF

CD = 1,70 + 5,8 = 7,5m

 

A câmera está a 7,5m de altura. Item ERRADO.

Resposta: E

CESPE – PM/MA – 2017) No dia da operação, caso precise evadir-se do estabelecimento…

RESOLUÇÃO:

Marque o triângulo CAE. Este é um triângulo retângulo cujo ângulo de 90 graus está no vértice A, e cuja hipotenusa é o segmento CE.

O enunciado nos disse que:

AC = 10m

AE = 24m

 

Portanto, a distância mínima a ser percorrida pelo agente corresponde à hipotenusa CE, que podemos calcular utilizando o teorema de Pitágoras neste triângulo retângulo:

CE2 = AC2 + AE2

CE2 = 102 + 242

CE2 = 100 + 576

CE2 = 676

CE = 26

Item CERTO.

 

Repare que o triângulo retângulo deste exercício era um múltiplo do 5-12-13, que é bastante conhecido. Se você notasse que 10 = 5×2 e que 24 = 12×2, ficava claro que a hipotenusa deveria ser 13×2 = 26.

Resposta: C

Prova PM MA – gabarito para nível superior

RESOLUÇÃO:

Item 45 – como já foram escolhidos os valores de A, B, C e D, falta apenas escolher os valores para cada técnica de medição do composto E. Como são 7 pessoas ao todo, e já foram usadas 4, podemos escolher apenas entre as 3 pessoas restantes.

Para a primeira técnica temos 3 pessoas disponíveis, para a segunda técnica temos 2 pessoas, e para a terceira técnica 1 pessoa disponível, totalizando 3x2x1 = 6 formas de escolha.

Item CERTO.

Item 46 – veja que só queremos formar o grupo de 3 pessoas que serão usadas nas medições do composto E. O grupo que nos interessa é apenas 1 (formado por Amanda, Bárbara e Carlos). O total de grupos possíveis é dado pela combinação das 7 pessoas em grupos de 3, isto é,

Favoráveis = 1

Total = C(7,3) = 7x6x5 / (3x2x1) = 35

A probabilidade de ser formado o grupo que nos interessa é:

P = 1/35 = 0,028 = 2,8% (inferior a 3%)

Item CERTO

Item 47 – Veja que podemos escolher qualquer uma das 7 pessoas para a falsificação do composto A, depois qualquer uma das 6 restantes para o composto B, depois qualquer uma das 5 restantes para C, qualquer das 4 restantes para D, qualquer das 3 restantes para a primeira técnica de E, qualquer das 2 restantes para a segunda técnica de E, e a única pessoa restante para a terceira técnica de E, totalizando 7x6x5x4x3x2x1 = 5040 formas. Item CERTO.

Item 48 – Podemos escolher, para a primeira técnica do composto E, os resultados de qualquer uma das 3 pessoas disponíveis. Para a segunda técnica, também podemos escolher qualquer uma das 3. E para a terceira técnica, qualquer um das 3. Ficamos com 3x3x3 = 27 formas de falsificar o laudo, número inferior a 50. Item ERRADO.

Coordenação

Ver comentários

    • Veja que a questão fala: "Perpendicularmente a AC..."
      Ou seja, o segmento AE é perpendicular ao segmento AC, formando 90 graus.
      Abraço

  • se ele vai pela porta, o correto nao seria somar os 10 metros do segmento CA com os 24 do segmento AE. visto que subtende-se que tem uma parede entre o percurso que corresponde a hipotenusa?

  • Essa quetsao 60 está extremamente mal elaborada. Primeiro que ele fala que o segmento AE é perpendicular. Onde? Como? Se e alinha AE tem 24m e ela é esse segmento jamais estaria perpendicular. Logo, jamais caberia pitagoras. É chamar o aluno de burro isso. Ou querer fazê-lo de idiota.
    No desenho da figura teríamos um triângulo com a função c²=a²+b²+2ab.cos(Alpha) e noa pitagoras.

  • pelo enunciado nao fica subtendido que existe uma parede entre os C e E? logo o policial nao teria que sair pela porta (C), Dirigir-se ate o ponto A (CA = 10 metros) e por fim ir de A até E, totalizando 34 metros?

Posts recentes

Concursos 2024: as seleções previstas para este ano!

2024 chegou! Como quem se antecipa larga na frente, que tal colocar em prática aqueles…

24 horas atrás

Crime de Lavagem de Dinheiro para CAIXA

Crime de Lavagem de Dinheiro para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo…

3 horas atrás

Revisão Antecipada ALESC – Cargo: Analista Legislativo – Direito

O concurso ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) oferta 28 vagas imediatas para o cargo…

3 horas atrás

Lei 123/2006 – Simples Nacional

Lei 123/2006 - Simples Nacional

21 horas atrás

Concurso ISS Macaé RJ: FGV é a banca do novo certame!

Iniciais de R$ 7 mil! Ao que tudo indica, o concurso ISS Macaé pode ter…

24 horas atrás

Concurso Macaé RJ: FGV é a banca para 647 vagas!

A banca do novo concurso público da prefeitura de Macaé, Rio de Janeiro, foi oficialmente…

1 dia atrás