Artigo

Análise de pré-edital da PMERJ

Concurseira(o) imparável, um concurso “quente” com muitas vagas e salários atrativos está com edital iminente. Seu sonho de fazer parte da carreira policial está cada vez mais real. Por isso, acompanhe como iniciar sua preparação, através de uma análise de pré-edital da PMERJ, mostrando um apanhado geral das etapas, dos conteúdos programáticos etc. Saia na frente!

PMERJ

O concurso para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), para Soldado, já está com banca definida: IBADE. Recentemente, no início desse mês de fevereiro, o governo publicou o Extrato de Instrumento Contratual, oficializando esse contrato. Confira a publicação do Diário Oficial do Estado:

Estudos para PMERJ e PMMG
Banca IBADE confirmada

Seguindo com a análise de pré-edital da PMERJ, veja os detalhes do que pode vir no próximo edital em comparação com o concurso anterior, que aconteceu no ano de 2014.

Vagas

O denominado Concurso Público para admissão ao Curso de Formação de Soldados foi realizado, pela última vez, no ano de 2014 pela Exatus. Na ocasião, o certame era para provimento de 6.000 (seis mil) vagas, sendo 5.400 (cinco mil e quatrocentas) para candidatos do sexo masculino e 600 (seiscentas) para as candidatas do sexo feminino.

Ademais, é importante ressaltar que até a data de divulgação de contratação da banca do novo concurso, algumas pessoas do certame anterior ainda estavam sendo convocadas para as demais etapas. Especialmente, aquelas reprovadas que estavam com processos judiciais em andamento vêm sendo chamadas para cumprir etapas do exame toxicológico e do teste de aptidão física.

Atualmente, segundo o Termo de Referência, 2.000 (duas mil) vagas são previstas, sendo 1.800 (mil e oitocentas) delas para os candidatos do sexo masculino, e outras 200 (duzentas) para as futuras soldadas. Entretanto, há a possibilidade de ampliação desse quantitativo dentro do prazo de validade, e sob autorização do chefe do Poder Executivo. Todas as pessoas classificadas deverão, claro, cumprir alguns requisitos.

Requisitos

Além de obter aprovação dentro do número de vagas, as candidatas e os candidatos precisarão:

  • Ter entre 18 e 32 anos de idade
  • Ter ensino médio completo
  • Ter altura mínima de 1,60m para pessoas do sexo feminino, e 1,65m para aquelas do sexo masculino
  • Não ter sido demitida(o), excluída(o) ou licenciada(o) a bem da disciplina de quaisquer instituições militares ou das Forças Armadas
  • Não ter sido demitida(o) de cargo público ou destituída(o) de cargo em comissão

No certame do ano de 2014, foi exigida também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de qualquer categoria, exceto se somente de categoria A. Ou seja, podia ser de categoria AB (moto e carro), B (carro) etc., menos de apenas moto.

Assim, esses são os primeiros critérios para que as(os) candidatas(os) consigam se matricular no curso de formação de soldados. Então, seguimos com nossa análise de pré-edital da PMERJ, porque tem mais.

Etapas

Ao todo, serão nove etapas no novo concurso. As duas primeiras serão realizadas pela contratada para organizar o certame, e as outras serão feitas por órgãos internos da Secretaria Estadual de Polícia Militar (SEPM).

Etapas do concurso PMERJ 2023

Abaixo, vamos ver os pormenores de cada uma dessas fases:

Prova objetiva

Primeiro, a necessária fase da prova objetiva, para qual você estuda tanto! De responsabilidade da IBADE, essa primeira etapa conterá 50 (cinquenta) questões, cada uma valendo dois pontos, com 4 (quatro) alternativas. Assim, o total dessa prova será de 100 pontos.

Além disso, para passar para a próxima fase, você precisa acertar 60% das questões e também não zerar nenhuma disciplina. Ou seja, das 50, 30 questões do seu gabarito precisam estar corretas. Ademais, pelo menos 1 enunciado de cada disciplina você deve acertar para ser classificada(o). Mais adiante você vai ver o conteúdo programático.

Prova discursiva

Em seguida, também elaborada pela banca examinadora, a prova discursiva é a segunda das nove etapas. Quem conseguir a pontuação mínima (30 questões corretas ou 60 pontos) na primeira fase, fará parte da convocação para escrever sua redação. Ao todo, serão 100 pontos também, mas para passar para a terceira etapa, serão necessários 50 pontos, no mínimo.

Além do mais, as provas objetiva e discursivas serão em dias diferentes, podendo ser sábado ou domingo. Elas serão no turno matutino, de 9h às 13h, oferecendo às(aos) candidatas(os), assim, 4 horas para realizar essas etapas.

E, ainda, para a ampla concorrência, serão corrigidos os textos de quem ficar até a posição 420 na prova objetiva, para as candidatas do sexo feminino. Para os pretendentes a soldados do sexo masculino, essa quantidade aumenta para a 3.780ª colocação. Isso representa mais do dobro do número de vagas disponibilizadas para cada gênero.

Aliás, saiba que a banca examinadora quer saber se sua capacidade de produzir uma redação está adequada. Ou seja, seu texto deve atender ao tema e ao gênero de texto propostos, dominar a língua portuguesa, além de ter coesão e coerência.

3ª e 4ª etapas

Da mesma forma, as pessoas aprovadas na produção textual vão preencher o FIC – Formulário de Informações Confidenciais e entregar a documentação exigida para a inscrição no curso de formação. Essa é a 3ª etapa.

Na 4ª etapa, o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/SEPM) vai se encarregar das medições corporais das candidatas e dos candidatos. Anteriormente, apenas as(os) aprovadas(os) no exame psicológico faziam o exame antropométrico. Agora, essas fases foram invertidas. Assim, tais medições são referentes ao Índice de Massa Corporal (IMC) que, no concurso passado, aprovava apenas quem estava saudável (IMC 18,5 a 24,9) ou com sobrepeso (IMC 25,0 a 29,9), desde a matrícula até o final do Curso de Formação.

Demais etapas

Para constatar o vigor físico das(os) quase policiais, o CEFD também aplicará o Teste de Aptidão Física (TAF), e em um único dia. Os exercícios em comum para todos, no edital anterior, eram a corrida e o abdominal, mudando a distância, o tempo e as repetições para cada gênero. No próximo edital, podem vir os mesmos exercícios, por isso, já seria uma vantagem começar a treinar com antecedência, com base nos índices exigidos anteriormente.

A sexta etapa é a do exame psicológico, que procura avaliar se há compatibilidade das funções mentais e as características de personalidade das(os) candidatas(os) com as atribuições de Soldado da Polícia Militar. O exame de saúde do certame passado reprovava aqueles com histórico de transplante ou perda total ou parcial de órgãos. Fiquemos atentos aos quesitos mais atuais do certame que está por vir.

As duas últimas etapas (8ª e 9ª) são relacionadas ao Exame Social e Toxicológico, para averiguação de histórico criminal e comparecimento em laboratório em data prevista, respectivamente, enquanto a Avaliação Documental será para apresentação de documentação exigida. Tais fases são de caráter eliminatório.

Conteúdo programático

Outrossim, a prova que está por vir terá 10 questões de cada disciplina do conteúdo programático. Então, o que você precisa já começar a estudar é o seguinte:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática Básica
  • Noções de Direitos Humanos
  • Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ
  • Noções de Direito Penal e Processual Penal

O Termo de Referência não menciona qual disciplina irá compor a prova discursiva. No entanto, no certame de 2014, o edital deixou essa informação em aberto, informando as disciplinas pelas quais as provas objetiva e discursiva seriam constituídas. Dessa forma, o tema da redação poderia ser sobre Sociologia, Direitos Humanos ou até mesmo Legislação de Trânsito.

Dica para a prova discursiva

No entanto, apesar de ainda não saber a disciplina que será cobrada na 2ª etapa, o conteúdo da prova já é de seu conhecimento. A dica de estudos nessa análise de pré-edital da PMERJ é: a cada assunto estudado, depois de fazer questões, revisar e se sentir um pouco mais confiante com o aprendizado adquirido, já comece a escrever alguns textos.

Assim, por exemplo, depois de ter estudado sobre Poderes Administrativos, dentro da disciplina de Direito Administrativo, resolva algumas questões e faça revisões para firmar o aprendizado em sua memória. Quando você perceber que entendeu o assunto e está acertando um bom percentual de questões, use seus resumos ou suas anotações como um guia para escrever sobre o que estudou.

Portanto, comece escrevendo textos de 20 a 30 linhas, obedecendo às margens e às normas da Língua Portuguesa. Essa também é uma forma de reter o assunto e monitorar seu desempenho, corrigindo seu texto com seu material de estudos, observando em que pode melhorar e, ainda, prestando atenção ao tempo que você leva para escrever sua redação, do rascunho ao texto definitivo.

Salários

São tantas informações interessantes, que nossa análise de pré-edital da PMERJ precisa trazer também aquele elemento mais motivador de todos: o “faz-me-rir”, o dinheiro.

Tabela de remuneração para o concurso PMERJ
Remunerações da PMERJ

Essa tabela já divulgada aqui no Estratégia, mostra que a remuneração inicial de Soldado, ainda enquanto aluna(o), pode chegar a R$ 2.253,87. Já para policial após o curso de formação, a grana pode alcançar mais de R$ 3.350,00, fora gratificações e auxílios.

Foi dada a largada

Depois dessa análise de pré-edital da PMERJ, com tantas informações norteadoras e motivadoras, quem iniciar os estudos agora já se coloca em um patamar mais adiantado que os demais. O tempo está a seu favor, por enquanto, então tire proveito de tudo que tem sido disponibilizado antes mesmo da banca divulgar o edital.

Por fim, note que é um concurso com uma boa quantidade de vagas como oportunidade para que você se torne um servidor público e contribua com a segurança pública do Brasil. Por isso, para começar os estudos para a PMERJ, reúna os materiais certos, e o restante você já sabe…

Senta e estuda!

Boa sorte!

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.