Artigo

Análise da prova de conhecimentos pedagógicos da SEDUC-AM

Olá!

O professor Rodrigo Bandeira e eu analisamos a prova de conhecimentos pedagógicos da SEDUC-AM aplicadas para os cargos de Professor de todas as áreas (ensino regular e indígena) e Pedagogo; sendo que o professor ficou responsável pelas questões de legislação, enquanto eu analisei as que tratavam de outros temas. Para as questões que analisei, não visualizei possibilidades de recursos para os candidatos que fizeram prova para as diversas áreas de professor – ensino regular e indígena.

No entanto, para aqueles que fizeram a prova específica para o cargo de Pedagogo, alguns recursos são possíveis.

Antes de falar deles, porém, cabe registrar que foi perceptível uma grande falta de compromisso do Instituto Acesso que aplicou a mesma prova utilizada para as diversas áreas de professor na parte de conhecimentos específicos da prova de Pedagogo.

Acontece que o conteúdo programático do Edital era muito diferente, de forma que alguns temas cobrados nem mesmo apareciam nos conteúdos previstos no Edital para o cargo de Pedagogo. Além disso, a maioria dos temas listados na parte de Conhecimentos Específicos para Pedagogo não foram cobrados. Assim, aquele candidato que se dedicou, estudando os temas do Edital, frustrou-se na prova.

Enfim…

A partir desse entendimento, justifica-se os seguintes recursos:

QUESTÃO

“Se fala em nosso país de uma escola pluralista, que se abre às diferenças, às deficiências e que oferece as mesmas oportunidades de acesso e permanência para todos os alunos, sem distinção alguma”.

BEZERRA, Ferreira Giovani. A inclusão escolar de alunos com deficiência: uma leitura baseada em Pierre Bourdieu.

Revista Brasileira de Educação v. 22 n. 69 abr.-jun. 2017.

O Plano nacional de educação em direitos humanos tem como objetivos gerais as alternativas abaixo, à EXCEÇÃO de uma:

A) Orientar políticas educacionais direcionadas para a constituição de uma cultura de direitos humanos.

B) Incentivar formas de acesso às ações de educação em direitos humanos a pessoas com deficiência.

C) Estabelecer objetivos, diretrizes e linhas de ações para a elaboração de programas e projetos na área da educação em direitos humanos.

D) Determinar a implantação da disciplina ensino dos direitos humanos no ensino público da escola básica.

E) Estimular a reflexão, o estudo e a pesquisa voltados para a educação em direitos humanos.

RECURSO: A questão deve ser ANULADA, tendo em vista que o Edital não previa o tema “educação inclusiva” para o cargo de Pedagogo.

QUESTÃO:

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

A educação em direitos humanos é compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando as seguintes dimensões, EXCETO:

A) Fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das violações.

B) Formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente em níveis cognitivo, social, ético e político.

C) Desenvolvimento de processos metodológicos determinados por entes federativos.

D) Apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local.

E) Afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade.

RECURSO: A questão deve ser ANULADA, tendo em vista que o Edital não previa o tema “educação em direitos humanos” para o cargo de Pedagogo.

QUESTÃO:

Segundo o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, ainda há muito para ser conquistado em termos de respeito à dignidade da pessoa humana, sem distinção de raça, nacionalidade, etnia, gênero, classe social, região, cultura, religião, orientação sexual, identidade de gênero, geração e deficiência. Analise as afirmativas sobre a concepção contemporânea de direitos humanos:

I. Os conceitos de cidadania democrática, cidadania ativa e cidadania planetária;

II. Os princípios da liberdade, da igualdade, da equidade e da diversidade, a universalidade, indivisibilidade e interdependência;

III. A educação para uma cultura democrática, na compreensão dos contextos nacional e internacional;

IV. Os valores da tolerância, da solidariedade, da justiça social e na sustentabilidade, na inclusão e na pluralidade.

São corretas as afirmativas:

A) I, II, III

B) I, II, III, IV

C) I, II, IV

D) I, III, IV

E) I, IV

RECURSO: A questão deve ser ANULADA, tendo em vista que o Edital não previa o tema “educação em direitos humanos” para o cargo de Pedagogo.

QUESTÃO:

“Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de Educação inclusiva, estamos considerando a diversidade de aprendizes e seu direito à equidade. Trata-se de equiparar oportunidades, garantindo-se a todos – inclusive às pessoas em situação de deficiência e aos de altas habilidades/superdotados, o direito de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.”(CARVALHO, 2005).

Sobre a educação inclusiva nas escolas, assinale a alternativa correta:

A) A inclusão ocorre quando a escola não possui um local destinado a atender aos alunos que possuam alguma necessidade específica educacional.

B) A escola é considerada inclusiva quando enfatiza os bons resultados dos alunos nas propostas pedagógicas.

C) Na escola inclusiva, ocorre a segregação do aluno que precise de apoio educacional ou psicológico.

D) NA inclusão deve garantir a todas as crianças e jovens o acesso à aprendizagem por meio de todas as possibilidades de desenvolvimento que a escolarização oferece.

E) A inclusão ocorre quando o aluno é entendido como um ser igual a todos os outros sem levar em consideração sua individualidade.

RECURSO: A questão deve ser ANULADA, tendo em vista que o Edital não previa o tema “educação inclusiva” para o cargo de Pedagogo.

Por fim, registro que é muito frustrante para nós, como professores e cidadãos, situações desse tipo.

Boa sorte a todos.

Abraços!

Prof. Greisi Goulart

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