Artigo

O que faz um Técnico e um Analista Legislativos da ALEP PR?

Concurseira(o) imparável, com inscrições abertas até o dia 08 de fevereiro de 2024, o concurso da ALEP PR chega com 85 vagas, além de cadastro de reserva.

ALEP PR – panorama

O concurso da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP PR) visa o preenchimento de vagas das carreiras de Procurador, Analista Legislativo e Técnico Legislativo. Ao todo, serão 85 vagas imediatas, sendo 68 delas para Analistas Legislativos, 16 para Técnicos Legislativos e 1 para Procurador.

Assim, tendo a FGV como banca, as inscrições já estão abertas e irão até o dia 08 de fevereiro deste ano.

A carreira de Analista Legislativo é dividida nas seguintes especialidades:

ALEP PR

Já a carreira de Técnico Legislativo é composta pelos cargos de:

Agora, vamos ver algumas atividades pertinentes a esses cargos.

ALEP PR – Técnico Legislativo

Legislativo – ALEP PR

Pois bem, além de auxiliar os trabalhos das comissões permanentes e temporárias, faz parte da atividade a organização da rotina dos serviços e procedimentos. Ademais, será necessário conferir, inspecionar, manipular, instalar, registrar e especificar equipamentos e/ou materiais.

O atendimento ao público e o controle, organização e distribuição de documentos também fazem parte das atribuições deste cargo.

Administrativo

Em seguida, a área administrativa ficará a cargo de executar atividades de suporte nas áreas de recursos humanos, administração, finanças, logística e administração.

Além disso, a orientação e o cadastro de usuários de serviços públicos via internet ou telefone também são inerentes a este cargo.

Por fim, em relação à documentação, a servidora ou o servidor deverá elaborar, digitar, classificar e arquivar relatórios, formulários, planilhas etc., e também tramitar processos.

Suporte e manutenção

Quem for dessa área irá atuar com equipamentos de informática, realizando suporte e manutenção preventiva e corretiva; avaliação das necessidades de substituição ou atualização dos componentes de redes, computadores e softwares; e administração de cópias de segurança, impressão e segurança dos equipamentos.

Ademais, algumas vezes será demandada a elaboração de propostas e estudos de viabilidade técnica e econômica, assim como manter documentação técnica necessária para a operação e manutenção do ambiente computacional e de rede.

Por conseguinte, ainda será essencial prestar suporte aos usuários; manter e implantar procedimentos de restrição do acesso e utilização da rede, como senhas etc.

Contabilidade

Agora, os especialistas da Contabilidade, deverão participar da elaboração de levantamentos, balancetes, balanços mensais e anuais da receita e da despesa; efetuar prestação e ajustes de contas; e acompanhar saldos orçamentários.

Outra atividade será a elaboração, classificação e arquivamento de relatórios, demonstrativos, mapas e registros contábeis de receitas e despesas relativos à execução orçamentária e financeira.

O atendimento ao público e a execução de atividades na área de administração de patrimônio e materiais também deverão fazer parte do dia a dia.

Em seguida, vejamos o que faz a servidora ou o servidor responsável pelo cargo de Analista Legislativo nas suas diversas especialidades.

ALEP PR – Analista Legislativo

Administrador

Em resumo, as administradoras e administradores irão:

  • planejar, organizar, controlar, supervisionar, auditar e assessorar as áreas de recursos humanos, materiais, serviços, patrimônio, informações, financeira e tecnológica;
  • administrar, supervisionar e controlar as atividades de recursos humanos, como recrutamento, seleção, avaliação de estágio probatório, desenvolvimento de carreira, treinamento etc.;
  • promover a capacitação de pessoal;
  • coordenar os trabalhos de levantamento, elaborando plano de carreiras, cargos e salários dos servidores do Legislativo, comparando dados e avaliando resultados para propor sua atualização;
  • elaborar planejamento organizacional;
  • desenvolver políticas e diretrizes referentes à avaliação de desempenho dos servidores;
  • estudar e propor diretrizes para registros e controle de lotação com análise sobre criação, alteração ou supressão de cargos e funções.

Advogado

Logo depois, as(os) advogadas(os) terão a responsabilidade de opinar em procedimentos administrativos; analisar e interpretar leis, decretos e demais normas de interesse da Assembleia; além de dar um auxílio às(aos) Procuradoras(es) no acompanhamento das demandas judiciais de interesse do Poder Legislativo.

Outras atividades típicas desse cargo são:

  • atuação em comissões especiais;
  • exame e instrução de processos administrativos; e
  • redação de convênios, contratos, ajustes, editais, termos de responsabilidade e outros documentos de natureza jurídica, de acordo com o interesse da Administração.

Analista de Rede

Lidar com equipamentos, programas e sistemas operacionais e redes será a rotina das(os) Analistas de Rede. Irão configurar, manter e administrar o ambiente de servidores do sistema, gerenciando backups, recuperações, parametrização dos sistemas, atualizando versões, apurando correções e também acompanhando a performance das redes.

Como nem todo mundo possui esse conhecimento técnico tão específico, tal profissional deverá ajudar os usuários prestando suporte técnico, bem como orientar a aquisição de bens e a contratação de serviços de informática e de tecnologia de informação e comunicação, de desenvolvimento de sistemas e programas de computador.

Assessor Legislativo

Posteriormente, eis a figura da assessoria legislativa. É esse pessoal quem prepara pautas de reuniões, organiza audiências públicas, e elabora atas.

Ademais, ainda poderá ser solicitada a elaboração de pareceres, minutas, relatórios, assim como a formulação e a avaliação de políticas públicas conforme a área de atuação das comissões permanentes.

Biblioteconomista

A(o) profissional de Biblioteconomia organizará, tratará, analisará e recuperará informações em diversos níveis e suportes físicos, por meios manuais e automatizados auxiliando, inclusive, na difusão cultural através da disseminação de informações.

Promovendo a administração de bibliotecas, centros de documentação, centros de informação etc., será essencial realizar levantamentos bibliográficos; catalogar, classificar e indexar o acervo; e auxiliar os usuários na pesquisa.

Contador

Em seguida, as servidoras e os servidores, lidarão com questões relativas a Imposto de Renda, bem como com o acompanhamento do cumprimento de obrigações acessórias, elaboração de diagnóstico tributário e fiscal e de estratégias de planejamento tributário.

Além disso, tanto a formalização de contratos quanto a baixa deles deverão ser analisadas e registradas, no aspecto contábil.

As demais atividades básicas são:

  • escriturar atos e fatos contábeis no sistema financeiro, orçamentário, patrimonial e de compensação de todas as receitas, despesas, empenhos, convênios, movimentação de recursos financeiros, orçamentários e extra orçamentários;
  • elaborar e/ou supervisionar a elaboração dos balancetes mensais;
  • promover a prestação, acertos e conciliação de contas em geral.

Por fim, e não menos importante, tais profissionais devem ainda analisar, acompanhar e fiscalizar a implantação e a execução de sistemas financeiros e contábeis; e participar do planejamento e execução da elaboração orçamentária.

Desenvolvedor de Sistemas

Quem desenvolve sistemas modela dados, especifica programas, codifica aplicativos, monta protótipo, testa sistema, define e aprova infraestrutura de hardware, software, rede, implanta sistemas, e um universo de outras demandas.

E tem mais:

  • monitora performance do sistema;
  • corrige falhas no sistema, controlando acesso aos dados e recursos, administrando perfil de acesso às informações e realizando auditoria;
  • oferece soluções elaborando propostas e estudos de viabilidade técnica e econômica e documentação técnica;
  • estabelece padrões de hardware e software, criando normas de segurança, definindo metodologias, especificando procedimentos para recuperação de ambiente operacional.

Economista

A realização de estudos e projeções de natureza econômica e financeira, e a avaliação de impacto de investimentos e das políticas públicas socioeconômicas são algumas das tarefas das(os) Economistas.

O planejamento, a organização e a coordenação da elaboração da proposta orçamentária e a prestação de contas anual serão feitos por Economistas, bem como a execução de programas, projetos e pesquisas de mercado e viabilidade econômica.

Engenheiro

Dentre os diversos afazeres da(o) profissional dessa área, estão:

  • preparar planos e métodos de trabalho, elaborando plantas, croquis, cronogramas etc.;
  • elaborar normas, relatórios técnicos e emitir pareceres;
  • acompanhar e fiscalizar a execução de obras contratadas pela Casa.

Além disso, sua atuação abrange a área de segurança e saúde do trabalho, verificando se existem riscos de incêndios, desmoronamentos ou outros perigos nas unidades da Assembleia Legislativa; e avaliando a insalubridade ou periculosidade de tarefas ou operações ligadas à execução do trabalho.

Jornalista

Posteriormente, jornalistas lidarão com a organização e a coordenação de entrevistas; a elaboração de publicações internas, assessoria de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público

As(os) profissionais farão também a seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, rádio, televisão e internet.

Será possível apresentar programas de rádio e televisão, assim como assessorar as diretorias, coordenadorias e demais setores.

Revisor Legislativo

Finalmente, quem for realizar revisões irá proceder à correção ortográfica e à adequação às normas de técnica legislativa de projetos de lei e de demais proposições, atos e publicações produzidas na Assembleia ou nela protocoladas.

Em seguida, ainda vai poder analisar os projetos com parecer das comissões, e elaborar projetos de lei, de resolução, de lei complementar, de decretos legislativos, documentos, discursos, pronunciamentos e manifestações públicas e outras proposições legislativas ou peças que forem solicitadas.

Além disso, tanto para o cargo de Analista de Rede quanto para de Desenvolvedor de Sistemas é exigido o domínio da língua inglesa técnica como um requisito adicional. A Língua Inglesa não cai na prova, mas como os termos estrangeiros são inerentes à própria área do conhecimento, é necessário conhecê-los.

ALEP PR – e agora?

Por fim, basta escolher para qual cargo quer se candidatar e adquirir o material específico para esse concurso.

Para mais informações, continue aqui no Estratégia!

Senta e estuda!

Boa sorte!

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.